13 C
São Paulo
domingo, junho 26, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Tecnologia Tecnologia reduz em mais de 90% emissão de substâncias tóxicas no ar

Tecnologia reduz em mais de 90% emissão de substâncias tóxicas no ar

Crédito Divulgação

No processamento pós-colheita de grãos é preciso cumprir obrigações ambientais ao longo da cadeia produtiva. Uma etapa fundamental é o processo de secagem e armazenagem, que vêm recebendo atenção redobrada das agências ambientais, para que sejam realizados da forma mais eficiente e com o menor impacto possível, preservando a saúde de trabalhadores, da população e do meio ambiente.

Com o objetivo de diminuir a emissão de materiais particulados, ou seja, poeira, a Dryeration, empresa gaúcha pioneira em tecnologias para secagem, desenvolveu o Sistema de Despoeiramento (DRY-SP), que reduz a emissão de particulados em mais de 90%.

Segundo a empresa, além dessa redução da poeira, o sistema também melhora o desempenho de secadores de grãos convencionais. “Sua tecnologia é totalmente nacional, com modelos desenvolvidos conforme a necessidade do cerealista, além de fácil instalação”, descreve a fabricante.

O Sistema de Despoeiramento é dinâmico e autolimpante e atende às exigências dos órgãos ambientais. “Ele integra simultaneamente as funções de exaustor e de despoeiramento em um único equipamento acoplado ao secador, com excelente performance, especialmente, na secagem de milho, arroz e soja”, explica o diretor-presidente da Dryeration e responsável técnico pelos projetos, Otalicio Pacheco da Cunha.

“O dispositivo aspira e filtra o ar na torre de secagem, enquanto direciona as partículas para a câmara de queima. Com isso, somente o ar limpo vai para o meio ambiente”, complementa o fundador da empresa, com sede em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul.

O especialista explica que, ao acelerar a passagem de ar na torre, com alta eficiência na filtragem de partículas, ocorre um aumento na produtividade do secador. “No caso de películas de milho, a redução de particulados chega a 98% de eficiência”, afirma Cunha.

O diretor-presidente destaca ainda que a Dryeration é especializada em secadores de grãos de alta performance. “Além de oferecer ao mercado uma tecnologia que, praticamente, elimina os particulados que poluem o meio ambiente, ainda melhora o desempenho dos secadores de grãos convencionais”, ressalta. Segundo ele, o sistema é desenvolvido para se ajustar a cada secador, praticamente eliminando a emissão de partículas.

A Dryeration, que tem mais de 40 anos de expertise e pesquisa, ressalta que seu portfólio conta com tecnologias destinadas à secagem e conservação de grãos, e software de armazenagem. A empresa atende indústrias, cooperativas, produtores e fábricas que trabalham com processos de pós-colheita.

Inicio Tecnologia Tecnologia reduz em mais de 90% emissão de substâncias tóxicas no ar