23.6 C
Uberlândia
terça-feira, outubro 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiSubstratos - Mais uma opção para a semi-hidroponia

Substratos – Mais uma opção para a semi-hidroponia

 

João Caço

Engenheiro agrônomo do Hubel Verde – Grupo Hubel

hv@hubel.pt

 

Crédito Jorge Barcelos
Crédito Jorge Barcelos

Um substrato para semi-hidroponia é o suporte para o desenvolvimento das raízes, limitado fisicamente no seu volume, isolado do solo, capaz de proporcionar à planta a água e os elementos nutritivos de que ela necessita, e às raízes a oxigenação para sua respiração.

Nas culturas sem solo, a nutrição é incorporada na solução do substrato por meio da fertirrigação. Na realidade, a condução das culturas em hidroponia pressupõe a existência de um sistema de fertirrigação capaz de irrigar de forma fracionada ao longo do dia, ajustando a nutrição em função da capacidade do substrato, do volume utilizadopor planta, do tamanho da planta e das condições climatéricas envolventes.

As culturas em substrato têm como suporte bolsas de polietileno, vasos de polietileno, esferovite, ou canais contínuos de polietileno ou polipropileno celular.

 A escolha do substrato certo para cada cultura está relacionada com o conhecimento de suas características - Crédito Vivaz Consultoria
A escolha do substrato certo para cada cultura está relacionada com o conhecimento de suas características – Crédito Vivaz Consultoria

Características dos substratos

A escolha do substrato certo para cada cultura está relacionada com o conhecimento das suas características, entre as quais se destacam os seguintes parâmetros.

 Parâmetros físicos: densidade e estrutura interna. A densidade real de uma partícula é uma grandeza dimensional, definida como a razão da massa dessa partícula e a massa da água, que ocupa volume igual. A densidade aparente de um substrato é a razão da massa da sua parte sólida e a massa da água que ocupa um volume igual ao volume da sua parte sólida e dos poros.

Além da fase sólida, temos a fase líquida e gasosa que ocupam o espaço deixado entre as partículas sólidas, o que chamamos porosidade.

Porosidade (%) = 100 (Dr ” Dap)/Dr

  • §Compressibilidade, elasticidade e estabilidade mecânica: ossubstratostêm partículas que podem comprimir-sesob o efeito de uma força. Esta açãopode provocar a diminuição do seu tamanho e do espaço entre si, ou seja, daporosidade. Alguns materiais têm uma natureza elástica e, portanto, acapacidade de voltar ao volume inicial.
  • §Inércia térmica: indica a velocidade com que o substratoganha ou perde temperatura para o volume utilizado. Neste caso, édeterminante o conteúdo em água do mesmo.
  • §Capacidade de retenção de água: aágua no substrato pode ser classificadaem função da energia despendida por uma planta. A águafacilmente disponível (AFD) é utilizada para tensões de 10 a 50 cm.c.a. e aágua de reserva (AR) para tensões de 50 a 100 cm.c.a.

Para tensões superiores, a água é considerada de difícil utilização. Segundo “De Bood“, osubstrato ideal tem 25% do seu volume em AFD e 10% em AR. No entanto,esta característica depende muito do material utilizado. No caso da lã de rocha, a AFD+AR corresponde a cerca de 90% do seu volume total.

São várias as opções em substratos disponíveis para a hidroponia - Crédito Jorge Barcelos
São várias as opções em substratos disponíveis para a hidroponia – Crédito Jorge Barcelos

ðFatores químicos: As propriedades químicas dos substratos referem-se principalmente ao valor de pH, à capacidade de troca de cátions (CTC) e à salinidade (KÄMPF, 2000). São características importantes, especialmente em relação à disponibilidade de nutrientes para as plantas, e devem estar relacionadas com a fertirrigação aplicada (LUDWIG, 2010).

  • § Condutividade elétrica:expressa-seem dS/m e representa aconcentração de sais ionizados na solução aquosa do substrato e a suainfluência no potencial osmótico da solução. As soluções nutritivas sãocalculadas geralmente para valores de 1,5 a 3,0 dS/m.
  • §Acidez potencial: representa os ânions H+ absorvidos no complexo de troca eque se podem dissociar em H+ livres e conferir acidez à solução aquosa do substrato. O valor ideal de pH para a maioria das plantas cultivadas situa-se entre 5,5 e 6,5.

Substratos orgânicos

 

Misturas CH: resultam da mistura e correção de diferentes matérias, de forma a obter substratos orgânicos de elevada qualidade. As matérias-primasmais utilizadassão a casca de pinuscompostado e estabilizado, a fibra de coco, a turfa, a perlita e a espuma fenólica.

Os valores de pH e CE são controlados. Possuem boa capacidade de retenção de água, boa drenagem e bom arejamento.Utilizado em horticultura (morangueiros, entre outros), floricultura, ornamentais,florestais e também em jardinagem e gramados.

Fibra de coco

 

Produto natural obtido por desfibração da casca de coco, de onde se obtêm fibras do mesocarpo, fibras curtas (0,5 a 6 cm), fibras longas (>6 cm) e ainda pequenos filetes de estrutura mais compacta, designados “chips“.

Material 100% orgânico e constituído por partículas de lignina e celulose, com uma relação C/N de 80. É isento de aditivos químicos e biodegradável. Possui uma densidade aparente média de 75 kg de matéria seca por m3, com uma porosidade total superior a 80%.

Possui baixa condutividade e pH médio de 6,5. Não é totalmente inerte e possui uma capacidade de troca catiônica de 20 a 30 meq/l. Durante a sua utilização dá-se a liberação de potássio, que deve ser tomado em conta no cálculo dos planos de fertilização.

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro 2015  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Sombreamento natural desenvolve abelhas mais rápido e melhora qualidade do mel

Foto: José Maria Vieira Neto Abelhas precisam de sombra e água fresca. Estudo conduzido pela pesquisadora Maria Teresa Rêgo, da Embrapa Meio-Norte (PI), revelou que...

Irrigação das uvas de mesa exige cuidados

AutorGivago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com A irrigação da cultura da videira de mesa...

Polímeros orgânicos melhoram qualidade do pegamento de mudas

Luiz Marcandalli Mestre em Nutrição Mineral pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura CENA/USP   Atualmente, o Brasil possui aproximadamente sete milhões de hectares de florestas plantadas,...

Tecnologia brasileira ajuda a reduzir custos e prever safras

Com mais de 20 anos de experiência, especialista da Tbit comenta sobre novas soluções para o mercado sementeiro Uso de drones para vistoriar plantações, tratores...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!