15.2 C
Uberlândia
domingo, julho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosFlorestasSolução para resistência a herbicidas está chegando

Solução para resistência a herbicidas está chegando

Pragas resistentes a herbicidas ameaçam os cultivos e a produtividade em todo mundo. Agora, no entanto, pesquisadores da Universidade de Queensland deram um importante passo para a solução deste problema. A Escola de Química e Ciências Moleculares da universidade australiana fez uma descoberta fundamental sobre o mecanismo de funcionamento do penoxsulam (ingrediente ativo do herbicida mais vendido para arroz e trigo).

“O penoxsulam controla daninhas como capim, invasoras de folhas largas ou junco, que se tornaram o maior foco de pesquisa devido ao número de espécies que desenvolveram resistência aos herbicidas”, afirmou o líder do grupo de pesquisas, professor associado Luke Guddat.

“Entender como funciona deve ajudar no manejo de resistência ao herbicida não somente para produtores de arroz, mas também para outras culturas em todo o mundo. Esses componentes têm mostrado ter níveis extremamente baixos de toxicidade ao meio ambiente”, acrescentou o pesquisador.

Os pesquisadores esperam que essa descoberta contribua para a próxima geração de herbicidas comercialmente seguros e efetivos para enfrentar o grande número de ervas daninhas que se tornaram resistentes. A resistência aos herbicidas causa redução da renda de produtores, apesar dos gastos globais de US$ 30 bilhões anualmente com esses produtos.

Combinação

A pesquisa conduzida pelo Dr. Thieery Lonhienne e o Dr. Mario Garcia usaram estudos cristalográficos para capturar os mecanismos dos herbicidas em ação. “Nós descobrimos que o penoxsulam se combina com uma enzima na erva daninha e previne que a invasora se desenvolva naturalmente, produzindo aminoácidos – os blocos fundamentais de proteínas”, afirmou Guddat. “Felizmente, os humanos e outros animais não possuem essa enzima e então os compostos de penoxsulam são relativamente seguros nas concentrações usadas nas aplicações de campo”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

50 mil toneladas de arroz com casca para o exterior

São 20 mil toneladas para a Costa Rica e 30 mil toneladas para a Venezuela em movimentos ...

Adjuvante proporciona menor evaporação do defensivo

Ricardo Aparecido Calore Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia ricardocalore@yahoo.com.br A tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários trata do conjunto de técnicas e tecnologias para a...

Produção de morango em fibra de coco

Mário Calvino Palombini Engenheiro agrônomo e consultor vermelhonatural@hotmail.com   O tipo de fibra de coco mais usado para a cultura do morango é o granulado tipo 80. Estável...

Manejo nutricional do repolho: Por onde começar?

AutorRenato Agnelo Pesquisador e consultor agronômico ragnelo@terra.com.br O repolho é uma planta muito exigente em nutrientes. O menor suprimento de algum nutriente irá ocasionar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!