27.3 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosTelas de sombreamento: indicações para o cultivo da videira

Telas de sombreamento: indicações para o cultivo da videira

Foto: Glaucio Genuncio

Glaucio da Cruz Genuncio
Doutor e professor de fruticultura – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
glauciogenuncio@gmail.com

Conceitualmente, as telas de sombreamento ou malhas agrícolas utilizadas nos telados de produção de uva contêm aditivos que possibilitam uma alteração morfofisiológica, objetivando ganhos em produção, assim como a melhoria de variáveis organolépticas.

As telas de sombreamento devem possuir propriedades que melhorem características, tais como: a retenção de radiação, que para a uva deve estar entre 18 a 20%, coloração, segundo alguns artigos, vermelha, para aumentar a produção de giberelina e auxina nas videiras, ou a mais utilizada pela maioria dos viticultores, de cor branca.

 De modo geral, as telas específicas para o cultivo da videira, em uma determinada fase do ciclo reprodutivo, são confeccionadas em PEAD (polietileno de alta densidade), por permitirem um maior controle do microclima em ambientes sombreados, sem o comprometimento da movimentação do ar.

Além disso, busca-se a proteção dos cachos contra intempéries, como a chuva, o granizo e parte da radiação UV. Relatos de alguns produtores de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) afirmam que o melhor uso da tela é na formação das bagas.

Assim, pode-se perceber que o uso destas telas é de caráter temporário e em videiras com maior valor agregado, o que corrobora com a aplicação de telas em videiras plantadas nas diversas regiões do mundo, que preconizam a alteração de condições ambientais (radiação qualitativa, principalmente), por interferem decisivamente no desenvolvimento do cacho.

Incremento na produção

Segundo Gonçalves (2007), ao conduzir a uva Niágara Rosada com nível de sombreamento de 30%, pode-se observar um aumento de peso dos cachos neste sistema, apesar de o sombreamento ser de filme plástico, e não com tela, porém, demonstra que o sombreamento pode ser um fator favorável no cultivo da videira, quando bem conduzido.

Já Bernardo (2021), ao analisar a influência do uso de telas no cultivo de uvas da espécie “Betitaka” (Vitis vinífera), no município de Capão Bonito, concluiu que o uso do telado de coloração vermelha induziu um maior crescimento vegetativo e produção de frutos para a uva Benitaka, além de melhorar os teores de sólidos solúveis (BRIX).

O uso de tela de sombreamento, segundo esta mesma autora, melhorou às condições microclimáticas, o que proporcionou condições de temperaturas próximas às ideais para a formação de cachos da videira.

Manejo

A aplicação do telado deve ser de acordo com o estádio reprodutivo da planta, sendo este um fator limitante, pois a recomendação é colocar uma tela móvel por cima da videira.

Assim, o mais recomendado para tal é o sistema em “Y”, conforme foto.

Fotos: Glaucio Genuncio

A aplicação da tecnologia no estádio reprodutivo exato é essencial. Ao se aplicar a tela antes, pode-se reduzir a produção de massa vegetal, e assim favorecer a redução na produção de cachos, tanto em massa como em número de frutos.

Investimento

Ao somar o custo de mão de obra, o investimento na tela e no sistema de espaldadeira, pode-se chegar a um valor entre R$ 75,00 a R$ 100,00/m2, porém, com uma vida útil que pode facilmente ultrapassar 10 anos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Morango: Como otimizar o cultivo em calhas

As calhas de poliestireno (isopor®) da Growing Frutas Almeida Santos estão consolidadas nas principais regiões produtoras de morango e em tantas outras que despontam para o cultivo desses apreciados frutos.

Pepino indústria é boa opção de cultivo

O cultivo de pepino indústria é uma escolha inteligente para agricultores buscando uma produção estável e rentável.

Como iniciar a produção de pitaias

Quando o produtor tem interesse em iniciar a produção de pitaias, ele deve se atentar a fazer um planejamento de alguns aspectos.

Aplicativo auxilia produtores na gestão da propriedade rural

Os aplicativos para mobile e desktops transformaram a vida moderna, tanto nos assuntos pessoais como nos corporativos, facilitando a comunicação e o controle de processos produtivos, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!