20.3 C
Uberlândia
quinta-feira, março 27, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSanidade das cultivares de trigo é posta à prova em safra chuvosa

Sanidade das cultivares de trigo é posta à prova em safra chuvosa

 

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

A safra de inverno 2015/2015 não está sendo favorável para os triticultores do Paraná e de São Paulo.  As três primeiras semanas de julho foram marcadas por fortes chuvas, que atingiram lavouras em fase de espigamento ou início de florescimento no norte do Paraná e no sul de São Paulo, e em final de perfilhamento no sul e sudoeste do Paraná.

O clima impediu a entrada no campo para a realização do manejo adequado, como a aplicação de fungicidas, o que contribuiu para a proliferação de doenças que costumam aparecer em ambientes úmidos e com baixa luminosidade.

Após as chuvas, o engenheiro agrônomo da Fundação Pró-Sementes, Thiago Baudraz, identificou as principais doenças que atingiram o trigo. O sul e sudoeste do Paraná, bem como o sul de São Paulo, registram casos de ferrugem da folha e oídio. No norte do Paraná, o maior problema foi outra doença foliar, a bacteriose. Na mesma região, cultivares mais suscetíveis apresentam giberela, ainda que em baixa incidência.

Além de possíveis perdas na produtividade, estas doenças prejudicam a qualidade do grão, diminuindo o seu valor comercial. Por estes motivos, torna-se cada vez mais importante buscar cultivares tolerantes a estas condições climáticas e às doenças desencadeadas nestes ambientes.

Buscando atender a esta crescente demanda, a Fundação Pró-Sementes lançou, em parceria com a Biotrigo Genética, a cultivar de trigo FPS Virtude. Destinada aos produtores das regiões II (moderadamente quente, úmida e baixa) e III (quente, moderadamente seca e baixa) dos estados do Paraná e de São Paulo, além do Mato Grosso do Sul, o novo material está se destacando por sua boa sanidade de folha e de espiga. “FPS Virtude apresentou uma baixa incidência de doenças fúngicas, que foram facilmente controladas“, explica Baudraz.

Resultante do trabalho de melhoramento da Biotrigo Genética, FPS Virtude é um material classificado como pão/melhorador e apresenta um bom comportamento à debulha, à germinação na espiga, ao acamamento, ao oídio, à brusone e às manchas foliares.

O licenciamento da cultivar FPS Virtude é feito exclusivamente pela Fundação Pró-Sementes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bandeja ideal para a produção de mudas de alface

 São muitos os modelos de bandejas para a produção de mudas. Assim, é importante estar atento e escolher a melhor opção   O sucesso de uma...

Trigo a R$ 51,77/saca?

Quem seguiu a recomendação e fixou preço a $ 6,22 está com este preço, contra R$ 30,81/saca oferecidos hoje aos triticultores. Os preços do trigo...

Bacterioses tiram sono de produtores de alface de verão?

Autores José Marcelo Soman Biólogo e doutor em Agronomia/Proteção de Plantas – FCA/UNESP marcelo.soman@unesp.br Tadeu Antônio Fernandes da Silva Júnior Engenheiro agrônomo e...

Clima reduz produtividade do café em Minas Gerais

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan.  O...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!