20.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioEventosTecnologias para produtividade e eficiência na Agrishow 2022

Tecnologias para produtividade e eficiência na Agrishow 2022

Uma pesquisa de 2020 da consultoria McKinsey mostrou que 40% dos agricultores brasileiros investem seus lucros em máquinas novas e 34% em tecnologias relacionadas aos insumos. Esse relatório comprova que os produtores rurais estão sempre em busca de inovação e tecnologia para aplicação no agro brasileiro. 

“Nesse contexto, o termo Agro 5.0 é mais que um conjunto de novas ferramentas para o agricultor, é uma atualização no lifestyle da cadeia como um todo. A mais recente geração de modelos de produção agrícola traz consigo um leque de novidades, sempre envolvendo a questão tecnológica”, avalia João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas. 

O Agro 5.0 prevê uma agricultura de precisão, com utilização de máquinas autônomas, aumento da conectividade, coleta de dados e IoT (Internet das Coisas). “Contudo, para o Brasil prevalecer na agricultura 5.0 e se manter competitivo no mercado internacional é preciso se atentar a questões fundamentais como a conectividade rural e a capacitação da mão de obra”, pondera Marchesan. 

Para ver as novidades tecnológicas para o agro brasileiro, acontece, de 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a 27ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. Os lançamentos apresentados pelas mais de 800 marcas expositoras do Brasil e do exterior vai atender as demandas do produtor rural em termos de produtividade, eficiência, sustentabilidade, diminuição de custos e aumento de rentabilidade. 

Para Marchesan, a modernização de máquinas, equipamentos e ferramentas são uma constante no universo agro. “A nova geração de máquinas, por exemplo, conta com inteligência artificial, garantindo produtividade e precisão do plantio à colheita. Certamente, o produtor antenado que desfrutar da oferta de tecnologia colherá bons frutos de lucratividade”, explica. 

Ele analisa ainda que a Agricultura 5.0 vai afetar a cadeia agrícola de diferentes formas: maior produtividade, agilidade das entregas, qualidade dos insumos, redução ou quebra de custos desnecessários, escassez de mão-de-obra. 

Na área de tecnologia, a Agrishow 2022 contará com o Pavilhão de Inovação, onde as startups apresentarão suas soluções e inovações tecnológicas para contribuírem com as atividades nas fazendas, e com o Prêmio Agrishow de Startups, com o objetivo de premiar três startups que apresentem as melhores soluções para o agronegócio. 

Com 520 mil m2 de área, a Agrishow 2022 espera receber mais de 150 mil visitantes do Brasil e do exterior. O evento é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, e é organizado pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto. 

Mais informações:

AGRISHOW 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

Data: 25 a 29 de abril

Local: Rodovia  Antônio  Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)

Horário: das 8h às 18h
www.agrishow.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Citros: Cinturão atinge a maior produtividade da história

Há quase 40 anos o Brasil se tornou líder mundial na produção de laranja. De acordo com dados do USDA (2019), o País responde atualmente por 37% da produção global de laranja, 64% da produção de suco de laranja e 79% do comércio internacional de suco de laranja.

Análise traz novas estimativas dos citros

O mercado de laranja apresentou continuidade da elevação de preços, como em setembro e outubro

Goodyear apresenta na Agrishow linha completa de pneus

A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, estará presente na 29ª edição da Agrishow, a maior feira do setor da América...

Brócolis: Dobra produção em duas décadas

No mundo, a área plantada e a produção de brócolis e couve-flor quase dobrou nos últimos 20 anos (Gráficos 1 e 2). Atualmente, a área mundial plantada com estas duas hortaliças é de 1.395.152 hectares, produzindo-se cerca de 25.984.758 toneladas e com produtividade média estimada em 18,62 toneladas por hectare.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!