26.6 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosSeminário do Café chega à 24ª edição com muito sucesso

Seminário do Café chega à 24ª edição com muito sucesso

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Essa foi a 24ª edição do Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, que aconteceu de 05 a 07 de outubro em Patrocínio (MG). “Para nós é motivo de muito orgulho e satisfação realizar esse evento, que a cada ano tem crescido e ganhado a confiança dos parceiros e dos produtores. A cafeicultura da Região do Cerrado é muito dinâmica, e tem sido esse o nosso diferencial“, pontua Marcelo Queiroz, presidente da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa).

Organização

As parcerias que a Acarpa estabeleceu com a Expocaccer e a Federação dos Cafeicultores foi apontada por Marcelo Queiroz como um fator de sucesso. “Essa organização faz a diferença. Em Patrocínio o café é referência. É um polo de tecnologia, para onde levamos lançamentos de produtos e insumos, principalmente na questão de adubos de liberação lenta. Tivemos lançamentos de maquinários também, como colheitadeiras, tratores, implementos e uma série de produtos que foram oferecidos dentro da feira“, relata.

Outro diferencial do evento foram às palestras, que oportunizaram ao produtor se capacitar e buscar novos conhecimentos, como a Estação Senai. “Os orientadores e consultores agrônomos também aproveitaram para fazer uma reciclagem de seus conhecimentos no Fórum de Boas Práticas Agronômicas em Nutrição do Cafeeiro. Este foi, portanto, um momento de interação importante, em que o produtor recebeu novas informações, trocou ideias e fez negócios efetivamente, com condições diferenciadas, e com o aporte das instituições financeiras“, avalia Marcelo Queiroz.

Ele destacou, também, a representação política do secretário de política agrícola, Neri Geller, na abertura do evento. A Embrapa Café também foi representada, assim como o Conselho Nacional do Café, além de outras autoridades ligadas à cadeia produtiva, como o Presidente da Emater/MG, Glênio Martins de Lima Mariano.

Marcelo Queiroz, presidente da Acarpa - Crédito Luize Hess
Marcelo Queiroz, presidente da Acarpa – Crédito Luize Hess

Público

O público presente no evento superou as expectativas de Marcelo Queiroz, tanto em quantidade como em qualidade. Para os expositores os resultados também foram muito positivos, ou seja, de um modo geral atendeu as necessidades dos participantes, dos expositores e do produtor.

“Nesse ano tivemos ainda a Estação Senai, onde os operadores de máquinas agrícolas tiveram a oportunidade de receber cursos e treinamentos a respeito de motor à diesel, lubrificação, filtros e outros, com certificado ao final. A noite de pratos típicos também foi um sucesso na abertura. Em 2015 já foi muito bom, e nesse ano superou  os mais de 100 pratos à base de café“, pontua o presidente da Acarpa.

O projeto do Seminário do Café é construído com o planejamento de várias pessoas. “Já estamos otimistas para que o próximo ano, que já tem data marcada 03 a 07 de outubro, seja melhor ainda“, finaliza Marcelo Queiroz.

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2016 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtividade é o alvo dos fertilizantes organominerais

Letícia de Abreu Faria Doutora e professora - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)- campus Paragominas leticiadeabreufaria@gmail.com Raimundo Vagner de Lima Pantoja Graduando em Agronomia " UFRA Os...

Curitiba: Capital nacional dos cafés especiais

Uma das novidades são o bar de drinks autorais, que tem cafés especiais como estrela da receita, e a venda de grãos a granel

Kale – Nova opção ‘detox’ atrai consumidores

  A kale, também conhecida como couve crespa, é uma hortaliça muito nutritiva e com baixa caloria, muito utilizada na produção de saladas, sopas e...

CRISPR – Nova tecnologia de melhoramento genético

A ferramenta revolucionária de biotecnologia conhecida por CRISPR/Cas é uma técnica de edição do genoma que tem o potencial de promover a inovação, melhorando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!