26.6 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasTecnologia de origem natural pode minimizar efeitos climáticos nos cafezais

Tecnologia de origem natural pode minimizar efeitos climáticos nos cafezais

Café – Crédito: Bioatlantis

Em algumas regiões de São Paulo e Minas Gerais, produtores de café estimam quebra de até 40% para a safra 2021, devido ao impacto da estiagem e das temperaturas recordes que assolam os cafezais nos últimos quatro meses. A situação está adversa até para as lavouras irrigadas, mas no cultivo de sequeiro os problemas são mais evidentes.

“Os cafezais estão em plena florada e o problema é que a chuva foi muito fraca, mas suficiente para florir boa parte do pomar em algumas regiões, isso é muito ruim”, explica o engenheiro agrônomo Leonardo Duprat. “A baixa umidade aliada às temperaturas muito altas estão comprometendo essa etapa do ciclo. As temperaturas elevadas, aliadas à estiagem, causam um estresse enorme às flores, com isso a planta tende a abortá-las, o que pode gerar um efeito cascata. Se a florada for ruim, não vai haver um bom pegamento dos grãos e assim por diante”.

O estresse oxidativo, ou abiótico, ocorre em períodos de condições adversas como esta que estamos vivenciando, resultado do acúmulo de espécies reativas de oxigênio (ERO) de forma tóxica à planta. Tendo como consequência declínio no crescimento, no desenvolvimento e na produtividade das plantas.

Uma tecnologia de origem natural está disponível ao mercado com comprovada eficácia na redução dos danos induzidos pelo estresse oxidativo em lavouras. O fortalecedor de plantas Super Fifty® oferece um auxílio significativo para que os prejuízos não sejam ainda maiores. “É preciso manter o potencial que a planta ainda tem e não deixar que ela aborte mais nada. O uso do Super Fifty® se torna importante neste momento, para garantir a manutenção dos grãos recém-formados em chumbinho. Mesmo com o retorno das chuvas em breve, as temperaturas ainda estão altas e é uma fase crítica pra planta, portanto a aplicação é essencial para proteger a planta e minimizar os impactos”, afirma Duprat, que também é gerente técnico da BioAtlantis no Brasil, empresa Irlandesa de biotecnologia que está no mercado desde 2007.

Conforme Duprat, o ideal é aplicar a tecnologia iniciando-se na pré-floração, para minimizar desde o início as perdas. “No entanto, é plenamente possível obter resultados positivos aplicando nas fases de chumbinho/chumbinho expansão e ainda em dezembro/janeiro onde ocorrem aqueles veranicos associado as altas temperaturas. Desta forma, os cafeeiros estarão protegidos do estresse oxidativo, induzido pelo ambiente desfavorável, até a expansão dos frutos”.

O Super Fifty® quando aplicado três a cinco dias antes de um evento de estresse previsto, prepara a planta a tempo para se mobilizar e responder rapidamente ao estresse, desenvolvendo-se como se estivesse em condições não tão adversas. Ele ativa a fotossíntese e produz antioxidantes. O produto também é utilizado em frutas e hortaliças em geral.

Instagram @bio.atlantis

Facebook: www.facebook.com/bioatlantisbrasil

ARTIGOS RELACIONADOS

A tradição do pêssego dá espaço à cultura do figo

Embrapa e instituições parceiras realizam a Jornada Técnica da Figueira, que acontece no dia 25 de maio, no interior de Pelotas.  A cultura da...

Armadilhas ajudam no controle da broca-do-café

Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com Rafael Azevedo Arruda de Abreu Engenheiro Agrônomo e doutorando em Fitotecnia/UFLA rafaelarruda.agro@gmail.com   O...

Cool seed – A armazenagem que seu café merece

  Produzir café de boa qualidade é, atualmente, a alternativa mais viável para a cafeicultura brasileira, principalmente quando se pensa em viabilidade econômica. O processo...

Avanços tecnológicos ditam rumo da cafeicultura

Presidente do Conselho, Silas Brasileiro, concede entrevista à Embrapa Café com ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!