23.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Simbiose Agro apresenta BtControl

Simbiose Agro apresenta BtControl

Simbiose - FotosFransérgio Leão
Simbiose – FotosFransérgio Leão

Vilãs das lavouras, as lagartas derrubam a produtividade no campo, causam prejuízos e transformam perspectivas de boas safras em dores de cabeça. Na guerra entre produtores e pragas, os inseticidas são aliados eficientes, e se manejados de forma correta podem reduzir significativamente os danos.

Assim, durante o Show Rural Coopavel, a Simbiose levou sua linha completa de produtos, entre eles o BtControl ” primeira tecnologia microbiológica brasileira eficaz no controle da Helicoverpa armigera, devido aos seus efeitos subletais. O inseticida também é eficaz no controle das demais lagartas, e não polui o meio ambiente.

O produto foi testado sob várias populações de lagartas isoladas em diferentes culturas: algodão, sorgo, citros e cana-de-açúcar. Os resultados da pesquisa realizada pelo professor da UNESP, Ricardo Antônio Polanczyk, demonstraram mortalidade de até 100% nos primeiros dias após a aplicação do produto.

Marcelo de Godoy Oliveira, presidente da Simbiose - FotosFransérgio Leão
Marcelo de Godoy Oliveira, presidente da Simbiose – FotosFransérgio Leão

Outra constatação do estudo aponta que as lagartas que sobreviveram após a aplicação de BtControl sofreram efeitos subletais: “Cerca de 90% das lagartas sobreviventes aos tratamentos não chegaram ao estágio de pupa, e entre as sobreviventes que ‘empuparam’, nenhuma resultou em formação de adulto“, destaca o professor Ricardo.

Embora a lagarta permaneça viva, o seu desenvolvimento é afetado de tal forma que a sua capacidade de causar dano à planta é substancialmente comprometida, ou seja, embora a lagarta esteja viva, para o agricultor ela está morta, pois não causa dano.

E, para quem está pensando na safrinha, a Simbiose apresenta o SimbioseMaiz, uma completa linha de inoculantes líquidos que fixa o nitrogênio, promove um maior desenvolvimento radicular, melhora a absorção de nutrientes e da água, tudo com excelente custo-benefício.

 

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira a sua!

Inicio Revistas Grãos Simbiose Agro apresenta BtControl