19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasTécnica exclusiva de manejo Biopotente aumenta a produtividade nas plantações

Técnica exclusiva de manejo Biopotente aumenta a produtividade nas plantações

Que a produção de grãos é uma das principais fontes de renda do Brasil não resta dúvidas. Só no biênio passado (2016/2017), a produção total de soja foi de 113,923 milhões de toneladas, segundo a Embrapa, e a expectativa do mercado é de 107 milhões de toneladas somente esse ano. Além da soja, outro mercado, como o algodão, está com expectativa de crescimento da área plantada em 20%, totalizando 1,13 milhão de hectares em todo o país.

Esse número positivo é resultado de um cuidado exaustivo dos produtores em relação ao manejo, plantio e controle de doenças e pragas, que é uma preocupação constante. Uma pesquisa de 2016 listou 10 pragas que são capazes de atacar e destruir a soja, das raízes até as folhas.

Em meio a esse aumento na produção e juntamente com a crescente preocupação com o combate às pragas, os químicos e os biológicos vêm disputando lugar no mercado para fornecer os melhores agentes para o manejo. Para aliar tecnologia, efetividade e sustentabilidade pesquisadores da região de Patos de Minas/MG desenvolveram o Manejo Inteligente Biopotente ” MIB.

Segundo o engenheiro agrônomo do Laboratório Farroupilha Lallemand, Robson Luz Costa, que tem acompanhado a implementação do MIB em todo país, o novo manejo tem se mostrado muito eficaz em culturas diversas. “Nós temos vários casos de sucesso em todo o Brasil, principalmente com soja, milho e algodão, com uma média de 9,6% de ganho depois que o produtor implementou o MIB“, conta Costa.

De acordo com Robson, o Manejo Inteligente Biopotente, quando trabalhado de forma correta, agrega valor ao solo e melhora a gestão ambiental, introduzindo vida ao solo e preservando as condições naturais da terra, que estavam sendo destruídas pelo manejo exclusivo de defensivos químicos.

MIB: A integração responsável entre manejo químico e biológico

 O conceito do Manejo Inteligente Biopotente é de utilização das ferramentas de forma adequada para aumentar a sustentabilidade no cultivo com a integração do uso de biológicos junto com manejo químico, cultural e comportamental. Desta forma, o MIB atua nas lavouras agindo diretamente nos patógenos e aumentando a produtividade e qualidade da cultura.

Robson ainda explica que essa integração é necessária, pois os biológicos ainda não substituem completamente o uso de agrotóxicos. “É concreta a efetividade dos Biopotentes na lavoura e entendemos que precisávamos usar todo o potencial de cada manejo para atingirmos os melhores níveis de eficiência, por isso desenvolvemos o MIB“, conta o agrônomo.

Além do sucesso nas culturas de soja, milho e algodão, o Manejo Inteligente Biopotente está ampliando os nichos de mercado. O MIB já está sendo implantado para plantação de cana, café, batata, cenoura e tomate, onde foram registrados casos de um aumento na produção de até 30%.

“Nosso objetivo é crescer cada vez mais e levar esse processo de produção consciente para todas as culturas já que qualquer cultivo pode se beneficiar com o MIB“, finaliza Robson.

Biopotentes: pesquisa, aplicabilidade e excelência

Os Biopotentes são resultado de anos de pesquisas, desenvolvimento e tecnologia para criação de um biológico com alto desempenho e controles rigorosos em todos os processos produtivos sendo utilizados no manejo de pragas e doenças da agricultura. Tudo isso sem desequilibrar o solo ou agredir o meio ambiente, o que garante resultados mais sustentáveis e lucrativos para produtores.

 

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Café: Ponto de colheita ideal vai além da cor

Tecnicamente, a colheita não deveria ser iniciada antes que os cafeeiros atingissem pelo menos 80% dos frutos maduros.

Algas marinhas: Proteção contra doenças?

AutoresTais Santo Dadazio Engenheira agrônoma, mestra, doutora em Proteção de plantas e professora de Fitopatologia - FIB e Unisalesiano tais.dadazio@hotmail.com Roque de Carvalho Dias...

FMC leva Projeto FMC Soja no Congresso ANDAV

Entre 12 a 14 de agosto, a FMC irá participar da 9ª edição do Congresso ANDAV – O Evento da Distribuição de Insumos Agropecuários, em São Paulo. “É...

Produtores de Espera Feliz são os campeões estaduais do 14º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

  Competição é a maior do país e contou com 2.060 amostras inscritas Dois produtores do município de Espera Feliz, na região das Matas de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!