18.1 C
São Paulo
sábado, agosto 13, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Tecnologia no processamento de sementes em prol da qualidade

Tecnologia no processamento de sementes em prol da qualidade

Fotos Momesso
Fotos Momesso

A produção de sementes de alta qualidade é um tema que ganhou importância nos fóruns agrícolas devido à crescente demanda do mercado. No XXXV Ciclo de Reuniões Conjuntas da CSM-PR, um dos eventos mais importantes do setor, ele também foi destaque.

Além das discussões sobre características intrínsecas das variedades e técnicas de manejo, também foram abordados temas relevantes, como a evolução nos processos de beneficiamento e tratamento de sementes.

Conversamos com a Momesso, uma das apoiadoras do evento e que há mais de 50 anos atua nessa área. Segundo Evaristo Momesso Jr, diretor geral, a produção de sementes de qualidade é uma oportunidade de diferenciação para os produtores diante de um ambiente cada vez mais competitivo.

O executivo destaca que é preciso pensar na qualidade de forma ampla, contemplando o produto e também os aspectos sociais e ambientais de todo o processo. “Planejamento integrado com visão de longo prazo é importante para quem quer seguir o caminho da qualidade. A Momesso tem mostrado, com sucesso, que boas práticas no beneficiamento e tratamento de sementes otimizam a operação, conquistam novos mercados e podem se pagar em um curto espaço de tempo“, comenta o executivo.

O professor Marcos Paulo Ludwig, da UFRS, também palestrou sobre o tema a convite da Momesso, chamando a atenção para estudos que mostraram ganhos adicionais de produtividade usando máquinas de melhor qualidade no tratamento.

Evaristo comenta que o avanço do tratamento de sementes industrial também é reflexo da busca pela qualidade. “Para quem compra, é sinônimo de conveniência e segurança de que a semente de alto valor recebeu o tratamento adequado. Para quem produz, as vantagens também são grandes e vão além da qualidade final, pois as máquinas são totalmente automatizadas, a dosagem é precisa e não há desperdícios, o trabalhador tem mais segurança e os riscos de contaminação das áreas comuns é significantemente reduzido“.

Quanto ao beneficiamento, o executivo comenta a parceria com a europeia Cimbria, líder mundial em processamento de sementes. São máquinas que refletem o que há de mais moderno para padronização de lotes de alta qualidade. Em seus projetos de UBS, a Momesso trabalha com foco em quatro grandes linhas de resultado: melhoria do produto final, maior rendimento operacional, otimização de espaço com racionalização de obra, e redução significativa das emissões de pó.

Evaristo destaca que no mundo da qualidade, é preciso ir além da venda de máquinas. “Nossas equipes de campo atuam como consultores do cliente desde a primeira visita. Cada cliente tem uma necessidade diferente e precisamos entendê-las a fundo para entregarmos o melhor projeto no tratamento e no beneficiamento. E seguimos juntos mesmo depois da implantação, treinando os operadores, acompanhando os resultados e realizando manutenções programadas para garantir que tudo esteja sempre em ordem a cada safra“.

Estande da Momesso no evento da CSM-PR - Fotos Momesso
Estande da Momesso no evento da CSM-PR – Fotos Momesso

Inovação

Uma das iniciativas mais importantes da empresa é a criação do Centro de Excelência Momesso, um complexo dedicado à inovação e aprimoramento técnico, equipado com um centro de tratamento industrial de sementes, tratadoras onfarm, ampla linha de máquinas de beneficiamento e salas exclusivas para treinamento.

Essa estrutura também poderá ser usada por clientes e pela comunidade científica em seus estudos sobre processos de qualidade ou para a qualificação de equipes, estando disponível a partir de março de 2017.

Essa matéria você encontra na edição de outubro 2016 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Grãos Tecnologia no processamento de sementes em prol da qualidade