20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosFlorestasSubsolador - Tecnologia aplicada ao preparo de solo

Subsolador – Tecnologia aplicada ao preparo de solo

A escassez hídrica que vem ocorrendo no sudeste brasileiro tem reduzido significativamente a disponibilidade de água para abastecimento humano, para processos industriais e para a agropecuária. Na bacia do rio Doce essa escassez vem sendo agravada pelo estado atual de degradação da bacia.

O aspecto mais marcante dessa degradação refere-se à alta compactação dos solos, fato que impede a infiltração de água das chuvas, amplia o escoamento superficial e provoca erosões e assoreamentos dos rios, além de reduzir a fertilidade dos solos. O excesso de escoamento superficial é causador de desequilíbrios na bacia do rio Doce, como enchentes na estação chuvosa e escassez de água na estação seca.

Subsolagem

Consciente desse grave problema, a Cenibra vem investindo para ampliar a infiltração de água no solo em suas propriedades e faz isso por meio da subsolagem, técnica realizada com uso de trator agrícola e subsolador.

Trata-se de uma técnica simples, por meio da qual o solo é cortado numa profundidade de cerca de 60 centímetros, em linha perpendicular à declividade do terreno, abrindo sulcos para infiltração da água no solo no momento das chuvas.

Projeto piloto em Sabinópolis

Como uma empresa cidadã, a Cenibra vem envidando esforços para que esta técnica seja amplamente adotada na bacia do rio Doce. E vem fazendo isso em parceria com instituições e municípios.

Um exemplo é o projeto que está sendo realizado em Sabinópolis, onde o abastecimento de água para a população atingiu níveis críticos nos últimos anos. Para aumentar a infiltração de água nos solos e abastecer o lençol freático, está sendo realizada a subsolagem nas propriedades inseridas no manancial. O projeto vem sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal, SAAE e Emater.

Os benefícios gerados vão além do aumento da disponibilidade de água para a cidade. A subsolagem contribui também para aumento da produtividade da agropecuária e para melhoria da qualidade da água.

“Nossa expectativa é de que os municípios e os produtores rurais invistam em técnicas para aumentar a infiltração de água no solo, de forma que tenhamos, no futuro, uma bacia hidrográfica mais eficiente na produção de água e com menores riscos de enchentes e de escassez hídrica“, avalia o especialista ambiental, Sebastião Tomas Carvalho.

Essa matéria você encontra na edição de novembro/dezembro  de 2018 da Revista Campo & Negócios Floresta. Adquira o seu exemplar.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como agregar valor aos pimentões

Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana Matos Glaucio da Cruz Genuncio glauciogenuncio@gmail.com Engenheiros agrônomos e doutores em Agronomia   O pimentão (Capsicumannuum) é a segunda solanácea de maior importância...

Milho-pipoca é um novo atrativo para o produtor?

Autores Israel Alexandre Pereira Filho Emerson Borghi Pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo O milho-pipoca (Zea mays L.) é um tipo de milho que...

Batata-doce: Consumo em alta

A batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam) é uma hortaliça que está em sublime alta, principalmente pelo público fitness e atletas por motivos de seus diversos benefícios à saúde, tanto por suas características nutritivas e funcionais.

Rentabilidade: Cultivo da amoreira ‘comanche’ é atrativo

Autor Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com A amoreira-preta (Rubus spp.), também conhecida como blackberry, é...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!