20.2 C
Uberlândia
terça-feira, julho 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosSerra da Canastra escolhe seu melhor queijo e seu melhor doce de...

Serra da Canastra escolhe seu melhor queijo e seu melhor doce de leite em concursos

Divulgação

Os queijos da Serra da Canastra são famosos por seu sabor e alta qualidade, atraindo compradores de várias partes do país. No dia 6 de julho, será realizado o XX Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal da Região da Canastra, numa disputa bastante acirrada. O evento vai acontecer a partir das 15 horas, no Espaço Berrantão, no Parque de Exposições Tonico Gabriel, em Piumhi. E o que já era uma festa de sabores, ficou ainda melhor com a realização do primeiro Concurso Regional de Doce de Leite do Sudoeste Mineiro. Agora serão escolhidos não só os melhores queijos como também os mais saborosos doces de leite da região!

O coordenador técnico regional da Emater-MG, Carlos Eduardo Bovo, explica que a criação do Concurso Regional de Doce de Leite do Sudoeste Mineiro já era uma demanda antiga dos produtores locais, pelo fato da região ser uma importante bacia leiteira do estado. “A região já tem uma grande produção de doces de leite e a proposta é valorizar essa tradição local, além de estimular a regularização de mais agroindústrias de doces. Acreditamos que o concurso vai agregar valor os doces locais e despertar o interesse dos produtores para a regularização”, salienta Bovo.

Sabor da roça

Segundo Bovo, nesse primeiro ano, foi aberta a participação para apenas doce de leite pastoso feito de leite de vaca, mas posteriormente poderão ser criadas ainda categorias para doces feitos com leite de búfala e cabra, também já feitos na região. “Nessa primeira edição, vão concorrer 10 doces de leite. Os jurados serão os mesmos do concurso de queijo, que são especialistas na área de lácteos. Entre os critérios a serem avaliados estão visual, aroma, textura e sabor”, esclarece o coordenador da Emater-MG.

Já no XX Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal da Região da Canastra concorrem 29 queijos de sete municípios da região. Os produtos vão avaliar aspectos como apresentação, textura, consistência, sabor, aroma dos queijos, entre outras características. Além dos dois concursos, o público poderá conferir ainda uma feira da agricultura familiar, com o melhor da produção local. “Vamos abrir espaço para a comercialização do queijo casca florida, que não está participando concurso, mas também de doces, cafés e outros produtos famosos localmente. Eu recomendo, pois é tudo muito bom”, brinca Bovo.

Divulgação

Grande número de turistas

O coordenador espera que os dois concursos atraiam um bom público, por ser um período de férias e o turismo local tem crescido bastante nos últimos anos. “Os concursos municipais e o regional têm registrado um grande número de turistas. A região atrai muita gente por suas belezas naturais e nossa proposta é unir esse turismo já existente com o turismo rural, que tem muitos atrativos entre eles produtos de ótima qualidade e muito saborosos”, diz.

No mês julho, também foi programado o VI Concurso de Queijo Minas Artesanal da Microregião Entre Serras da Piedade ao Caraça, que foi realizado na última quarta-feira (dia 3), no município de Santa Bárbara. O evento encerrou com degustação de pratos e petiscos preparados com os queijos participantes do concurso. Depois será a vez do 2º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal do Campo das Vertentes, que vai ocorrer no dia 10, a partir das 10 horas, no Senac, em Tiradentes.

“Os cinco primeiros colocados em cada concurso regional estarão classificados para participar da final do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, previsto para ocorrer no Serro, em agosto”, explica a coordenadora estadual de Queijo Minas Artesanal da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues. O Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

ARTIGOS RELACIONADOS

Safra mineira de café deve alcançar 27,5 milhões de sacas em 2023

Mesmo sendo ano de bienalidade negativa, quando a produção tende a ser menor, volume deve superar a safra anterior

Exportações do agro mineiro alcançam US$ 15 bilhões em 2022 e atingem recorde

Com um volume impressionante de 13,6 milhões de toneladas, que também se destaca como o maior já comercializado pelo segmento.

Produtora conquista prêmio de melhor café especial após adotar fertilizantes biotecnológicos

A produtora de um sítio localizado em Minas Gerais obteve excelentes resultados em sua plantação de café utilizando os fertilizantes biotecnológicos e conquistou o primeiro lugar no Concurso de Cafés Especiais da Coopervas (Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí), também em Minas.

Café vulcânico

Poços de Caldas, no Sul de Minas, é destino de muitos turistas atraídos pelas belezas do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!