28.7 C
Uberlândia
sábado, fevereiro 24, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosSanidade é crucial para desenvolvimento de bezerras

Sanidade é crucial para desenvolvimento de bezerras

Com o protocolo "Bezerra Azul Leite", a Biogénesis Bagó tem ofertado aos produtores soluções tecnológicas que ajudam na prevenção e tratamento de enfermidades e sinais clínicos desde a gestação da vaca até o desmame das bezerras.

Os cuidados na primeira fase da vida das bezerras são fundamentais para que elas cresçam fortes e saudáveis e expressem o seu pleno potencial genético, tornando-se as vacas do amanhã. Nesse sentido, investir em sanidade se torna um ponto crucial desde antes do nascimento desses animais. Um bom planejamento sanitário, amparado por soluções que contribuem para a prevenção e o tratamento de enfermidades e sinais clínicos, garante aos produtores ganhos de produtividade e a possibilidade de dobrar o peso das bezerras do nascimento até a desmama.

O plano inicia desde antes do parto das vacas e segue até o desmame das bezerras
Créditos: Divulgação

O Gerente de Produto & Trade da Biogénesis Bagó, Pedro Hespanha, explica que investir em prevenção e estar atento e pronto para promover tratamento adequado mediante sinais clínicos de enfermidades, como diarreia, pneumonia e tristeza parasitária, são de suma importância. Segundo ele, este plano inicia desde antes do parto das vacas e segue até o desmame das bezerras.

“O cuidado com as bezerras começa pelas vacas em um período muito crítico conhecido como ‘periparto’ que inicia 60 a 30 dias antes do parto e segue até 7 a 15 dias pós-parto. É nesta fase que recomendamos uma série de estratégias de suporte e proteção da vaca e das bezerras, que logo após o nascimento, se beneficiarão de um colostro de qualidade e repleto de imunoglobulinas capazes de fornecer a imunidade passiva necessária para sua proteção durante os primeiros 60 dias de vida. A partir dos 60 dias tem início outra fase importante, que é o programa de primovacinação, por meio do qual serão fornecidas vacinas que formarão a imunidade ativa da bezerra bem como os antiparasitários e suplementação injetável antioxidante de suporte para esta fase”. detalha Hespanha.

As soluções apontadas pelo gerente de Produto & Trade da Biogénesis Bagó fazem parte do protocolo “Bezerra Azul Leite”, que integra o conceito “Boi Azul”, que conecta os seis pilares da pecuária moderna – sanidade, genética, nutrição, sustentabilidade, gestão e bem-estar animal. Por meio desse pacote tecnológico, os produtores podem investir nas ferramentas necessárias para garantir o desenvolvimento adequado das bezerras, desde o nascimento até a desmama e não deixar nenhum evento sanitário prejudicar este período, destaca Hespanha.

“Um parâmetro prático é que uma bezerra precisa ganhar em média 12 quilos de peso vivo do nascimento até os primeiros 30 dias. Este será um ótimo indicador de que ela conseguirá a tão esperada dobra de peso do nascimento até a desmama. As recomendações do protocolo ‘Bezerra Azul Leite’ foram criadas com o intuito de não deixar que o pilar sanidade seja impeditivo para este desempenho”, frisa Hespanha.

Proteção completa

Como a sanidade das bezerras inicia desde o período da gestação da vaca, o gerente de Produto & Trade da Biogénesis Bagó enfatiza que o protocolo “Bezerra Azul Leite”, que conta com uma linha de 17 soluções direcionadas para a prevenção e o tratamento de enfermidades e sinais clínicos, tem auxiliado os produtores a garantirem o bom status sanitário para as bezerras leiteiras.

Os produtores e técnicos que quiserem mais informações sobre o Protocolo Bezerra Azul e demais soluções podem entrar em contato pelo 0800-701-0752 e/ou infobr@biogenesisbago.com.

ARTIGOS RELACIONADOS

Organominerais: Estimulam proliferação de microrganismos

Os fertilizantes organominerais são adubos orgânicos enriquecidos com nutrientes minerais.

Projeto global “THE GIGATON CHALLENGE”,

UPL e FIFA Foundation convidam para o lançamento do projeto global “THE GIGATON CHALLENGE”,

Sementes de milho com sanidade e produtividade

A sanidade do solo é o alicerce silencioso da produtividade agrícola, especialmente no plantio de milho, onde condições ideais geram colheitas robustas.

Setor de celulose e papel: União para lançar campanha inédita

A Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), que representa o segmento de base florestal no Estado, se juntou a outras 14 entidades para colocar em ação uma campanha inédita, que envolverá toda a cadeia de celulose, papel e embalagem de papel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!