17.7 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 12, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMáquinasSoluções naturais favorecem produtividade da soja no Cerrado em até 5%

Soluções naturais favorecem produtividade da soja no Cerrado em até 5%

Alternativas serão apresentadas na AgroBrasília 2017, entre os dias 16 e 20 de maio

 

Alltech (22 de 68)_Com uma previsão de colheita de aproximadamente 49,8 mil toneladas de soja, o Centro-Oeste deve bater recordes em seus índices agrícolas, apontam os levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A expectativa do órgão é que a produtividade da oleaginosa cresça 12% e a produção 14%. Para isso, agricultores da região, caracterizada pelo Cerrado, tem encontrado no uso de soluções naturais à base de precursores hormonais e nutrientes, um potencializador desses resultados.

Há mais de 30 anos, o Centro-Oeste conta com áreas irrigadas para cultivo, o que torna a tecnologia fundamental, explica o diretor da Nutrimax, empresa revendedora de insumos agrícolas na região, Carlos Alberto Bufon. “Sem tecnologia não é possível atingir um bom nível de produtividade. O produtor está entendendo que isso não é um custo, é investimento”, afirma.

De acordo com o engenheiro agrônomo Cleiton Cavagnoli, gerente da Alltech Crop Science para o Planalto Central, entre as tecnologias adotadas pelos agricultores, está a aplicação de produtos biotecnológicos à base de aminoácidos, precursores hormonais, macro e micronutrientes desde o solo e a semente, até a finalização do produto, para melhor desenvolvimento e colheita na lavoura. Cavagnoli destaca que os resultados mostram um incremento de produtividade de até 5% em alguns casos.

“Estas soluções têm contribuído para minimizar os efeitos dos estresses abióticos, como altas temperaturas, amplitudes térmicas, estresse hídrico, entre outros, e favorecido o desenvolvimento da cultura por meio de manejo fisiológico e nutricional da soja. Com isso, permite-se que a planta expresse de uma forma melhor o potencial produtivo de sua semente”, complementa o agrônomo.

Campanha AgroBrasília

Os agricultores que tiverem interesse em conhecer um pouco mais sobre os produtos biotecnológicos, poderão conferir os resultados obtidos nas lavouras da região durante a Agrobrasilia – Feira Internacional de tecnologias e negócios agropecuários dos Cerrados -, realizada de 16 a 20 de maio no Distrito Federal, com organização da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF). No ano passado, mais de 80 mil pessoas participaram da feira.

As soluções naturais serão destaque no estande da Alltech Crop Science em parceria com a Nutrimax, que participam juntas pela quinta vez do evento e oferecem condições de comercialização especiais durante a feira. “Teremos uma equipe técnica para dar auxílio aos produtores. Além disso, teremos como foco os trabalhos realizados na região na última safra”, finaliza Bufon.

Serviço:

AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados

Data: 16 a 20 de maio de 2017

Local: BR 251 km 05 Brasília – DF sentido Brasília – Unaí-MG

Site: agrobrasilia.com.br

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Safra mineira de café alcança volume recorde em 2016

Produção de 30,7 milhões de sacas é quase 60% da produção nacional A safra mineira de café em 2016 registrou volume recorde de 30,7...

Armadilhas ajudam no controle da broca-do-café

Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com Rafael Azevedo Arruda de Abreu Engenheiro Agrônomo e doutorando em Fitotecnia/UFLA rafaelarruda.agro@gmail.com   O...

Barista desenvolve processo de pós-colheita que aumenta em até 10 vezes o valor da saca produzida

Elaborado pelo tetracampeão brasileiro de barismo, Leo Moço, o Sprouting Process promete revolucionar a produção de cafés nacionais Após anos de estudo, o barista tetracampeão brasileiro Leo...

Efeito dos bioestimulantes em mudas de alface

Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia - ICIAG-UFU ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia robertacamargoss@gmail.com Ernane Miranda Lemes Engenheiro agrônomo, fitopatologista e doutor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!