Sibanana e Frutinorte – Cadeia produtiva da banana se reúne no Norte de Minas

0
171
Produção de banana no Jaíba com cabo aéreo para transporte de cacho de banana -Crédito Mário Sérgio -EPAMIG
Produção de banana no Jaíba com cabo aéreo para transporte de cacho de banana -Crédito Mário Sérgio -EPAMIG

(Montes Claros ” 26.05.2015) ” Entre 08 e 12 de junho, Montes Claros recebe o 8º Simpósio Brasileiro sobre Bananicultora (Sibanana) e a 1ª Feira de Frutas do Norte de Minas (Frutinorte). Os dois eventos, acontecem, simultaneamente, no Centro de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde e são esperados cerca de 400 participantes.

A abertura oficial do evento será no dia 8 de junho. Durante o Sibanana, 18 palestrantes de renome nacional e internacional apresentarão informações e tecnologias para o setor, além de três minicursos. A programação conta ainda com exposição de equipamentos, insumos e tecnologias de cultivo de fruteiras, que compõem a Frutinorte. No dia 12, serão realizadas as visitas técnicas em um bananal irrigado em Capitão Enéas e ao Projeto Jaíba.

De acordo com a coordenadora desta 8º edição do Sibanana, Maria Geralda Vilela Rodrigues, ao longo de 35 anos de estudos sobre a cultura da banana, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e instituições parceiras realizaram diversos experimentos que resultaram em tecnologia de manejo da planta, da irrigação e da nutrição. “Este trabalho em parceria se mantém na realização do Simpósio. O Encontro vai acontecer em um momento difícil para a economia nacional, mas pode viabilizar uma resposta do setor com negociações, acordos, parcerias e união”, afirma.

Maria Geralda, que é pesquisadora da EPAMIG, conta que a realização desses eventos no Norte de Minas é um desdobramento dos Simpósios Regionais realizados em 2001 e 2008, em Janaúba. “Naqueles eventos o enfoque era produção de banana Prata-Anã irrigada, de produção mais expressiva na região. Neste momento realizamos o Simpósio Nacional, com abordagem mais ampla”.

Polo Produtor

O Brasil produziu em 2013 quase 7 mil toneladas de banana, em 485 mil hectares, no valor de R$ 5.114,22 milhões. Esta atividade é de grande importância socioeconômica para o país, com geração de 1,3 milhões de empregos.

O Norte de Minas é um dos principais polos de produção do país, com 52,4% da produção de Minas Gerais, com grande demanda tecnológica por ser região semiárida. Esta condição torna sua população rural vulnerável e aumenta a responsabilidade e a importância do setor. A produção de 385,97 mil toneladas de banana no Norte de Minas, comercializada por R$ 489,8 milhões, gerou mais de 38 mil empregos (9.800 diretos e 28.200 indiretos). Dos 15 principais municípios produtores de banana de Minas Gerais, oito estão no Norte do Estado.

Sibanana

O Sibanana é o principal evento técnico-científico sobre a cultura da banana do Brasil, promovido desde 1984 pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF). Esta oitava edição é realizada pela EPAMIG e SBF, em parceria com Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual de Montes Claros, Institutos Federais do Norte de Minas e Baiano, Associação Centra dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Embrapa e Mundo de Idéias. O evento deve reunir professores, pesquisadores, estudantes, técnicos, produtores e demais segmentos da cadeia, como o comércio da fruta, fabricantes e comerciantes de insumos, para difusão de informações e tecnologia, troca de experiências, prospecção de demanda e definição de cenários e ações futuras.

As inscrições individuais para o 8º Sibanana podem ser feitas pelo site www.sibanana.com.br. O evento possui condições especiais para grupos. Informações: (31) 3261-7004 / comercial@frutinorte.com.br. A entrada na Frutinorte 2015 é gratuita.

SERVIÇO

8º Sibanana e Frutinorte 2015

Data: 8 a 12 junho de 2015

Local: Centro de Eventos do Parque de Exposições de Montes Claros –  Av. Geraldo Athayde, 13.103, Alto São João – Montes Claros (MG)

Programação 8º Sibanana