23.3 C
São Paulo
domingo, julho 3, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Slab já preenchido com substrato - Mais facilidade para o tomaticultor

Slab já preenchido com substrato – Mais facilidade para o tomaticultor

 

Heini Cesar Holler

Engenheiro agrônomo da Bella Horta Estufas Agrícolas

bellahorta@viavale.com.br

Crédito Agrocultivo
Crédito Agrocultivo

O slab já preenchido com substrato para cultivo de tomate é uma facilidade a mais para o produtor. Outra alternativa é o saquinho/vaso de substrato, que pode ser utilizado como vaso para cultivo de tomate.

As maiores empresas de substrato já comercializam este produto pronto, principalmente as de substrato à base de turfa. Também se encontram outros compostos com fibra de coco e casca de pinus compostada.

Há, ainda, a opção de adquirir o substrato em bags e proceder ao enchimento na propriedade. Desta forma podemos aumentar o volume de substrato, que varia de 50 litros, nos comercias, a 65 litros, nos preenchidos pelo produtor.

Neste último caso, compra-se o substrato a granel e procede-se o preenchimento em vasos ou saquinhos. Estamos finalizando os testes para fornecer sacos plásticos preto e branco com as mesmas características dos slabs para os produtores que se adaptaram melhor ao cultivo em sacos.

Este produto vai substituir o vaso, não aquece o substrato, é mais barato que o vaso preto, descartável e reciclável, mais leve no transporte para a estufa ou local de plantio, além de ter durabilidade de 24 meses, com tratamento anti-UV.

Slab x saquinho x vaso

Existe uma grande controvérsia. Se no slab ocorre a contaminação de uma planta, geralmente a doença se propaga para todo o slab, certo? Se plantarmos em um saquinho/vaso, a doença não se propaga?

Mas se tomamos todos os cuidados de plantar em substrato esterilizado, com higiene, embalagens limpas; como ocorre a contaminação? Em 90% dos casos ocorre pela água contaminada e tratos culturais. Desta forma, não iremos contaminar toda a estufa, todos os slabs ou vasos/saquinhos?

Custo

Um slab de boa qualidade no mercado a nível de consumidor custa em torno de R$ 3,00 e um vaso de 08 litros em torno de R$ 1,20 somente preto. Em um slab colocamos cinco plantas, pois o mesmo tem 1,40 m cheio.

Em um vaso colocamos somente uma planta. Desta forma, se plantarmos em vaso teremos o dobro do custo somente na embalagem, ou seja, maior custo no vaso no preenchimento, transporte, manejo de plantas invasoras (ocorre a incidência de luz na parte superior, e assim o desenvolvimento de limo e esporadicamente de ervas daninhas).

No slab, devido ao orifício de plantio ser, em média, de 50 mm de diâmetro, não ocorre este problema, temos uma maior quantidade de luz na parte inferior da estufa, pois ocorre a relexão de luz, menos pragase doenças, aspecto mais limpo da estufa, maior facilidade de manter limpo e higienizado o local.

Essa matéria você encontra na edição de setembro da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

 

Ou assine

Inicio Revistas Hortifrúti Slab já preenchido com substrato - Mais facilidade para o tomaticultor