A Semana Internacional da Madeira (SIM), que acontecerá entre os dias 16 e 19 de setembro em Curitiba (PR), vai movimentar Curitiba com uma programação formatada para receber um público formado por empresários, profissionais e lideranças do setor da madeira e de base florestal. O evento é um dos principais catalisadores de inovação e networking do setor no país. Esta é a 5ª edição da SIM que engloba o 5º Woodtrade Brazil, a Feira Lignum Latin America, o 6º Encontro da Cadeia Produtiva da Porta (Encapp), o 1º Lignum Latin America Talks, além de diversos eventos técnicos. A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) é apoiadora master da Semana.
A programação diversificada da SIM oferece uma variedade de eventos, incluindo feiras, rodadas de negócios, conferências e encontros para discutir mercado, novas tecnologias e tendências que compõem o cenário do setor madeireiro. O objetivo é criar um ambiente propício ao debate de temas essenciais para o desenvolvimento da cadeia produtiva da madeira.
Juliano Vieira de Araujo, presidente da Abimci, fala sobre a importância do evento para a indústria madeireira. “A Semana Internacional da Madeira é um evento já tradicional que se tornou essencial para o setor, é um período em que Curitiba se transforma na capital da indústria madeireira. Além de ser um palco para o lançamento de novas tecnologias, esta semana tem um papel fundamental na promoção do networking e na aproximação de todos os envolvidos na cadeia produtiva da madeira. É um momento único para compartilhar conhecimentos, explorar novas oportunidades de negócios e fortalecer parcerias, permitindo uma ampla troca de informações essenciais para ampliar a competitividade e promover o desenvolvimento em um mercado tão dinâmico como o nosso”, avalia Araujo.
A programação inclui eventos para todos os públicos – A Semana inicia com o 5º Woodtrade Brazil, que será realizado em 16 de setembro, pela Abimci em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Malinovski. O evento reunirá profissionais e especialistas nacionais e internacionais que vão abordar os principais cenários, desafios e oportunidades da indústria madeireira dentro e fora do Brasil. Palestras conduzidas por empresários do setor madeireiro, especialistas em seus segmentos, mostrarão um pouco do panorama do mercado brasileiro, com uma perspectiva única e prática sobre os desafios e oportunidades do segmento em que atuam.
A programação do Woodtrade Brazil abre com a palestra “O mercado florestal brasileiro e seus desafios”, ministrada por Ricardo Malinovski, CEO da Malinovski. Em seguida, o painel Mercado de produtos de Madeira contará com a apresentação dos coordenadores de Comitês de Produtos da Abimci. Ademir Antônio Gasperini, sócio-diretor da Incobio Indústria e Comércio de Biomassa, abordará o mercado de pellets; sobre madeira serrada, o convidado é Luis Daniel Woiski Guilherme, CEO da Solida Brasil Madeiras; para falar sobre o mercado de molduras, Gian Carlo Marodin, diretor comercial da Millpar, será o palestrante. Murilo Granemann de Souza, diretor de Exportação da Triângulo Pisos e Painéis, abordará o mercado de pisos. Portas de madeira será o tema da palestra de Robson Luiz Marcon, gerente comercial da Famossul; José Carlos Haas Junior, diretor executivo da Haas Madeiras, falará sobre o mercado de paletes e embalagens. Por fim, fechando a série de painéis, Roni Junior Marini, presidente da Marini Compensados e coordenador do Conselho Setorial da Indústria da Madeira da Fiep, abordará o mercado de compensados.
Além dos palestrantes nacionais, o evento contará com a presença de especialistas internacionais que trarão uma visão global sobre os desafios e oportunidades nos mercados do Reino Unido e dos Estados Unidos. David Hopkins, executivo chefe da Timber Development UK (Federação Inglesa da Madeira), falará sobre o mercado do Reino Unido. Brent J. McClendon, presidente e CEO da National Wooden Pallet and Container Association, vai abordar o mercado americano de paletes e embalagens, trazendo uma perspectiva das condições e tendências nos Estados Unidos.
As palestras internacionais trarão uma visão ampla das dinâmicas do setor madeireiro nesses dois importantes mercados compradores de produtos brasileiros, permitindo que os participantes identifiquem oportunidades de expansão e adaptação de suas estratégias de negócio, para serem mais competitivos no cenário global.
Feiras, networking e negócios para toda a cadeia produtiva – A partir do dia 17 de setembro, iniciam-se os outros eventos da SIM. Entre eles a Lignum Latin America, que prossegue até 19 de setembro, com 165 expositores que apresentarão produtos, insumos e equipamentos voltados ao setor industrial madeireiro e florestal.
Uma novidade desta edição é o Lignum Latin America Talks, uma série de painéis que serão realizados ao lado do estande da Abimci e da Malinovski na feira. Serão cinco painéis, durante todos os dias da feira, sempre às 15h e às 17h, com diálogos sobre temas atuais e estratégicos para o setor, como mercado de madeira processada, fornecimento, sistemas construtivos em madeira, desafios logísticos e políticas florestais.
O 6º Encontro da Cadeia Produtiva da Porta (Encapp), evento organizado pela Abimci, por meio do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), será o espaço para a exposição de lançamentos das empresas fornecedoras de núcleos de portas, adesivos, ferragens, espumas para fixação, tintas, vernizes, vedações, revestimentos, serras, máquinas. Além disso, promove as rodadas de negócios exclusivas para os expositores e os fabricantes participantes do PSQ Portas de Madeira.
Eventos paralelos – Os eventos simultâneos à Semana Internacional da Madeira são o 3º Wood Protection, Pinus Conecta e o 3º Gis Forest que trarão conteúdos técnicos sobre inovações, tendências e tecnologias emergentes que estão moldando o futuro da indústria madeireira.
A programação diversificada da 5ª edição da Semana Internacional da Madeira reafirma sua importância e contribuição para o desenvolvimento e competitividade da cadeia produtiva da madeira, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.