Substâncias húmicas são aliadas para alcançar altas produtividades

0
241

Autora

Herika Paula PessoaMestra e doutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)herika.paula@ufv.br

Substâncias húmicas são compostos orgânicos cujas propriedades podem favorecer as condições para o aumento da produtividade de diversas culturas. Elas proporcionam benefícios para a estrutura física e química do solo e para o metabolismo e crescimento das plantas.

Alguns dos benefícios que podem ser associados à presença de substâncias húmicas nos solos são a melhoria na agregação das partículas, aeração, maior capacidade de retenção de água, estabilidade no pH, aumento da capacidade de troca catiônica e menor perda de nutrientes.

Com relação às interferências no metabolismo das plantas, graças à alta capacidade de troca catiônica, podem complexar e assim disponibilizar cátions às plantas. Existem ainda alguns estudos que demonstram os efeitos positivos das substâncias húmicas na germinação de sementes, no crescimento inicial das raízes, na biomassa da planta e no auxílio na defesa da planta contra estresses.

Foco – solo

Apesar dos inúmeros benefícios potenciais, o principal objetivo prático para a utilização das substâncias húmicas é melhorar as condições do solo para o desenvolvimento, principalmente do sistema radicular das culturas implantadas.

Neste sentido, a aplicação de substâncias húmicas durante o manejo nutricional da lavoura de batata tem sido apontada como uma técnica promissora. As plantas de batateira em geral apresentam sistema radicular relativamente superficial e grande exigência nutricional.

O crescimento radicular é influenciado por fatores extrínsecos, como as condições do solo (estrutura, umidade, pH, textura e nutrientes) e por fatores intrínsecos (características genéticas da planta). Dessa forma, a utilização de ácidos húmicos pode ser aliada do bataticultor por auxiliar tanto na melhoria das condições do solo, como possivelmente auxiliar na promoção de um maior crescimento radicular e absorção de nutrientes.

Orientação é fundamental

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.