23.5 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosSeminário do Café chega à 25ª edição

Seminário do Café chega à 25ª edição

Fotos Luize Hess
Fotos Luize Hess

O Seminário do Café, realizado em Patrocínio (MG) entre os dias 03 e 05 de outubro, entrou em sua 25ª edição. O evento, criado há 26 anos, sempre teve caráter técnico, com muitas palestras, e nasceu para difundir informações sobre a cafeicultura.

“Além do caráter técnico, quisemos agregar também o comercial, que é uma demanda das empresas para expor e participar do evento, com a geração de informações e negócios, além decontatos que levam mais conhecimento para o público. Durante o evento são feitos lançamentos, seja de produtos ou maquinários, inovação em manejo, pesquisa e muito mais“, relata Frederico de Queiroz Elias, presidente da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), organizadora do Seminário.

A novidade desta edição foram os sorteios de prêmios, o que atraiu muitos cafeicultores. “Em parceria com os nossos expositores sorteamosR$ 35 mil em prêmios entre os presentes que realizaram negócios durante do evento“, conta Frederico Elias.

A Acarpa, ao realizar a 25ª edição do evento, já prepara a edição de 2018. A entidade fechou parceria com a Epamig para desenvolver um novo formato para o Seminário, com dias de campo no decorrer do evento para apresentar aos cafeicultores os experimentos que estão sendo realizados.

As empresas apresentaram novidades em produtos e serviços - Fotos Luize Hess
As empresas apresentaram novidades em produtos e serviços – Fotos Luize Hess

Público crescente

Ainda que não tenha sido contabilizado, a Acarpa garante que houve aumento de público nesta edição, o que foi confirmado pelos expositores. “Melhor do que isso é ouvir dos nossos parceiros que estão com estande recebendo seus clientes cafeicultores. Eles nos relataram que houve muito mais procura por novidades pelos cafeicultores, nesta edição. Além do Seminário, o fator positivo que contribuiu para o ânimo dos visitantes é que acabamos de ter 100mm de chuva em Patrocínio, o que não acontecia há 110 dias“, relata Frederico.

As empresas expositoras também aumentaram em número, com maior investimento em seus estandes, o que mostra a credibilidade do evento desde o ano passado. “Estamos muito satisfeitos com a receptividade e com o feedback que os produtores nos trouxeram“, orgulha-se Frederico Elias.

O evento levou conhecimento aos participantes - Fotos Luize Hess
O evento levou conhecimento aos participantes – Fotos Luize Hess

Como presidente, a proposta dele para a Acarpa é gerar valor para o cafeicultor, criar valor para o associado, gerar um melhor ambiente de negócio, conteúdo e conhecimento, além de desenvolver a produtividade dos cafezais. “Para isso vamos fazer um prêmio de produtividade, com o objetivo de propor uma engenharia reversa. Analisaremos os dados da melhor lavoura, as análises de solo, os adubos que foram usados, a parte nutricional, entenderemos o processo como um todo e multiplicaremos para os associados e para os cafeicultores que participaram do concurso“, finaliza.

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nutrição mineral e o café

A nutrição é essencial para desenvolvimento e produtividade da lavoura.

Eficiência múltipla é solução oferecida pela Jacto

  Todo ano a Jacto participa do Seminário do Café, promovido pela Acarpa, e em 2015 não foi diferente. Na ocasião, a Jacto expôs sua...

Produtores investem em máquinas de beneficiamento de café

A última safra de café 2017/18 foi caracterizada por ano de bienalidade baixa, consequentemente, espera-se na safra 2018/19 uma safra maior que essa, por...

FMC – Inovações para auxiliar cafeicultores com novas práticas

A FMC Agricultural Solutions esteve em Três Pontas (MG)  para participar da Expocafé. “O cafeicultor teve a oportunidade de se atualizar sobre novas tecnologias, as...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!