27.9 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosSementes de milho de alto valor

Sementes de milho de alto valor

Fernanda Moura Fonseca LucasEngenheira florestal fernanda-fonseca@hotmail.com

José Augusto da Silva SantanaEngenheiro florestal, doutor em Solos e Nutrição de Plantasaugusto@ufrnet.br

Milho – Foto: Shutterstock

O milho é uma das culturas mais antigas do mundo, sendo, ao longo da história, importante alimento para várias civilizações. Com o passar do tempo, foi incorporado a outros setores da economia, e hoje, além do setor alimentício, é destaque na indústria farmacêutica e de combustíveis. No entanto, embora seja uma cultura amplamente difundida, a escolha da semente deve receber bastante atenção para que a produção seja bem-sucedida.

A semente é o principal veículo de uma lavoura, e tratando de sementes de milho, no Brasil existem cerca de 500 tipos diferentes, havendo cultivares de melhor desempenho para cada região do País.

Graças às pesquisas da engenharia genética e toda biotecnologia existente por trás da produção de sementes, as safras de grãos no País têm apresentado alto patamar produtivo. A genética da semente pode explicar 50% da produtividade de uma lavoura, e por isso, a qualidade deve ser investigada para que o produtor possua bom rendimento.

Condições que determinam a qualidade de sementes

Sementes de alto valor são aquelas que apresentam elevada qualidade. A qualidade é resultante da soma de condições genéticas, físicas, fisiológicas e sanitárias. Sementes de alta qualidade são vigorosas e possuem bom desenvolvimento e capacidade de expressar potencial genético para lidar com adversidades (ex: estresse hídrico, pragas), e neste sentido, essa qualidade deve ser garantida e mantida durante os ciclos produtivos.

[rml_read_more]

Vigor é tudo

O vigor de uma semente é o inverso da sua deterioração, e assim, quanto mais vigorosa, melhor é o funcionamento fisiológico da semente, o que reflete em bom desempenho após a semeadura.

A principal característica do alto vigor é a rápida velocidade de emergência e uniformidade para o desenvolvimento de plântulas, sendo esta uma grande vantagem na competição com plantas daninhas. A velocidade na emergência ocorre porque sementes vigorosas possuem acúmulo de nutrientes essenciais para o desenvolvimento inicial da plântula.

Assim, lotes de sementes de alto vigor geram plantas de excelente desempenho, com sistema radicular profundo e, consequentemente, alta produtividade. O vigor auxilia em estratégias adequadas para o armazenamento das sementes, sendo importante salientar que a vigorosidade é comparativa, podendo uma semente ser vigorosa para uma característica, enquanto outro tipo de semente pode ter mais vigor para outra determinação.

Genética

O material genético é a característica que mais influencia a qualidade final da semente. A maioria dos programas de melhoramento genético investigam cultivares que possam apresentar resistência a pragas e doenças, além de adaptabilidade ambiental. Assim, sementes de alta qualidade possuem ampla faixa de condições de estabelecimento em campo.

Para implantar uma lavoura segura de milho, é necessário que as sementes apresentem boas condições sanitárias, evitando que tragam consigo patógenos. Outro fator que deve ser observado ao comprar lotes de sementes é a sua pureza física.

Um lote com baixa pureza física pode apresentar a ocorrência de materiais indesejáveis, como a presença de sementes de outras espécies ou até mesmo, insetos. Em situações em que o lote apresenta sementes de outras origens, estas podem ocasionar competição por água e nutrientes com o milho, resultando em uma baixa produtividade da lavoura.

Custos e lucros

O sucesso da lavoura está diretamente atrelado à qualidade da semente, mas a compra de sementes de alta qualidade refletem em seu custo, e por isso são denominadas de sementes de “alto valor”, sendo sementes oriundas de processo tecnificado (a depender do processo, podem ser denominadas de média ou alta tecnologia – ex: sementes transgênicas), capazes de garantir o conjunto de condições ideais – genéticas, físicas, sanitárias e fisiológicas.

É muito importante que o produtor acompanhe e entenda os detalhes de custo da sua produção, sementes, inseticidas e fertilizantes, que são os insumos que mais impactam no custo total.

Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) em 2021, o custo das sementes de milho no Estado aumentou em relação ao ano anterior.

Tabela 1. Custo de sementes de milho por hectare para o Estado do Mato Grosso

Safra 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22* Var. Mensal
Ano 2017 2018 2019 2020 2021 jan-21/dez-20
Mês Consolidado Consolidado Consolidado Dezembro Janeiro Janeiro
Sementes de alta tecnologia 353,64 450,24 436,50 476,58 515,15 8,09%
Sementes de            
média tecnologia 318,86 301,19 322,27 349,69 361,36 4,84%

Unidade: R$/ha. Fonte: IMEA (2021)

Em termos de lucratividade, a época para o plantio de milho deve ser bem planejada, pois pode resultar em grandes perdas econômicas. A época dependerá principalmente das condições meteorológicas locais, sendo o período ideal influenciado principalmente por chuva, umidade e radiação solar, e segundo pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), em casos de atraso de plantio, as perdas podem chegar a até 30 kg/ha a cada dia de atraso.

Em se tratando do lucro, estudos relatam que sementes de milho de baixo vigor podem reduzir em até 15% a produtividade, quando comparada com sementes de alto vigor. Pesquisas também relatam que, apesar do maior custo para implementação de sistemas de alta tecnologia, estes vêm apresentando receita líquida mais rentável do que sistemas convencionais e de média tecnologia.


Em caso de dúvidas…

Diante dos benefícios de investigar as procedências das sementes, não é novidade que a qualidade das sementes de milho é um dos pré-requisitos para obter lucros. Muitos produtores têm preferência por sementes grandes, por acharem que serão mais vigorosas, no entanto, a qualidade é um conjunto de características, influenciada principalmente por aquelas herdadas geneticamente, e desse modo, nem sempre sementes grandes e achatadas implicarão em sucesso produtivo. 

Na dúvida, é recomendado o serviço de um técnico agrícola especializado em sementes, que possa fornecer melhores detalhes para comprar o insumo adequado e indicar as técnicas de manejo necessárias para o sistema de cultivo a ser implantado e as condições edafoclimáticas locais da lavoura.

Artigo anterior
Próximo artigo
ARTIGOS RELACIONADOS

KWS iniciará operação em seu Centro Avançado de Pesquisa localizado em Petrolina/PE

Acelerar o processo de avanço de novos híbridos para que os agricultores brasileiros possam ter uma maior oferta de produtos adaptados aos mais variados e adversos ambientes.

Microverdes – tendência na horticultura

Uma nova tendência na horticultura são os microverdes, vegetais ultrajovens ...

BASF participa do Seminário Nacional de Milho Safrinha

Empresa oferece soluções integradas e sustentáveis para auxiliar o agricultor no manejo eficiente da lavoura de milho

Exportações dos Cafés do Brasil somam 44,5 milhões de sacas em 2020

Cafés diferenciados vendidos ao exterior atingem 7,9 milhões de sacas de 60kg e geram receita cambial de US$ 1,3 bilhão em 2020

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!