24.6 C
Uberlândia
segunda-feira, junho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosSibanana e Frutinorte - Cadeia produtiva da banana se reúne no Norte...

Sibanana e Frutinorte – Cadeia produtiva da banana se reúne no Norte de Minas

Produção de banana no Jaíba com cabo aéreo para transporte de cacho de banana -Crédito Mário Sérgio -EPAMIG
Produção de banana no Jaíba com cabo aéreo para transporte de cacho de banana -Crédito Mário Sérgio -EPAMIG

(Montes Claros ” 26.05.2015) ” Entre 08 e 12 de junho, Montes Claros recebe o 8º Simpósio Brasileiro sobre Bananicultora (Sibanana) e a 1ª Feira de Frutas do Norte de Minas (Frutinorte). Os dois eventos, acontecem, simultaneamente, no Centro de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde e são esperados cerca de 400 participantes.

A abertura oficial do evento será no dia 8 de junho. Durante o Sibanana, 18 palestrantes de renome nacional e internacional apresentarão informações e tecnologias para o setor, além de três minicursos. A programação conta ainda com exposição de equipamentos, insumos e tecnologias de cultivo de fruteiras, que compõem a Frutinorte. No dia 12, serão realizadas as visitas técnicas em um bananal irrigado em Capitão Enéas e ao Projeto Jaíba.

De acordo com a coordenadora desta 8º edição do Sibanana, Maria Geralda Vilela Rodrigues, ao longo de 35 anos de estudos sobre a cultura da banana, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e instituições parceiras realizaram diversos experimentos que resultaram em tecnologia de manejo da planta, da irrigação e da nutrição. “Este trabalho em parceria se mantém na realização do Simpósio. O Encontro vai acontecer em um momento difícil para a economia nacional, mas pode viabilizar uma resposta do setor com negociações, acordos, parcerias e união”, afirma.

Maria Geralda, que é pesquisadora da EPAMIG, conta que a realização desses eventos no Norte de Minas é um desdobramento dos Simpósios Regionais realizados em 2001 e 2008, em Janaúba. “Naqueles eventos o enfoque era produção de banana Prata-Anã irrigada, de produção mais expressiva na região. Neste momento realizamos o Simpósio Nacional, com abordagem mais ampla”.

Polo Produtor

O Brasil produziu em 2013 quase 7 mil toneladas de banana, em 485 mil hectares, no valor de R$ 5.114,22 milhões. Esta atividade é de grande importância socioeconômica para o país, com geração de 1,3 milhões de empregos.

O Norte de Minas é um dos principais polos de produção do país, com 52,4% da produção de Minas Gerais, com grande demanda tecnológica por ser região semiárida. Esta condição torna sua população rural vulnerável e aumenta a responsabilidade e a importância do setor. A produção de 385,97 mil toneladas de banana no Norte de Minas, comercializada por R$ 489,8 milhões, gerou mais de 38 mil empregos (9.800 diretos e 28.200 indiretos). Dos 15 principais municípios produtores de banana de Minas Gerais, oito estão no Norte do Estado.

Sibanana

O Sibanana é o principal evento técnico-científico sobre a cultura da banana do Brasil, promovido desde 1984 pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF). Esta oitava edição é realizada pela EPAMIG e SBF, em parceria com Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual de Montes Claros, Institutos Federais do Norte de Minas e Baiano, Associação Centra dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Embrapa e Mundo de Idéias. O evento deve reunir professores, pesquisadores, estudantes, técnicos, produtores e demais segmentos da cadeia, como o comércio da fruta, fabricantes e comerciantes de insumos, para difusão de informações e tecnologia, troca de experiências, prospecção de demanda e definição de cenários e ações futuras.

As inscrições individuais para o 8º Sibanana podem ser feitas pelo site www.sibanana.com.br. O evento possui condições especiais para grupos. Informações: (31) 3261-7004 / comercial@frutinorte.com.br. A entrada na Frutinorte 2015 é gratuita.

SERVIÇO

8º Sibanana e Frutinorte 2015

Data: 8 a 12 junho de 2015

Local: Centro de Eventos do Parque de Exposições de Montes Claros –  Av. Geraldo Athayde, 13.103, Alto São João – Montes Claros (MG)

Programação 8º Sibanana

ARTIGOS RELACIONADOS

Azud – Sistemas de filtragem e irrigação

  A Azud participou novamente da FIIB, desta vez para se aproximar ainda mais das evoluções tecnológicas voltadas para a agricultura. “O evento não é...

A importância da adubação de cobertura da batata

Douglas José Marques Professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) douglas.marques@unifenas.br Hudson Carvalho Bianchini Professor de Fertilidade do Solo da UNIFENAS O solo...

Canal Coma Bem inicia série “Do Campo à Mesa“ abordando produção de tomates

  Com o intuito de divulgar informações e curiosidades sobre a produção dos alimentos no campo e os processos até chegar aos consumidores, o Canal...

Brix e alta produtividade

Autores Herika Paula Pessoa herika.paula@ufv.br Françoise Dalprá Dariva fran_dariva@hotmail.com Engenheiras agrônomas, mestras e doutorandas em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV) Ronaldo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!