14.3 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoSemana Internacional do Café promove debate sobre tendências, desafios e evolução do...

Semana Internacional do Café promove debate sobre tendências, desafios e evolução do mercado mundial de café

Credenciamento para as atividades já está aberto no site oficial da SIC

CaféPrincipal encontro da cadeia produtiva no Brasil, a Semana Internacional do Café (SIC) acontece entre os dias 25 e 27 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), e traz ao público uma programação extensa de atividades. O credenciamento dos participantes já está aberto e deve ser feito no site: semanainternacionaldocafe.com.br. Este ano, os eventos simultâneos do primeiro dia trazem como destaque o Seminário Internacional DNA Café, cujo objetivo é debater com milhares de profissionais do mundo as tendências e desafios do setor, e o Fórum da Agricultura Sustentável, com as ações para a sustentabilidade das futuras gerações. 

Durante o DNA Café, oex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil e colunista de economia da Folha de S.Paulo, Alexandre Schwartsman, vai abordar os cenários macroeconômicos atuais com as oportunidades para mercados produtores e consumidores. O Brasil é líder global no cultivo e exportação de café, sendo Minas Gerais responsável por 56% da safra do país. São colhidas, em média, 25 milhões de sacas por ano, oriundas de lavouras de mais de 600 municípios mineiros.

Ainda durante o Seminário, especialistas vão abordar os cafés especiais nos mercados europeu, asiático e norte-americano. O diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café ” Abic, Nathan Herszkowicz, vai apresentar a nova pesquisa sobre Hábitos e Tendências de Consumo. Os últimos dados da Abic apontaram o crescimento de 307% do consumo de café em estabelecimentos comerciais, nos últimos oito anos. Case de sucesso, o presidente do Grupo 3Corações, Pedro Lima, vai falar sobre o caminho de empreender no café.

Já no Fórum da Agricultura Sustentável, o Café como Agente Transformador será um dos temas abordados, com palestras sobre as experiências nas comunidades produtoras do Café Geisha, no Panamá, o café de qualidade e a presença da mulher, com a moderação de Josiane Cotrim, fundadora da Aliança Brasileira das Mulheres do Café (IWCA), além da importância da sucessão na cafeicultura familiar, com a fala de produtores. Depois, serão discutidos os impactos da mudança climática para a cafeicultura, quando especialistas debaterão os desafios enfrentados pelo Brasil, os indicadores da cafeicultura sustentável e as pesquisas mundiais que afetam a produção de café. Dentre os convidados, o pesquisador da Royal Botanic Garden Kew, de Londres, Aaron Davis, uma referência em estudos nessa área. A inovação para o agronegócio, incluindo a cafeicultura e o agricultura digital, bem como as novidades do mercado nessa área, também faz parte do painel de discussões.

O encerramento contará com as presenças de especialistas da Universidade Federal de Lavras ” UFLA, da Associação Brasileira de Cafés Especiais ” BSCA e da SMC Comercial Exportadora de Café ” Cooxupé. Eles debaterão sobre os Cafés do Brasil: Diversidade e Qualidade, com a moderação do Superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, Juliano Tarabal. As inscrições para todas as atividades são gratuitas e as vagas são limitadas à lotação da sala.

 

Sobre a Semana Internacional do Café

 

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e Codemig. Reunirá de 25 a 27 de outubro de 2017, no Expominas, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias são realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

 

Patrocinadores

A SIC tem como patrocinadores Diamante o Sistema Ocemg, Sescoop e OCB.

 

Serviço

Semana Internacional do Café 2017

Data: 25 a 27 de outubro

Local: Expominas ” Belo Horizonte (MG)

www.semanainternacionaldocafe.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Técnica reduz água na irrigação

AutorFrancinete Veloso Duarte Química e professora - ICA/UFMG Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Montes Claros, desenvolveram uma técnica que possibilita a...

Biogrow se fortifica em quatro grandes pilares de produtos

Portfólio amplo e diversificado é destaque no Congresso da Andav Esse foi o primeiro ano da Biogrow como expositor na Andav. A escolha por participar...

Gehaka anuncia nova versão do medidor de umidade de café

Autoridade em medidores de umidade de grãos, a Gehaka lança o G610i, novo equipamento da família G600 e G600i, referências no mercado e instrumentos...

Produtores investem em máquinas de beneficiamento de café

A última safra de café 2017/18 foi caracterizada por ano de bienalidade baixa, consequentemente, espera-se na safra 2018/19 uma safra maior que essa, por...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!