Smart 400 UBV

0
11

João Luiz OliveiraEngenheiro agrônomo e diretor comercial – Pulsfog

Laranja – Crédito: Shutterstock

O pulsFOG Smart 400 UBV opera segundo o princípio de Ultra Baixo Volume (UBV), que permite distribuição uniforme do produto e redução drástica do volume de calda (96% em relação ao método tradicional).

O pulsFOG Smart 400 UBV apresenta peso e dimensões reduzidas, o que o torna ideal para culturas adensadas. Além disso, pode operar com tratores pequenos, a partir de 35 HP. Seu tanque de 400 litros permite autonomia de até 20 hectares por carga.

O Smart 400 UBV é equipado com barras que possuem múltiplas regulagens, que podem ser configuradas de acordo com a necessidade, adaptando-se a diferentes espaçamentos. O aparelho utiliza bocais pneumáticos especiais, desenvolvidos pela Pulsfog.

O Smart 400 UBV é indicado para aplicação de inseticidas, fungicidas, fertilizantes foliares e outros produtos que necessitam ser distribuídos uniformemente sobre as culturas, tais como café, citros, abacate, uva, mamão, maracujá, tomate e outras.

Técnica UBV é pouco difundida no Brasil

A técnica UBV consiste da pulverização com gotas na faixa de 20 a 50 µm (0,02 a 0,05 mm) de diâmetro, o que representa uma redução de diâmetro de cerca de 10 vezes em relação à técnica de pulverização convencional, equivalente a uma redução de cerca de 1.000 vezes do volume de cada gota.

Dessa forma, é possível reduzir o volume de aplicação em 100 vezes (em citros realizamos aplicações para controle do psilídeo com 20 litros de calda, contra 2000 litros no método tradicional) e mesmo assim aumentar o número de gotas em 10 vezes.

Considerações

Os tratamentos da Pulsfog e do Padrão Citros (2.000 l) não tiveram diferença significativa, apresentando todos eles um controle eficiente do Diaphorina citri. Portanto, concluiu-se que ambos os equipamentos foram satisfatórios no controle do inseto, sendo que o equipamento Smart UBV 400, da Pulsfog, apresentou o melhor rendimento de trabalho.

     A quantidade ideal de óleo para uso na modalidade de aplicação em UBV terrestre é de 12,5% a 25%. O uso do UBV terrestre apresenta maior rendimento na pulverização, maior autonomia de gasto de energia e água.