28.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesTecnologia beneficia processos de hibridação de plantas em melhoramento genético 

Tecnologia beneficia processos de hibridação de plantas em melhoramento genético 

Crédito: Pioneer

Durante muitos anos, as técnicas de hibridação aplicadas aos processos de melhoramento genético de culturas como soja, milho e algodão ocorriam por meio de cruzamentos aleatórios de plantas a fim de alcançar a melhor genética possível. Porém, por falta interpretação dos dados, o que por ora muito complexos e volumosos, bem como assertividade para projeções, o lançamento de uma cultivar no mercado era muito demorado. Para reduzir esse tempo e atender mais rapidamente a demanda dos produtores, a TMG – Tropical Melhoramento & Genética – empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho que trabalha para entregar inovação ao campo, tem investido nos últimos anos em recursos tecnológicos para aprimorar seus procedimentos.  

A empresa desenvolveu uma base de dados (Big Data) criada a partir de anos de estudos feitos durante os processos de análise de linhagens e resultados de ensaios, com critérios como comportamento das plantas a doenças, produtividade, resistência a variadas condições climáticas e dados moleculares. “Com esse banco de dados, podemos ser mais assertivos nas análises sobre quais hibridações terão maior probabilidade de apresentar resultados positivos, o que tende a reduzir o tempo de testes até o lançamento de uma cultivar com as características desejadas”, explica Heitor Dias, coordenador de pesquisa na TMG. 

“Dispondo de uma combinação de tecnologias e análises ao longo do tempo podemos prever quais linhagens combinadas podem apresentar melhores tetos produtivos, resistência ou tolerância a doenças bem como, ser assertivos para a melhor região. A partir disso, podemos estimar em termos de probabilidade as hibridações, aumentando as chances de chegar aos resultados desejados em um menor período”, comenta Dias.  

Atualmente, a companhia realiza cerca de 171 mil hibridações por ano e prevê atingir a marca de 200 mil já em 2023. “Além do Big Data, investimos em plataformas customizadas, drones, sensores, iOT, automação de processos laboratoriais a fim de agilizar ainda mais a fase de estudos e testes. Hoje, para lançarmos uma cultivar no mercado, são necessários em média sete anos. Nossa meta é reduzir esse tempo para cinco anos em breve”, complementa o especialista. 

A TMG conta também com um laboratório de biotecnologia capaz de analisar geneticamente mais de 25 mil plantas por dia, gerando cerca de 40 milhões de dados moleculares por ano, o que associado aos estudos conduzidos em 35 casas de vegetação complementam o trabalho realizado pelos especialistas em melhoramento genético. As estruturas hoje ficam sediadas em Cambé, Paraná e Rondonópolis, Mato Grosso. A empresa possui 14 bases avançadas de pesquisa em melhoramento genético por seis estados, compondo as principais regiões produtoras brasileiras.

ARTIGOS RELACIONADOS

Gema de Minas leva seu selo de qualidade para Café Montes Claros

A família Gema de Minas está crescendo. A rede tem 23 anos de atuação no mercado com outras três marcas: Café Gema de Minas, Capelinha, Midiã e agora o Café Montes Claros, uma homenagem à capital do Norte de Minas Gerais.

Case IH é reconhecida por excelente inovação agrícola

Nova linha de trator Quadtrac AFS Connect 715 está entre os destaques do prêmio que reconhece os 50 produtos mais tecnológicos e inovadores do mercado.

Bauer apresenta equipamentos robustos e modernos

Com a tecnologia Irricontrol e atendimento da JS Irrigação, separadores e pivôs são destaque.

Tecnologia agrega controle de pragas no tomateiro

Formulação inovadora de CHASER EW garante alta performance contra pragas como a traça do tomateiro, antes mesmo de seu desenvolvimento nas lavouras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!