25.6 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioTecnologiaTecnologia como elemento fundamental no Agro

Tecnologia como elemento fundamental no Agro

José Luiz de Matos

Diretor Comercial da Seal Telecom para a região Sul

O Brasil se destaca pela diversidade da sua economia, com várias atividades que contribuem para o crescimento do País. O agronegócio, por exemplo, é um dos setores em evidência, pois, segundo levantamento realizado pelo Cepea/Esalq-USP, ele já representa quase 25% do PIB brasileiro e é um mercado em alta, tanto interna quanto externamente. 

O avanço do agronegócio está diretamente atrelado ao uso da tecnologia e às oportunidades que ela proporciona ao setor. As soluções em inovação podem ser a chave para o aprimoramento das práticas agrícolas, o aumento da produtividade e, consequentemente, das vendas. Tecnologias como uso de Big Data, Internet das Coisas (IoT, em inglês) e Inteligência Artificial já estão proporcionando diversos benefícios para fazendeiros, como eficiência na produtividade e maior controle na gestão da propriedade. Os sensores de IoT, juntamente aos recursos de cloud computing, automação e outras tecnologias podem levar a maiores rendimentos, diminuindo consideravelmente o consumo de insumos por hectare, além de reduzir o desperdício ao longo da cadeia de suprimentos e implementar processos sustentáveis de menor dano ambiental.

A tendência é que este crescimento no uso de ferramentas se mantenha nos próximos anos, gerando previsibilidade para as safras e garantindo a competitividade das propriedades agrícolas brasileiras tanto no mercado nacional, quanto mundial. A inovação no agronegócio tem sido a aposta para a retomada na produção pós-crise gerada pela pandemia do Covid-19.

Como a tecnologia está cada vez mais presente no agronegócio, diversas empresas brasileiras vêm desenvolvendo soluções que buscam otimizar o sistema de produção, minimizar custos e perdas no campo e, ainda, aumentar a rentabilidade. A tecnologia passou a ser peça imprescindível para a expansão do setor, não apenas para tornar a produção cada vez mais eficiente, mas também para gerar soluções para os problemas que aparecem. 

É necessário, portanto, intensificar o uso de ferramentas baseadas em satélites, inteligência artificial, big data, drones, entre outros, para firmar o Brasil como referência mundial em adoção de tecnologia no agronegócio. A inclusão de recursos de última geração no campo estimula o desempenho do setor agrícola brasileiro, consolidando o Brasil como um dos principais competidores mundiais no segmento. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Qual a relação entre os alimentos orgânicos e o meio ambiente?

Eduardo Petrelli, CEO da foodtech Diferente, explica que optar por esse tipo de comida não beneficia apenas a saúde.

Open Field Day 2020 mostra lançamentos para horticultura

Entre os dias 7 e 9 de julho, a Agristar do Brasil, empresa referência no desenvolvimento e comercialização de sementes de hortaliças, frutas e ervas, promoveu o Open Field Day Online 2020.

Tecnologia no plantio e produtividade

Você conhece a importância da tecnologia de máquinas no controle no tráfego agrícola?

Tecnologia contribui para a percepção positiva do brasileiro sobre o agro

Ferramentas de agricultura de precisão, por e'xemplo, levam mais sustentabilidade ao campo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!