28.9 C
Uberlândia
terça-feira, novembro 7, 2023
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosSeminário do Café chega à 24ª edição com muito sucesso

Seminário do Café chega à 24ª edição com muito sucesso

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Essa foi a 24ª edição do Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, que aconteceu de 05 a 07 de outubro em Patrocínio (MG). “Para nós é motivo de muito orgulho e satisfação realizar esse evento, que a cada ano tem crescido e ganhado a confiança dos parceiros e dos produtores. A cafeicultura da Região do Cerrado é muito dinâmica, e tem sido esse o nosso diferencial“, pontua Marcelo Queiroz, presidente da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa).

Organização

As parcerias que a Acarpa estabeleceu com a Expocaccer e a Federação dos Cafeicultores foi apontada por Marcelo Queiroz como um fator de sucesso. “Essa organização faz a diferença. Em Patrocínio o café é referência. É um polo de tecnologia, para onde levamos lançamentos de produtos e insumos, principalmente na questão de adubos de liberação lenta. Tivemos lançamentos de maquinários também, como colheitadeiras, tratores, implementos e uma série de produtos que foram oferecidos dentro da feira“, relata.

Outro diferencial do evento foram às palestras, que oportunizaram ao produtor se capacitar e buscar novos conhecimentos, como a Estação Senai. “Os orientadores e consultores agrônomos também aproveitaram para fazer uma reciclagem de seus conhecimentos no Fórum de Boas Práticas Agronômicas em Nutrição do Cafeeiro. Este foi, portanto, um momento de interação importante, em que o produtor recebeu novas informações, trocou ideias e fez negócios efetivamente, com condições diferenciadas, e com o aporte das instituições financeiras“, avalia Marcelo Queiroz.

Ele destacou, também, a representação política do secretário de política agrícola, Neri Geller, na abertura do evento. A Embrapa Café também foi representada, assim como o Conselho Nacional do Café, além de outras autoridades ligadas à cadeia produtiva, como o Presidente da Emater/MG, Glênio Martins de Lima Mariano.

Marcelo Queiroz, presidente da Acarpa - Crédito Luize Hess
Marcelo Queiroz, presidente da Acarpa – Crédito Luize Hess

Público

O público presente no evento superou as expectativas de Marcelo Queiroz, tanto em quantidade como em qualidade. Para os expositores os resultados também foram muito positivos, ou seja, de um modo geral atendeu as necessidades dos participantes, dos expositores e do produtor.

“Nesse ano tivemos ainda a Estação Senai, onde os operadores de máquinas agrícolas tiveram a oportunidade de receber cursos e treinamentos a respeito de motor à diesel, lubrificação, filtros e outros, com certificado ao final. A noite de pratos típicos também foi um sucesso na abertura. Em 2015 já foi muito bom, e nesse ano superou  os mais de 100 pratos à base de café“, pontua o presidente da Acarpa.

O projeto do Seminário do Café é construído com o planejamento de várias pessoas. “Já estamos otimistas para que o próximo ano, que já tem data marcada 03 a 07 de outubro, seja melhor ainda“, finaliza Marcelo Queiroz.

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2016 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tomate cereja – Sabor adocicado

  Carlos Antônio dos Santos Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia " Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) carlosantoniods@ufrrj.br Margarida Goréte Ferreira do Carmo Engenheira agrônoma, doutora...

Dicas para o manejo de irrigação pré-florada

A primavera é um dos períodos mais cruciais para os cafeicultores, pois é nela que ocorre a florada que vai definir o potencial produtivo do cafezal....

Qualidade que se degusta

A Itaueira, empresa familiar com sede em Fortaleza (CE), é a produtora do famoso melão REI, o legítimo melão da redinha, conhecido tanto no...

Banana – folha sob ataque

A banana é a fruta mais popular do Brasil, podendo ser consumida in natura ou processada em diversas receitas. A bananeira (Musa paradisiaca) atualmente é plantada em cerca de 520.000 ha em praticamente todos os Estados brasileiros e sua produtividade depende de fatores como a variedade plantada, as condições de clima e de nutrição do solo, assim como do manejo para pragas e doenças empregado na área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!