28.8 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosSoluções DaColheita presentes no Congresso Brasileiro de Fruticultura

Soluções DaColheita presentes no Congresso Brasileiro de Fruticultura

Crédito Divulgação

Duas semanas após a participação na FruitLogistica Berlin 2022, na Alemanha, a Termotécnica irá expor as soluções DaColheita novamente em parceria com a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados). Desta vez, as conservadoras em EPS fabricadas pela companhia estão sendo apresentadas no XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura, realizado nesta semana (25 a 29 de abril), em Florianópolis (SC), e que tem como tema central a valorização da ciência brasileira para a produção de frutas. O evento também sedia o XVII Enfrute (Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado), promovido pela Epagri e direcionado para a produção de maçã, pitaya e frutas de caroço, entre outras.

Além do espaço de exposição, o case “DaColheita – Eficiência e Shelf-life” faz parte da programação de palestras do evento com apresentação de Alexandre Alberto Cotrim de Carvalho Junior, da Gerência de Inovação da Termotécnica, e participação do diretor superintendente da companhia, Nivaldo Fernandes de Oliveira. O aumento do shelf-life em até 30% em relação a outros tipos de embalagens possibilita atender locais distantes, com longo transit time, tanto no mercado brasileiro quanto para exportação, mantendo a qualidade das frutas por mais tempo.

Há quase uma década a Termotécnica vem participando destes eventos nacionais e fazendo parcerias com as entidades do setor para o desenvolvimento de tecnologias que auxiliem os produtores de frutas a atenderem os mercados consumidores no Brasil e no mundo. No Congresso Brasileiro de Fruticultura, em Florianópolis, o objetivo é reforçar os atributos das conservadoras DaColheita que agregam muito valor, performando em toda a cadeia do agronegócio: no embalamento da fruta, na facilidade e no custo/benefício da logística de transporte, no armazenamento e no varejo. “Nosso objetivo nestes eventos é destacar os benefícios da linha DaColheita. Apresentamos os resultados de testes e quantificamos os ganhos de acordo com cada realidade, como redução no frete e aumento de shelf-life”, afirma Nivaldo de Oliveira.

Pensando nessa qualidade, da produção da fruta no campo até a mesa do consumidor, as soluções DaColheita têm sido um diferencial. As frutas exigem todo um cuidado, desde a seleção na hora da colheita até a sua exposição para o consumo. Nesse contexto, a escolha da embalagem adequada é de extrema importância para a manutenção térmica durante todo o processo e garantia de um produto de qualidade no PDV.

No que se refere a manutenção do shelf-life (frescor, aspecto visual e qualidade nutricional), as frutas e outros os produtos frescos transportados nas conservadoras DaColheita desidratam menos, chegam à temperatura desejada mais rápido e mantêm o frio por mais tempo. Essa solução também conserva os nutrientes, um elemento de saudabilidade e um diferencial importante neste momento em que o consumo de produtos frescos em todo o mundo vem aumentando justamente para reforçar a imunidade na pandemia.

Os benefícios quanto aos custos logísticos da conservadora em EPS DaColheita em relação a outros materiais também podem ser quantificados. Dependendo do tipo de fruta, em comparação com as embalagens em papelão, por exemplo, as conservadoras em EPS são até 60% mais leves, o que representa também em torno de 6% de economia no frete aéreo. Certificados por testes em laboratórios europeus (AgroTropical e HDG), esses resultados conferem redução de perdas e desperdício de alimentos, o que torna a linha DaColheita sustentável e adequada para acondicionar os produtos frescos da colheita até o consumidor, reduzir a absorção de impactos mecânicos no transporte e melhorar a exposição no varejo.

As soluções de embalagens em EPS DaColheita proporcionam ganhos efetivos e aumento da competitividade em toda a cadeia do agronegócio:

• Redução significativa de perdas nos embarques de longa distância.

• Conservação da temperatura, sem quebra de frio na cadeia, e menor desidratação da fruta.

• Menor custo no frete aéreo, com quilos a menos por pallet, gerando economia no custo total do frete.

• Valorização da fruta no ponto de venda, com ganho de market-share.

Reciclagem e redução da pegada ambiental no transporte de frutas

Um aspecto importante para atender este mercado é a preocupação com a sustentabilidade. Questões como logística reversa das embalagens e diminuição do desperdício em toda a cadeia são cada vez mais importantes. “No Brasil e no mundo os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à pegada ambiental das empresas e estamos comprometidos com esta agenda apresentando soluções que estão em linha com essas demandas”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

Em termos de sustentabilidade, as caixas conservadoras DaColheita contribuem em três frentes:

1) Na reciclagem pós-consumo, pois o EPS é um material que pode ser 100% reciclado e se transformar em matéria-prima para outras aplicações, como rodapés e molduras. A Termotécnica faz parte da Global Packaging Alliance, uma parceria global para a reciclagem de embalagens.

2) Aumento do shelf-life dos produtos frescos em até 30%, o que contribui para a redução do desperdício na cadeia de distribuição e consumo.

3) Contribuição para a redução da pegada de carbono, com a diminuição da emissão de CO2 equivalente no transporte devido ao peso mais leve das soluções, o que reduz o consumo de combustível.

 “Nossa abordagem ambiental traz a economia circular na prática. Inclui uma visão integrada desde a concepção de produtos, eficiência operacional, passando por logística reversa, reciclagem e indo até novas cadeias produtivas, fechando o ciclo da economia circular. Pensando na cadeia logística como um todo é uma solução diferenciada e inovadora para este mercado e que atende às exigências por uma atuação responsável das empresas em termos de sustentabilidade”, conclui Albano Schmidt. Para saber mais sobre a estratégia sustentável da Termotécnica acesse a íntegra do Relatório de Sustentabilidade da companhia, clicando aqui

ARTIGOS RELACIONADOS

DaColheita para mamão: proteção extra, redução de perdas e aumento do shelf life

a conservadora DaColheita para mamão tem um design estrutural que reduz os impactos mecânicos, mantém a temperatura e, por ser fabricada em EPS (mais conhecido como isopor*), é muito leve.

Soluções DaColheita são apresentadas em missão do Brasil no Chile

Projeto Frutas do Brasil busca a abertura do mercado chileno para comercialização do mamão brasileiro.

Corteva Agriscience apresenta a Linha Hortifruti

Linha Hortifrúti integra programação do evento com palestra técnica sobre o manejo de frutas tropicais em 8 de novembro, às 10h30; visitantes também podem integrar a campanha “Seu amor alimenta o mundo”

Conservadoras DaColheita em exposição na 37ª Festa da Uva de São Miguel Arcanjo

Soluções de embalagens pós-colheita valorizam qualidade da uva produzida no interior de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!