28.8 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesSeminário Agricultura Regenerativa reúne autoridades e convidados em Rio Paranaíba

Seminário Agricultura Regenerativa reúne autoridades e convidados em Rio Paranaíba

Evento acontece no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em Rio Paranaíba. Segundo dia será exclusivamente presencial e terá oficina com os participantes.

Créditos Caio Coutinho

Por Caio Coutinho

Foi realizado durante a terça (29) e quarta-feira (30), em Rio Paranaíba, o Seminário de Agricultura Regenerativa – Teia Alimentar do Solo nos Trópicos. O evento contou com a participação de autoridades da região e convidados especialistas no tema.

Primeiro dia de Seminário

Com início às 9h, a primeira palestra foi ministrada ela Dra. Elaine Ingham, pesquisadora reconhecida mundialmente como referência no assunto. Ela apresentou o o sistema de manejo e regeneração do solo, denominado Teia Alimentar do Solo. No Instagram da Campo & Negócios, você confere um bate-papo com Elaine.

Elaine Ingham fundou a companhia Soil Foodweb Inc, que trabalha com laboratórios de testes de solo para avaliar a biologia do solo. A empresa foi uma das apoiadoras do seminário.

Créditos Caio Coutinho

A Dra. Carla Machado, tradutora da Dra. Elaine, deu sequência à programação com a apresentação de cases internacionais e nacionais da metodologia Soil Food Web. Outro palestrante foi Daniel Mol, da Ager Biológicos e Homeopatias, que também apresentou cases, com foco no Brasil.

Com pauses para coffee break e almoço, o seminário retornou às 14h com a palestra de Raquel Soares Menezes e o tema “Inovalto como agente do ecossistema local de inovação”.

Logo após, de forma remota, Felipe Guimarães Leite, que é coordenador-geral de conservação do solo e água do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ministrou mais uma apresentação. A palestra “Conservação de Solos: panorama sobre os programas e iniciativas desenvolvidas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento” foi uma das grandes atrações.

Créditos Caio Coutinho

A última e não menos importante palestra veio com Victor Ferreira. Juntamente com a parceria do Sebrae, “Atuação do Sebrae junto aos pequenos negócios rurais” tirou dúvidas dos empreendedores.

Ao final do primeiro dia, os palestrantes se juntaram para responder perguntas dos convidados. Todo o primeiro dia teve transmissão on-line.

Segundo dia de seminário

O evento seguiu na quarta-feira (30) apenas para os participantes presenciais. Houve uma apresentação de processos e materiais inicias para produção de composto termofílico. Em nosso Instagram, há um vídeo da apresentação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Feira Internacional de Mandioca

De 21 a 23 de novembro, em Paranavaí (PR).

Tecnologia na vedação de silagens

A TechAgro.disponibiliza uma linha completa de cobertura de silagem, inclusive com um produto premium, enriquecido com polímeros de alta resistência mecânica e a aclamada barreira ao oxigênio.

Tecnologia pode ajudar o agro a prever o clima e tomar decisões assertivas entre as safras

16,48% dos produtores usam software de gestão, 30,91% excel e 50,82% ainda usam o caderno para o controle e planejamento das suas atividades rurais

Motosserras na colheita e exploração florestal

A produção de madeira serrada no Brasil tem tido grande destaque nos últimos anos, com contribuição significativa do setor florestal na economia nacional nos últimos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!