20.7 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaques"Selo Azul" certificará a produção de flores e plantas

“Selo Azul” certificará a produção de flores e plantas

Parceria foi firmada entre o Ibraflor e a Embrapa durante a Hortitec.

Créditos: Divulgação

Uma parceria, celebrada entre o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura – e a Embrapa durante a Hortitec, realizada na semana passada, em Holambra, permitirá o desenvolvimento e a implementação de protocolos e de critérios técnicos para a introdução de um selo de uso eficiente da água para o Setor de Flores e Plantas Ornamentais. O “Selo Azul” objetiva certificar em três categorias os produtores de flores e plantas ornamentais que fazem o uso responsável da água: Bronze (autodeclaratório) e Prata e Ouro (a pedido dos interessados). A assessora técnica do Ibraflor, Ana Paula Sá Leitão, e Fernando Ruiter, produtor de flores da região de Holambra (SP) e representante do Instituto na RENAI – Rede Nacional da Agricultura Irrigada -, e o pesquisador Lineu Neiva Rodrigues, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, são os responsáveis pela coordenação do projeto.

Nesta primeira etapa estarão envolvidos somente o Ibraflor e a Embrapa. Posteriormente, haverá a participação de uma empresa certificadora. O início dos trabalhos durante a Hortitec permitirá a percepção de respaldo dos associados. Diante do cenário de preocupação e da realidade que cerca o tema em todo o mundo, o Ibraflor pretende conscientizá-los sobre esse processo que, muito em breve, será exigido pelo mercado e sobre a necessidade do uso correto da água – um recurso finito -, de forma racional, responsável e adequada.

ARTIGOS RELACIONADOS

Algas marinhas: indutoras de defesa nas plantas

As algas marinhas são organismos vegetais unicelulares ou pluricelulares que fazem fotossíntese. Nutrem-se dos elementos ativos do mar e contêm altíssimos níveis de sais minerais.

Produtividade do feijoeiro

No Brasil, o feijão é uma das principais culturas produzidas e consumidas ...

Algas marinhas: Bioativador leva mais resistência às plantas

As algas marinhas constituem organismos vivos essenciais utilizados em escala comercial e seus extratos são comumente comercializados como fertilizante líquido e bioestimulantes.

Flores e agronegócio: a união da beleza com o trabalho

O consumo per capita de flores e plantas é de R$ 35,3 mil, 76% superior ao consumo per capita médio do agronegócio brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!