23.1 C
São Paulo
quinta-feira, janeiro 20, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Revistas Grãos Sistema de irrigação: tendências e tecnologias para o mercado

Sistema de irrigação: tendências e tecnologias para o mercado

Divulgação

A irrigação é uma técnica fundamental para a produção de alimentos. Cada vez mais utilizada, essa prática pode ser bastante beneficiada pela evolução tecnológica. Produtos como drones e softwares que fazem controle e monitoramento computadorizados, ajudam os produtores a reduzirem o desperdício, os gastos com mão de obra e aumentarem as suas receitas.

Quer saber mais sobre como novas tecnologias podem impactar um sistema de irrigação? Neste artigo, entenda o que está mudando no mercado, quais os benefícios de usar soluções inteligentes em sua produção e conheça alguns produtos inovadores que farão a diferença em seu negócio.

Tendências do mercado de irrigação

Com o aumento da população mundial, a produção de alimentos também precisará aumentar no futuro. Em um mundo confrontado por problemas socioambientais, porém, é preciso que o processo aconteça de forma sustentável, preservando os recursos naturais e reduzindo os impactos ao meio ambiente.

Nesse contexto, a irrigação é a aliada certa para os produtores. Isso porque, com ela, é possível otimizar a aplicação da água, direcionando-a para as regiões com maiores necessidades. Além disso, também é viável produzir mais em um espaço menor — e aumentar a produção em uma área é uma forma de reduzir a necessidade de abrir novas fronteiras agrícolas e o desmatamento.

Todas as vantagens de usar a irrigação se tornam ainda maiores com a chegada da tecnologia da informação no campo. Soluções inovadoras podem trazer mais eficiência para a técnica, aumentando o seu potencial produtivo. A seguir, conheça algumas tecnologias que tornam a irrigação mais eficaz.

Internet das coisas

A internet das coisas (IoT) é um conceito que se refere à conexão de objetos físicos que se comunicam entre si por meio da internet. Na irrigação, essa inovação pode colaborar para o gerenciamento inteligente de água. Com a conexão de vários aparelhos, que coletam informações sobre o solo, o clima e as condições de cultivo, é possível ter orientações sobre o momento certo para aplicar água em uma cultura de forma prática.

Drones

Os drones para irrigação ainda não são comuns no Brasil. Porém, podem trazer grandes contribuições para as produções agrícolas. Imagine uma grande propriedade. Nela, o aparelho pode identificar as áreas que precisam de água com mais urgência após fazer apenas um sobrevoo. Ou seja, eles ajudam a poupar tempo, pois não é necessário andar por toda a cultura, e água, que passa a ser melhor aplicada e, consequentemente, a render mais.

Sistemas de telemetria

Os sistemas de telemetria permitem que os produtores monitorem remotamente a irrigação de suas culturas, controlando pivôs sem precisar ir até o local de sua instalação, coletando dados sobre a área irrigada e gerando relatórios de desempenho. Essa tecnologia permite o monitoramento de águas subterrâneas, a detecção de vazamentos em tubulações e equipamentos.

Com a tecnologia, as ações podem ser implementadas com mais rapidez. Isso acontece porque os dados são obtidos quase em tempo real — e basta usar a tela de um computador ou tablet para reagir rapidamente a eventos na área irrigada.

Benefícios das novas tecnologias para a irrigação

As novas tecnologias, como mencionado, podem tornar os sistemas de irrigação ainda mais vantajosos para as culturas, os produtores e o meio ambiente. A seguir entenda melhor as vantagens de investir nessas soluções.

Economia de água

Os aparelhos digitais, que coletam dados climáticos, características do solo, da cultura e do sistema utilizado, informações fundamentais para saber o momento certo de fazer a irrigação e quantidade de água que deve ser usada em cada região. Ou seja, com o auxílio das tecnologias é possível fazer o manejo da irrigação de forma mais adequada.

Dessa forma, o processo se torna mais sustentável ao reduzir o desperdício de um recurso tão valioso como a água.

Aumento da produtividade

Ao ter informações disponíveis com rapidez e facilidade, o irrigante pode tomar decisões com mais segurança. Sabendo quais são os momentos ideais para irrigar e a quantidade de água que deve ser aplicada em cada cultura, é possível montar um cronograma que aumente a eficácia da irrigação e produza mais em menos tempo e em menos espaço.

Economia de tempo

A possibilidade de receber informações relevantes em notebooks e celulares e de controlar peças como pivôs remotamente facilita bastante o trabalho do produtor. Isso porque é preciso passar menos tempo no campo, fazendo análises e ajustando peças.

Leia também: Você sabe o que é irrigação? Conheça a técnica e seus sistemas.

Soluções inovadoras

Agora que você já entende como as novas tecnologias podem beneficiar a irrigação, conheça alguns produtos que podem trazer essas vantagens para o seu negócio.

Rotores

A Víqua tem uma linha de irrigação que conta com tecnologias avançadas, capazes de garantir mais facilidade para fazer a instalação, ajustes e usar os produtos. Os rotores automatizados são acionados por engrenagem, ou seja, a precipitação é programada. Dessa forma, a distribuição de água é feita corretamente no solo, aumentando o rendimento do recurso.

Bocais rotativos

Os bocais rotativos são ferramentas que unem facilidade de uso a um custo menor. Desenhados especificamente para a instalação em aspersores sprays, eles garantem uma rega mais homogênea e economizam até 30% mais água que os bocais convencionais. Os bocais garantem a distribuição da água por toda a área irrigada, a redução da erosão e o escoamento no solo, promovendo a economia de tempo e dinheiro.

Válvulas PRO100

As válvulas PRO 100, disponibilizadas pela Víqua, têm um novo formato que proporciona vazões superiores com uma perda de pressão mínima. Isso porque conta com diafragma e pistão inclinados, que permitem uma trajetória direta da água. A peça é construída em PVC, o que a torna mais resistente aos raios UV.

Pro EX 2.0

O Pro EX 2.0 é um controlador modular de irrigação de programação simples e intuitiva que conta com a maior tela retroiluminada do mercado. Ele pode ser expandido de 4 a 16 estações e mostra, em um visor completo, os dias de rega, o número de horas de irrigação, o número de estações e a programação especial.

O controlador ainda é capaz de identificar problemas de válvula ou fiação no seu sistema e isolar as estações que precisarem de reparos.

As novas tecnologias podem trazer grandes benefícios para o seu sistema de irrigação, ajudando a poupar tempo, recursos e gerar mais lucros. As soluções inteligentes são, portanto, investimentos estratégicos, capazes de tornar a produção de alimentos mais produtiva e sustentável.

Quer encontrar os melhores produtos para o seu projeto? A Víqua entende a importância da irrigação, por isso, oferece produtos que se destacam por sua qualidade e tecnologia. Acesso nosso site e conheça as nossas soluções!

Inicio Revistas Grãos Sistema de irrigação: tendências e tecnologias para o mercado