26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioEventosEncoffee 2023

Encoffee 2023

O evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril, no Palácio de Cristal, em Uberlândia (MG).

A temporada 2023 de eventos do agro já começou e a agenda do Grupo Conecta está a todo vapor. O Encoffee – Encontro de Gestão dos Cafeicultores 2023 está confirmado para o mês de abril e, como sempre, apresenta conteúdo de alto nível, promove troca de experiências e vai traçar os rumos da cafeicultura brasileira.

Nesta edição, especialistas vão analisar os primeiros passos do novo governo e as mudanças nos aspectos políticos e econômicos, mercado do café, tendências, perspectivas, gestão de risco e sucessão familiar.

Divulgação

Dentre os palestrantes, nomes como o do analista de inteligência de mercado da StoneX, Fernando Maximiliano, destacará as perspectivas de mercado, e a do economista Luís Artur Nogueira, educador financeiro e âncora na TV Jovem Pan, além de Presidentes e representantes das principais cooperativas do país, falando sobre tendências, manejo, gestão de risco, cenários políticos e econômicos, mudanças climáticas, carbono neutro e tecnologia.

“O calendário esse ano do Grupo Conecta esta surpreendente, com novos eventos, inclusive em um cruzeiro. E começar a nossa agenda com o Encoffee em um lugar lindo como o Palácio de Cristal envolve um sentimento de gratidão a um setor tão importante e tradicional para o Brasil como é a cafeicultura. Sabemos que os produtores vivem tempos desafiadores, mas esta edição do nosso evento vai levar informação e abrir os caminhos da oportunidade”, conta Luciana Martins, Diretora Executiva do Grupo Conecta.

Importância da cafeicultura nacional

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café verde. Em janeiro, abrindo a temporada 2023, o Brasil embarcou 2,8 milhões de toneladas. Os dados do Conselho Nacional do Café também mostram um recuo na receita e nos preços dos grãos.

Mesmo assim, o mercado internacional acena de forma positiva para a cafeicultura, referente a preços e aumento dos embarques. Só no ano passado, pelo menos 300 mil fazendas de café mantiveram o Brasil como maior produtor e exportador mundial.

“As mudanças climáticas já interferem na vida do cafeicultor. No sul de Minas Gerais, por exemplo, centenas de propriedades foram castigadas pelos temporais e granizo. Enquanto isso, os olhos do mundo estão voltados ao Brasil e à produção sustentável. A Europa recentemente lançou um ‘pacto verde’ com meta de descarbonização, que vai interferir diretamente no agro brasileiro. Por isso, é importante ampliar o conhecimento”, conta Danilo Bomfim, sócio e Diretor de Produção do Grupo Conecta.

Participação

Cerca de 500 participantes já confirmaram presença, além de dezenas de empresas e cooperativas como Coagril, Amoca, Coopadap, Minasul, Expocaccer, Coopercam, Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG), Coopama, Nater Coop, Coopmac, Capebe, Carmocer, Cocapil, Coopervitae, Casul, Cocapec, Coabriel, Coocacer, Cooxupé, Sindicato Rural de Indianópolis, Sindicato Rural de Uberlândia, Sindicato Rural de Nepomuceno, Coopercitrus, Sindicato Rural de Franca, Cafenato, Carpec, Coopervass, Coopadap, Coagril, Sindicato Rural Nepomuceno, Aca, Coocacer, Casa do Adubo, Expocaccer, Sindicato Rural de Uberlândia, Cocapec e Coopervass.

ARTIGOS RELACIONADOS

Syngenta fortalece seu apoio ao sistema de distribuição

Iniciativas como o Centro de Excelência, Acessa Agro e a fintech Syde, além dos produtos oriundos da inovadora PLINAZOLIN® technology estão entre os destaques da companhia para o evento.

Mitos e verdades sobre o cultivo de eucalipto

  José de Castro Silva Doutor em Engenharia Florestal e professor da Universidade Federal de Viçosa Vinícius Resende de Castro Doutor em Engenharia Florestal   No Brasil, as grandes culturas...

Patrulha rural: Rede de fazendas protegidas

O 46º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais implantou na zona rural de Patrocínio (MG) os projetos “Patrulha Rural“ e “Rede de Fazendas...

FIAGRO: evento gratuito aborda benefícios para o agronegócio

As vantagens do FIAGRO e como obter fundos para usar no negócio são alguns dos assuntos que serão abordados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!