21.3 C
Uberlândia
domingo, julho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioLançamentosStoller lança solução inovadora para o controle de nematoides na cana-de-açúcar

Stoller lança solução inovadora para o controle de nematoides na cana-de-açúcar

Bionematicida Rizotec garante aumento de produtividade e longevidade dos canaviais

DSC_1236A Stoller do Brasil, traz ao mercado a solução inovadora para o controle de nematoides na cultura da cana-de-açúcar. O bionematicida Rizotec, é fruto de mais de 15 anos de pesquisas, possuindo resultados comprovados em campos experimentais e comerciais de diversas regiões do país.

O nematicida de biológico atende uma demanda antiga dos produtores para o controle da doença na cultura. Estima-se que os nematoides são responsáveis por prejuízos superiores a R$35 bilhões anuais em diferentes culturas no Brasil. Na cana, eles atuam diretamente na redução de longevidade e produtividade dos canaviais.

De acordo com a pesquisadora Leila Dinardo Miranda, do Instituto Agronômico (IAC), análises de solos cultivados com cana-de-açúcar em diversas regiões do país, mostram que 97% das amostras analisadas têm a presença do nematoide Pratylenchus zeae, outras 35% contém o Meloidogyne javanica, 20% o M. incognita e 35% o P. brachyurus, comprovando que o parasita é um sério problema para o desenvolvimento da cultura no país.

Segundo Miranda, os nematoides podem reduzir a produtividade da cana-de açúcar de primeiro corte de 20% a 30%. Além disso, causam a queda de produtividade entre 10% a 20% por corte das soqueiras, reduzir a longevidade do canavial em cerca de um corte.

O bionematicida, Rizotec, se diferencia por ser um isolado do fungo Pochonia chlamydosporia (Cepa PC 10), que foi selecionado por sua virulência aos nematoides e pela alta capacidade de se reproduzir, além da boa permanência no solo e estabilidade nos resultados. O bionematicida apresenta alta efetividade de parasitismo de ovos, de indivíduos juvenis e controle de fêmeas de diferentes espécies de nematoides.

Combatendo o parasita, o produto garante maior eficiência na absorção de água e nutrientes, assegura o bom desenvolvimento da planta, melhora a resistência da cana aos nematoides e permite o aumento, segundo os experimentos, de 20% na produtividade dos canaviais.

“O produto biológico tem menos impacto ao ambiente, mas o que nos deixa bastante satisfeitos nesse caso é que os resultados do Rizotec mostraram que sua eficiência é semelhante ao químico, sem é claro, todo os impactos ambientais“, destaca Miranda.

Os estudos realizados em áreas no município de Catanduva (SP) mostraram um incremento de 24 toneladas de cana por hectare, com a produtividade saltando de 127 TCH para 151 TCH. Também na Usina Noroeste (SP), os experimentos realizados em diferentes tecnologias comprovaram que o Rizotec entregou o melhor resultado em termos de produtividade e longevidade dos canaviais.

Nos canaviais da Agrícola JO, em Lençóis Paulistas (SP), os testes com o produto também mostraram ganhos significativos e a engenheira agronômica Sheryl Ivia Hauff, responsável pela área, conta com entusiasmos os resultados. “Não temos dúvida da eficiência do Rizotec. É surpreendente a diferença de peso da cana tratada com o bionematicida para a testemunha”, diz.

“Hoje, só o produto químico não está controlando 100% os nematoides, é preciso fazer manejo. Nesse sentido, um produto biológico é uma ferramenta fundamental para auxiliar o manejo integrado no primeiro momento. Outro ponto crucial é que o mercado tende cada vez mais para uma linha verde, por isso ter a disposição um bionematicida é fundamental”, também destaca Chrys Melinski Sercioloto, gerente de nutrição vegetal da Coopercitrus.

Por meio de investimentos em inovação e pesquisas, a Stoller busca continuamente o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos.  “Estamos orgulhosos de trazer essa solução para um problema tão sério na cultura da cana-de-açúcar, esse produto é mais um grande passo rumo a missão da Stoller, ser essencial para o agronegócio e permitir que as plantas expressem todo seu potencial“, destaca Roberto Risolia, gerente da Stoller do Brasil.

O evento de lançamento ocorreu no último dia 20, em Lins (SP) e contou com a participação de mais de 50 pessoas, que além de usinas e fornecedores de cana, estiveram presentes parceiros, pesquisadores e colaboradores da Stoller.

Sobre a Stoller

Com a missão de transformar o conhecimento em inovação, oferecendo soluções para a construção de uma agricultura mais eficiente, a Stoller é uma empresa multinacional presente em 56 países. Além de oferecer produtos biológicos, o Grupo Stoller é líder mundial na nutrição e fisiologia vegetal, soluções que, integradas, possibilitam ao agricultor aproveitar o máximo potencial genético das plantas, obtendo elevados níveis de produtividade.

Larissa Albuquerque
TEIA Editorial
(19) 2136-3527
www.teiaeditorial.com.br
http://facebook.com/teiaeditorial

ARTIGOS RELACIONADOS

FMC apresenta inovações para o manejo sustentável de soja e milho

Com o intuito de apresentar soluções tecnológicas que combatem as pragas e doenças nos cultivos de soja, milho e feijão, a FMC estará presente nas principais...

Qual o valor de uma flor de soja?

AutoresLucas Anjos de Souza Doutor e mestre em Biologia Vegetal, e professor do Polo de Inovação em Bioenergia e Grãos – IF Goiano, Campus...

Cultivo de abacaxi rende frutos para consumo in natura ou industrialização

José Roberto Silva Engenheiro agrônomo, coordenador técnico regional da EMATER-MG, pós-graduado em Fruticultura Comercial e especialista em abacaxi jroberto@emater-mg.gov.br O cultivo do abacaxi está disseminado por...

Cana Summit produz carta de intenções pedindo ação imediata dos governantes

Carta de Brasília sintetiza pleitos dos produtores de cana-de-açúcar discutidos durante dois dias de evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!