23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Seminário do café - Bons negócios e conhecimento para qualidade e produtividade

Seminário do café – Bons negócios e conhecimento para qualidade e produtividade

 

Crédito Divulgação

Com a proposta de fortalecer o conhecimento e estimular os negócios, o evento foi realizado nos dias 02, 03 e 04 de outubro em Patrocínio (MG), no Parque de Exposições Brumado dos Pavões

 

O 26° Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, realizado de 02 a 04 de outubro em Patrocínio (MG), uma região que engloba 55 municípios e 4.500 produtores, que produziram mais de 7,0 milhões de sacas em 2018, finalizou com sucesso. “Patrocínio é o maior município produtor do Cerrado Mineiro e do mundo, com 52 mil hectares de café, de acordo com o último estudo realizado pela Embrapa. E no evento estiveram reunidos os maiores profissionais do segmento ” foram 100 expositores e mais de 200 marcas diferentes.O público somou 10 mil pessoas“, orgulha-se Fred Elias, presidente da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), que realizou o evento.

O Seminário do Café tem por objetivo impulsionar, incentivar e fomentar a cadeia produtiva do café, desde a produção de mudas, passando pelo plantio, genética, até o consumo, e por isso nesse ano cinco cafeterias estiveram presentes no evento.

A novidade deste ano foi a troca de café (barter) por produtos e serviços oferecidos – Crédito Adrielle Teodoro

A novidade deste ano foi a troca de café (barter) por produtos e serviços oferecidos no Seminário. “Todas as empresas expositoras puderam trabalhar com barter, com até um ano de carência para defensivos e insumos, e até três anos para máquinas, implementos e infraestrutura. Parcialmente, só no primeiro dia foram fechados mais de R$ 2 milhões em troca de café, além de Finame, negociação à vista, custeios pelas próprias empresas e outros“, informa o presidente da Acarpa.

Como forma de reconhecer a dedicação e os serviços prestados como associados, a Acarpa, durante este seminário, entregou uma homenagem a seis produtores destaques: Érika Ruiz Pequini, Roberto Queiroz do Nascimento, Aparecida Esther Santos (Cristina), José Eduardo Bernardes, Lílian Kelly Hortense e Thiago Miranda de Oliveira.

 

Temas

As empresas apresentaram novidades em maquinários para a cafeicultura – Crédito Divulgação

O Seminário trouxe à tona palestras com temas atuais e conteúdo técnico, somando mais de 50 horas de programação, além de cursos de Agricultura de Precisão e workshops sobre novas tecnologias em tratores e implementos, regulagem de pulverizadores, aplicação de defensivos, entre outros.

Para 2019, Fred Elias planeja dobrar o tamanho do evento, como foi feito de 2017 para 2018. “A região do Cerrado Mineiro precisa de uma feira de referência e conteúdo, porque nosso parque cafeeiro tem aumentado mais que o Sul de Minas“, considera.

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

Inicio Revistas Grãos Seminário do café - Bons negócios e conhecimento para qualidade e produtividade