21.6 C
Uberlândia
sábado, junho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiSistema de previsão da requeima evita danos maiores

Sistema de previsão da requeima evita danos maiores

 

Sistema de previsão para requeima - Créditos Jesus Töfoli
Sistema de previsão para requeima – Créditos Jesus Töfoli

A requeima é a principal doença da cultura da batata, e muito fácil de diagnosticar. Entretanto, é importante que seja detectada o mais cedo possível para evitar danos maiores, o que pode ser feito com produtos protetivos.

Soluções

Segundo o engenheiro agrônomo João Batista Vila Velha, o produtor tem várias ferramentas de previsões climáticas,como sites, aplicativos e muitas outras. “O gestor da fazenda deve, diariamente, estar atento a essas informações, para pelo menos duas vezes por dia saber as previsões do tempo.Essas previsões são uma segurança muito boa, e com previsões contínuas o produtor pode usar fungicidas mais específicos para a doença“, pontua.

Há uma gama de fungicidas no mercado para o controle de requeima, mas, deacordo com o agrônomo, a prevenção começa na escolha do terreno, continua com a eliminação de culturas de diferentes idades uma do lado da outra, a adoção de variedades resistentes, espaçamento, fertilidade adequada para aumentar a resistência da lavoura, e, por fim, quanto mais alto o terreno, melhor, pois a lavoura fica mais arejada.

Alerta

A requeima é uma doença que ocorre no mundo inteiro, sendo a mais destrutiva no caso da batata. Ela ocorrenas épocas de mais difícil controle, como no período chuvoso, que é muito favorável para a ocorrência de doenças. “A utilização de aeronaves na pulverização da batata é rápida e tem efeito positivo, principalmente na região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Goiás, Cristalina,Vargem Grande e na Bahia, regiões de terrenos mais planos, que beneficiam a pulverização aérea“, afirma João Batista, se referindo à eficiência e rapidez com que os aviões trabalham, especialmente em áreas maiores.

Segundo ele, os tratores e máquinas de pulverização enfrentam o obstáculo de dias chuvosos, que deixam o solo muito molhado, dificultando o trabalho, diferente das aeronaves.

A prevenção ainda é o melhor caminho contra a requeima -  Créditos Jesus Töfoli
A prevenção ainda é o melhor caminho contra a requeima – Créditos Jesus Töfoli

Novidades

A agricultura é bastante dinâmica, e a pesquisa está sempre em busca de novas variedades. Os principais cultivares de batata plantados no Brasil, em especial a Ágata, para consumo in natura, tem origem na Holanda, um dos principais polosprodutores de batata da Europa, que exporta sementes para o mundo inteiro.

Entretanto, variedades com resistência à requeima ainda são uma dificuldade entre os pesquisadores, tendo a produtividade ou a qualidade comprometida, o que interfere diretamente na aceitação pelo consumidor.

“A Ágata tem adaptação ampla a qualquer região do Brasil e a qualquer época de plantio, mas sua resistência à requeima é pequena.Adotando métodos de controle e aplicação de defensivos é possível ter uma lavoura de ótima qualidade.Do contrário, os prejuízos podem ser muito graves. Há, ainda, opções resistentes à requeima, mas não são bem aceitas pelo mercado“, considera o agrônomo.

Prevenção ainda é a melhor saída

João Batista enfatiza que a boa prevenção se dá, especialmente, pelo planejamento preventivo no plantio da lavoura. “É importante que o produtor, gerente ou técnico esteja na propriedade, conferindo o dia a dia da lavoura. O ciclo da batata é muito rápido, e qualquer coisa que passe despercebida pode causar muitos danos ao produtor“, finaliza.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de janeiro da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Clique aqui para adquirir já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

DaColheita destaca qualidade da uva produzida no interior de São Paulo

Primeiro lote de exportação da uva gourmet Pilar Moscato para Hong Kong foi acondicionado nas conservadoras da linha pós-colheita da Termotécnica A Termotécnica participa de dois eventos de...

Tecnologia faz a diferença na comercialização da safra

Graças à Internet das Coisas (IoT) o agronegócio está cada vez mais conectado e a tomada de decisão por parte dos produtores está mais...

Adjuvante proporciona menor evaporação do defensivo

Ricardo Aparecido Calore Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia ricardocalore@yahoo.com.br A tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários trata do conjunto de técnicas e tecnologias para a...

Versão ‘mini’ de frutas e hortaliças ganha espaço no mercado nacional

  Já não é mais tão raro ir ao mercado e encontrar cenouras, brócolis, tomate e cebola em tamanho reduzido, em uma prateleira reservada nos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!