29.3 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 12, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosTecnologia para potencializar a nutrição vegetal e qualidade das lavouras

Tecnologia para potencializar a nutrição vegetal e qualidade das lavouras

Cláudio Gusmão e Breno Bordin, da Satis, junto com o cafeicultor Geraldo Gussoni - Fotos Luize Hess
Cláudio Gusmão e Breno Bordin, da Satis, junto com o cafeicultor Geraldo Gussoni – Fotos Luize Hess

Sediada em Araxá (MG), a Satis é especializada em produtos de nutrição vegetal foliar que proporcionam melhor absorção de nutrientes e potencializam a capacidade produtiva das lavouras. A empresa desenvolve as soluções com base em intensas pesquisas que reforçam a importância da nutrição vegetal como fator chave para altas produtividades.

Com cerca de 20 anos de mercado, a Satis conquistou seu crescimento a partir do desenvolvimento contínuo de novos produtos que atendam às demandas do campo e com abertura de novos mercados, estando presente hoje em todo território brasileiro. Os resultados conquistados por seus clientes revelam a relevância do trabalho que vem sendo desenvolvido em diferentes culturas.

É o caso na região Araguari, em Minas Gerais, grande produtora de café e que enfrenta a ocorrência da Pseudomonas (Mancha Aureolada), bactéria que se desenvolve especialmente em noites frias com alta umidade. Breno BordinPelazza, representante técnico de vendas da Satis revela que o produto Fulland apresentou bons resultados no controle da doença, através da potencialização da autodefesa do vegetal. “Trabalhamos a associação do Fulland com o Sturdy em prol da bioativação e consequente desenvolvimento do metabolismo vegetal“, explica. O intervalo de aplicação deve ser realizado entre 30 e 45 dias, mas se a bactéria já estiver instalada na área, o intervalo deve ser reduzido para 10 ou 15 dias.

O cafeicultor Geraldo Gussoni está satisfeito com os resultados dos produtos Satis - Fotos Luize Hess
O cafeicultor Geraldo Gussoni está satisfeito com os resultados dos produtos Satis – Fotos Luize Hess

Palavra do Produtor

 

Geraldo Gussoni, produtor de café, já soma 20 hectares de lavoura nova (um ano) e 20 hectares de lavoura adulta (dez anos) nas fazendas Macaúbas e Araras, respectivamente, ambas no município de Araguari (MG). Referência no uso de tecnologias na cafeicultura, ele alerta para a existência de novas doenças e reforça como a nutrição vegetal foi importante para a solução dos problemas encontrados. “Preciso estar em contato com o que há de novo em termos de produtos. Buscamos sempre informações, e o Marcos Vinicius Egae Portel, engenheiro agrônomo da Biosfera, revenda da Satis em Araguari, me orienta na escolha de produtos. Sou cliente da Biosfera há dois anos e estou muito satisfeito com os resultados dos produtos Satis“, diz Gussoni, que já chegou a colher 90 sacas por hectare, e espera para esse ano 80 sacas.

Recentemente, sua lavoura sofreu sérios danos com um forte ataque da mancha aureolada. Ele conta que fez a aplicação de alguns produtos, mas sem sucesso. Então, por recomendação de seu agrônomo, investiu na combinação do Fulland com o Sturdy, outro produto da Satis que atua no potencial energético da planta. “O ataque dessa bactéria é muito rápido. Mas apliquei os produtos e dentro de poucos dias vi o resultado. Foi realmente muito eficiente“, lembra.

A mancha aureolada inicia na folha e pode secar até o ramo. Depois da aplicação das duas soluções, novos ramos começaram a brotar, e 30 dias depois da primeira aplicação, voltou a utilizar os produtos como preventivo. “Vou manter essa frequência de aplicação“. Fico muito feliz que exista alguma solução que tenha efeito contra esse mal. Faço o investimento nesse produto na certeza de que terei resultados eficientes e positivos”, conta o produtor.

Essa matéria você encontra na edição de março 2018 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Frutas, verduras e legumes saudáveis por mais tempo e livres de microrganismos

Produzidas em EPS (isopor®), com tecnologia e designs próprios, as conservadoras para acondicionamento e transporte de frutas, legumes e verduras (FLV) da Linha DaColheita,...

Castanhal Conquista Selo “Fair Trade“

Empresa é a primeira fabricante de sacos de juta no mundo a ser certificada pela Aliança de Sustentabilidade para o Comércio Justo - FairTSA   A...

Vantagens do plantio de morangos em slabs

Heini Cesar Holler Engenheiro agrônomo da Bella Horta Estufas Agrícolas bellahorta@viavale.com.br Os slabs, que são sacos de polietileno preto e branco para serem preenchidos com substratos...

FMC consagra portfólio para Hortifrúti

A FMC AgriculturalSolutions participa há 15 anos da Hortitec, considerada a principal vitrine da América Latina, para apresentar inovações e lançamentos em hortifrúti. “Nosso...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!