24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 24, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSipcam Nichino Brasil lança fungicida específico para controle da ferrugem-do-cafeeiro

Sipcam Nichino Brasil lança fungicida específico para controle da ferrugem-do-cafeeiro

Solução para aplicação via solo causa colapso da parede celular do fungo causador da doença, que pode levar a perdas de colheitas e plantações

Divulgação

Em mais uma iniciativa para ampliar seu portfólio, a Sipcam Nichino anuncia o lançamento do fungicida Elios® 800 WG. Específico para o controle da ferrugem-do-cafeeiro (Hemileia vastarix), a solução é descrita pela empresa como sistêmica, do grupo triazol e recomendada em aplicação via solo. De acordo com o pesquisador da companhia, engenheiro agrônomo Eric Ono, a ação de Elios® 800 WG causa colapso na parede celular do fungo causador da doença e inibe o crescimento de hifas (filamentos de células).

Conforme Ono, para que o cafeicultor obtenha bom resultado ante a incidência da ferrugem em sua lavoura, a recomendação da Sipcam Nichino é a de aplicar o novo Elios® 800 WG quando a cultura se encontrar no estágio de floração. “Ideal uma única aplicação na safra, no momento certo, observando a distribuição uniforme do produto na linha de plantio”, destaca ele.

Doença mais grave do cafeeiro nacional, dizem especialistas, a ferrugem, não controlada, pode levar à perda de colheitas e plantações. Eric Ono explica que a ocorrência do patógeno provoca queda precoce de folhas e secagem dos ramos, com perdas representativas na produtividade. As condições ideais ao desenvolvimento do agente causador da ferrugem são, principalmente, umidade relativa baixa e alta luminosidade, sob temperaturas de 20º C a 25º C.

Além de Elios® 800 WG, a Sipcam Nichino comercializa conjunto de soluções para o cafeeiro: Fujimite® 50 SC (acaricida), Trebon® 100 SC (inseticida) e Brisa®, Fezan® Gold e Metiltiofan® e Cuprozeb® (fungicidas), além dos bioestimulantes Abyss®, Blackjak®, Stilo® Verde e Nutex® Premium.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

E. Coffee: a inovação da capina elétrica

Apresentamos o E.Coffee, a mais recente inovação do Grupo Zasso, especialmente desenvolvida para atender as necessidades da agricultura orgânica voltada aos cafeicultores. Este implemento...

Fertilizantes organominerais – Mitos e verdades

De acordo com a Instrução Normativa nº 25, de 23 de julho de 2009, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), fertilizante organomineral é a mistura física ou combinação de fertilizantes minerais e orgânicos. Os fertilizantes organominerais devem respeitar especificações e garantias exigidas pelo MAPA, sendo que para produtos sólidos são estabelecidos os seguintes parâmetros: mínimo de 8% de carbono orgânico, máximo de 30% de umidade, capacidade de troca de cátions (CTC) mínima de 80 mmolc kg-1 e no mínimo 10% de macronutrientes declarados para os produtos com macronutrientes primários.

Correta colheita de café favorece a próxima florada

A época da colheita de café é fundamental para produzir com alta qualidade, porque o método a ser adotado influencia na qualidade dos grãos, como tamanho, formato, defeitos e consequente classificação.

Produtos alternativos são avaliados no manejo da ferrugem e cercosporiose em cafeeiro

  Roberto Santinato rsantinatocafeicultura@hotmail.com Felipe Santinato fpsantinato@hotmail.com Santinato & Santinato Cafés Ltda   Em anos de alta incidência, a ferrugem desfolha o cafeeiro, derruba os frutos no chão e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!