18.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasSipcam Nichino Brasil lança fungicida específico para controle da ferrugem-do-cafeeiro

Sipcam Nichino Brasil lança fungicida específico para controle da ferrugem-do-cafeeiro

Solução para aplicação via solo causa colapso da parede celular do fungo causador da doença, que pode levar a perdas de colheitas e plantações

Divulgação

Em mais uma iniciativa para ampliar seu portfólio, a Sipcam Nichino anuncia o lançamento do fungicida Elios® 800 WG. Específico para o controle da ferrugem-do-cafeeiro (Hemileia vastarix), a solução é descrita pela empresa como sistêmica, do grupo triazol e recomendada em aplicação via solo. De acordo com o pesquisador da companhia, engenheiro agrônomo Eric Ono, a ação de Elios® 800 WG causa colapso na parede celular do fungo causador da doença e inibe o crescimento de hifas (filamentos de células).

Conforme Ono, para que o cafeicultor obtenha bom resultado ante a incidência da ferrugem em sua lavoura, a recomendação da Sipcam Nichino é a de aplicar o novo Elios® 800 WG quando a cultura se encontrar no estágio de floração. “Ideal uma única aplicação na safra, no momento certo, observando a distribuição uniforme do produto na linha de plantio”, destaca ele.

Doença mais grave do cafeeiro nacional, dizem especialistas, a ferrugem, não controlada, pode levar à perda de colheitas e plantações. Eric Ono explica que a ocorrência do patógeno provoca queda precoce de folhas e secagem dos ramos, com perdas representativas na produtividade. As condições ideais ao desenvolvimento do agente causador da ferrugem são, principalmente, umidade relativa baixa e alta luminosidade, sob temperaturas de 20º C a 25º C.

Além de Elios® 800 WG, a Sipcam Nichino comercializa conjunto de soluções para o cafeeiro: Fujimite® 50 SC (acaricida), Trebon® 100 SC (inseticida) e Brisa®, Fezan® Gold e Metiltiofan® e Cuprozeb® (fungicidas), além dos bioestimulantes Abyss®, Blackjak®, Stilo® Verde e Nutex® Premium.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Soja + café: Integração de alto valor

Uma técnica que promete revolucionar a cafeicultura é a consorciação de café com soja ...

Professor e pesquisador Sérgio Benvenga aborda fatores decisivos para controle eficaz da traça-do-tomateiro

Encontro realizado em Caxias do Sul – RS tratou do manejo da praga que é considerada potencialmente a mais agressiva à produção nacional de tomate

Sistema Caramuru: Por uma produção mais sustentável

No Sistema Caramuru tratamos primeiramente o solo, para melhoria contínua ...

Cafés diferenciados: Cresce demanda por sabor

O movimento internacional conhecido como a “quarta onda do café”, ou seja, momento em que a forma de consumo da bebida se transforma em uma experiência sensorial e o produto passa a ser mais valorizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!