29.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 4, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesTécnica da Embrapa ajuda a preservar araucária

Técnica da Embrapa ajuda a preservar araucária

A propagação vegetativa traz muitos benefícios para a agricultura brasileira, tanto para a preservação de espécies quanto para a economia. Um dos trabalhos realizados pela Embrapa Florestas, em Colombo (PR), é com a araucária, também conhecida como pinheiro-do-paraná.

No Brasil existe uma única espécie, a Araucaria augustifolia. O pesquisador Ivar Wendling estuda técnicas para produção precoce de pinhão com porte reduzido desde 2002. A escolha dessa árvore foi devido ao grande apelo e importância da semente para o consumo humano e para a fauna, e, também por estar ameaçada de extinção.

Além do pinhão, a madeira da araucária tem excelente qualidade para a indústria, na construção de móveis e na fabricação de celulose.

A propagação vegetativa é quando a reprodução é realizada de forma assexuada, ou seja, sem fecundação. Esta forma de multiplicação é feita por parte das plantas que originam indivíduos idênticos à planta-mãe – clones, sem variação genética.

Não é apenas por sementes que se reproduz uma planta

Normalmente, uma araucária-fêmea leva de nove a 12 anos para começar a florescer e de 12 a 15 anos para ter o pinhão. Uma árvore tem em média de 20 a 25 metros de altura. Com o desenvolvimento da técnica de enxertia por borbulhia em janela aberta, a Embrapa tem viabilizado pomares de pinhão com árvores de 2 a 6 metros de altura e em menos tempo, de seis a 10 anos.

A técnica da enxertia é a união de uma planta em outra por meio de um enxerto. A planta que recebe o enxerto serve de suporte e fornece o sistema radicular. Quando elas se desenvolvem, originam um único indivíduo, entretanto, cada uma delas preserva sua característica.

O método desenvolvido pela Embrapa utiliza a enxertia a partir de brotos da copa de uma planta adulta que já produz pinhão. Os brotos enxertados têm a idade da árvore da qual foram coletados, por isso, eles se comportam como adultos e, assim, começam a produzir pinhão e pólen em menos tempo.

“O nosso objetivo é que os produtores invistam no plantio da araucária tanto para o pinhão quanto para a madeira, produtos que geram renda. Além da antecipação da produção do pinhão, a tecnologia também permite saber previamente se a araucária será masculina ou feminina, sua época de produção e a qualidade do pinhão, possibilitando a formação de pomares para produção de pinhão”, explica Wendling.

Qualquer produtor pode fazer a técnica. Até o momento, o protocolo foi feito em viveiros da região Sul do país e parceiros no estado de São Paulo estão em treinamento.

A araucária está presente em quase toda a região Sul, nas regiões mais altas dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e, também em alguns trechos da Argentina e Paraguai.

Araucária para diversificar no campo

 O produtor Cleverson Coradin sempre plantou eucalipto em Colombo (PR) para explorar a madeira. Com o conhecimento do campo e com a parceria que tem com a Embrapa, decidiu, há três anos, fazer um teste e cultivar araucária para produção precoce de pinhão.

 “Achei interessante a proposta de produção precoce do pinhão. O que mais me chamou a atenção foi a rapidez.

ARTIGOS RELACIONADOS

A seringueira no Brasil

  Amauri Antonio de Mendonça Engenheiro agrônomo e chefe da Casa da Agricultura de Alvares Florence (SP) amauri.am@cati.sp.gov.br   A produção nacional de borracha no ano de 2010 foi...

Termotécnica mostra tendências para mercado de HF

Esta será a terceira edição que a Termotécnica expõe suas soluções DaColheita na Hortitec. “O evento é uma grande vitrine para apresentarmos as novidades...

Robô gera economia de 37 toneladas de ração por ano na suinocultura brasileira

Cada robô distribui ração para até 3 mil suínos

Embrapa promove primeiro dia de campo sobre produção de soja baixo carbono

A Embrapa promove, no dia 3 setembro, das 8h às 12h, na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR), o primeiro dia de campo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!