13 C
São Paulo
terça-feira, junho 28, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Notícias Soluções biológicas auxiliam no combate de pragas em cultivos de hortaliças, frutas...

Soluções biológicas auxiliam no combate de pragas em cultivos de hortaliças, frutas e ornamentais

Desenvolvidas pela Promip, “NEOMIP“ e “MACROMIP“ são apostas para o manejo integrado de pragas

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Uma das empresas de maior destaque no segmento de manejo integrado de pragas e pioneira no Brasil, na produção e comercialização de produtos biológicos contendo ácaros predadores, a Promip, está investindo esforços para implantar programas baseados no uso de NEOMIP e MACROMIP. Ambos os produtos biológicos são considerados chave para a produção sustentável e de alta produtividade, sendo utilizados para o controle do ácaro rajado em diversas culturas.

NEOMIP é um agente (ácaro predador) para o controle biológico do ácaro rajado. Seu potencial no manejo dessa praga já foi comprovado cientificamente em vários países, inclusive no Brasil. O NEOMIP atua diretamente no combate à praga, consumindo ovos, larvas, ninfas e adultos do ácaro rajado, e multiplica-se rapidamente em campo, quando utilizado corretamente. Na ausência desta praga, alimenta-se de pequenos insetos e pólen da plantas, o que prolonga seu período de permanência na cultura.

Já o MACROMIP é um predador especialista, alimentando-se exclusivamente do ácaro rajado e deve ser introduzido na cultura somente em altas infestações dessa praga. Em baixas infestações, geralmente migra para outras áreas em busca de grande disponibilidade de alimento. Apesar de consumir todos os estágios de desenvolvimento da praga, o ácaro predador prefere ovos e formas jovens (larvas e ninfas), multiplicando-se rapidamente em campo, quando a disponibilidade de alimento é alta.

Esses agentes biológicos para o controle biológico do ácaro rajado são recomendados em plantas ornamentais, hortaliças e pomares, sem causar danos à cultura e ao meio ambiente e são regulamentadas pelo Ministério da Agricultura (MAPA). As regiões de Pouso Alegre/MG, Barbacena/MG, Atibaia/SP, Serra Negra/SP, Andradas/MG, Holambra/SP, Linhares/ES, Venda Nova do Imigrante/ES e Petrolina/PE são ricas na produção de morango, mamão, uva, pimentão, alface, tomates e flores, e tidas como polos de maior comercialização dos agentes biológicos pela Promip.

“Estamos levando ao mercado uma solução capaz de combater as pragas presentes em culturas de alto valor agregado, tais como hortaliças, flores e frutas, ajudando o agricultor a ter uma plantação com produtos mais saudáveis e livres de danos“, afirma o CEO da Promip, Marcelo Poletti.

“O nosso intuito é que a comercialização dos agentes biológicos NEOMIP e MACROMIP seja benéfica às produções não apenas destas regiões, mas de todo o país, tornando o cultivo mais rentável e vantajoso aos produtores“, completa.

Inicio Notícias Soluções biológicas auxiliam no combate de pragas em cultivos de hortaliças, frutas...