20.3 C
Uberlândia
quinta-feira, março 27, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesSeca e queimadas devem impactar a produtividade da cana-de-açúcar nas próximas safras

Seca e queimadas devem impactar a produtividade da cana-de-açúcar nas próximas safras

Divulgação

A longa estiagem entre abril e outubro atingiu em cheio as regiões produtoras de cana-de-açúcar. A persistência do clima seco por longo tempo reduziu a umidade relativa do ar, favorecendo a ocorrência de queimadas e incêndios nos canaviais em proporção nunca vista em alguns estados do centro sul. “Em 2024, esse desastre natural gerou prejuízo estimado de R$ 1,3 bilhões em cerca de 380 mil hectares de propriedades rurais com produção de cana-de-açúcar no Brasil, segundo dados Organização de Associações de Produtores do Brasil (ORPLANA)”, destaca Lucas Campase, agrônomo e profissional de Desenvolvimento de Mercado na Rainbow Agro. 

Por suas características, a cana exige mais tempo para recuperação do ritmo de crescimento após o estresse gerado pelo longo tempo de escassez hídrica e também nas áreas onde houve queimadas. “O primeiro alerta é para o agricultor escolher quais herbicidas utilizar com a retomada das chuvas indicados para combater plantas daninhas que competem por recursos básicos e essenciais para o desenvolvimento da cana, uma vez que, temos que controlar o mato sem causar fitotoxicidade no canavial”, recomenda Campase.

Outra dica importante é quanto à definição sobre o tipo de molécula e à dosagem dos herbicidas,decisões baseadas em investigações técnicas na lavoura, identificando o tempo de exposição das moléculas durante a seca, se a área pegou fogo, a textura e quantidade de argila do solo garantindo que ao iniciar residual efeito residual seja suficiente para o controle das plantas daninhas e que os canaviais cresçam saudáveis. “Optar por tecnologias adaptadas para cada situação faz com que a eficácia do agroquímico seja otimizada”, comenta o especialista.

“É sempre importante compartilhar conhecimento sobre os processos de aplicação de insumos e o correto manejo do cultivo de cana-de-açúcar. Com essa proposta, contribuímos para evitar erros no uso dessas soluções”, reforça o profissional de Desenvolvimento de Mercado na Rainbow Agro. 

Para compartilhar conhecimento técnico, a Rainbow esteve ao lado da Herbtech na realização do evento “Desafios no Manejo de Plantas Daninhas na Produção de Cana-de-açúcar”, em Ribeirão Preto (SP) e Uberaba (MG). Somadas, as atividades reuniram mais de 160 participantes, incluindo profissionais de usinas, fornecedores, instituições financeiras, canais de distribuição, cooperativas e consultores. “Estimamos que o evento impactou cerca de 3,8 milhões de hectares de cana”, assinala Campase.

Ranqueada entre as 10 maiores indústrias mundiais de agroquímicos, a Rainbow Agro oferece herbicidas que atuam de maneira eficiente nas lavouras de cana-de-açúcar planta e soca, em diferentes momentos do ciclo da cultura. Para o período de seca, os herbicidas Hexapax Super (à base de Hexazinona) e Atesalor Xtra (à base de Amicarbazona) agem no controle de plantas daninhas de difícil controle em cana-de-açúcar. Já para o período úmido, as indicações são Metraro (à base de S-Metolacloro), Velbow (à base de Diurom e Hexazinona) e Mesozine Xtra (a base de Atrazina e Mesotriona), soluções que agem de forma eficiente no controle de plantas daninhas.

“Trabalhamos constantemente para levar conhecimento e soluções agrícolas de moderna tecnologia para o campo. Isso só é possível por meio do contato direto com quem lida no dia a dia da agricultura. Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos estão entre as ações que fortalecem a parceria de longa data entre a Rainbow Agro e a Herbtech, que trabalham em sinergia para a evolução da produção de alimentos e bioenergia”, reforça Lucas Campase.

ARTIGOS RELACIONADOS

Os desafios de produtividade das principais culturas do Brasil

Dados da CNA apontam que as exportações no Brasil bateram recorde em 2021 e contribuíram para a recuperação da economia. Doutora em Agronomia reforça que para novos avanços na produção nacional será necessário se preocupar cada vez mais com os “ajustes finos” da lavoura.

Bambu: Versatilidade para quem sabe lucrar

Autores Vitor Muller Anunciato  vitor.muller@gmail.com Roque de Carvalho Dias roquediasagro@gmail.com Engenheiros agrônomos, mestres em Proteção de Plantas e doutorandos em Agronomia UNESP/FCA Leandro...

Aumento da área da cana-de-açúcar nesta temporada

Com auxílio de ferramentas de gestão, produtores podem ser ainda mais eficientes desde o pré-plantio até o pós-colheita

GAPE realiza VII Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-açúcar

“O que esperar do mercado de açúcar (etanol e energia) nos próximos anos?“ Este é o tema da palestra de abertura do VII Simpósio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!