28.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiTerramar - Tecnologia sem limites

Terramar – Tecnologia sem limites

Gráfico produtividade - Terramar
Gráfico produtividade – Terramar

 

O mercado global de bioativadores deve alcançar o valor de U$ 3,29 bilhões em 2022, segundo uma projeção da consultoria norte-americana MarketsandMarkets. O crescimento é devido à implementação de práticas sustentáveis na agricultura, maior facilidade de explicação dos produtos e menor toxicidade tanto para o ambiente natural como para a saúde humana, limitando o uso de químicos prejudiciais.

Os produtos bioativadores contêm substâncias ou microrganismos que estimulam processos naturais na planta para promover a absorção e a eficiência de nutrientes, bem como a tolerância ao estresse. Um exemplo destas substâncias são as algas Ascophyllumnodosum, que vivem todo o seu ciclo de vida em região entre marés no mar do Atlântico Norte.

Evolução agrícola

Crédito Defensive
Crédito Defensive

Algumas culturas vêm se destacando no uso crescente de bioativadores, como cana-de-açúcar, algodão e milho. O uso foliar foi o que mais se destacou, pois os produtores preferem a eficiência com uso mais simples, menos trabalho, absorção mais rápida e maior produtividade.

Hoje, muitas empresas participam desse mercado, porém, poucas investindo em pesquisa e desenvolvimento para reduzir os preços dos ingredientes ativos. A popularidade dos produtos bioativadores depende do entendimento dos constituintes, suas concentrações e os seus benefícios para a cultura.

A ciência por trás de cada produto explica o modo de ação e a qualidade inerente de cada empresa. Por exemplo, explicar como a alga Ascophyllumnodosum atua no vegetal é peça fundamental para o sucesso no uso. O aumento de produtividade, qualidade e maior tolerância a situações de estresse está diretamente ligado à ativação de enzimas e sinalizadores no interior das plantas. O produtor que tiver pleno conhecimento dos constituintes e sobre como eles atuam nas plantas saberá o melhor momento de aplicar para ter resultados satisfatórios.

Solução

A empresa Brandon da Irlanda, por meio de seu distribuidor exclusivo no Brasil – o GupoDefensive&Agrovant, possui o produto com a maior concentração de Ascophyllumnodosum do mercado.

Terramar possui Bioativos Marinhos® que garantem performance às plantas (480 g/L de extrato seco de Ascophyllumnodosum). A tecnologia inerente da empresa consegue quebrar as cadeias de carboidratos em partes realmente pequenas, que se encaixam perfeitamente nos receptores das plantas, ativando e sinalizando processos bioquímicos vitais.

Essa matéria você encontra na edição de agosto da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Liberação lenta de nutrientes reduz perdas

Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma, doutora em Agronomia (UFU) robertacamargoss@gmail.com José...

Superpopulação de bicudo-do-algodoeiro é grave ameaça à atual safra de algodão

Forte pressão da praga preocupa especialmente nos estados da Bahia e Mato Grosso

Lagartas reduzem produção e qualidade da fibra do algodão

O algodão (Gossypium spp. L.) é uma planta da família Malvaceae, possui grande ...

Fonte de energia limpa e renovável, Biomassa é tema de evento na próxima semana em Ribeirão Preto

  O 1º Seminário Biomassa da Cana-de-açúcar & Cia vai discutir tecnologias e tendências voltadas à biomassa da cana-de-açúcar; evento acontece nos dias 12 e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!