27.6 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiTipos e variedades de melão

Tipos e variedades de melão

Existem melões com casca amarela, verde ou com uma mistura das duas cores, redondos ou alongados e com polpa de cor variável

Crédito DuPont
Crédito DuPont

A escolha do material de plantio adequado é uma decisão importante para o sucesso do cultivo do meloeiro. Assim, o primeiro passo a ser considerado pelo produtor é avaliar aspectos de cultivares de polinização aberta e de híbridos disponíveis no mercado, tais como: potencial produtivo, duração dos estádios de desenvolvimento (vegetativo, reprodutivo), características do fruto (formato, peso médio, espessura da polpa e da casca), sabor, aroma, conteúdo de sólidos solúveis e textura).

 

Características

Os principais tipos de melão produzidos comercialmente pertencem a dois grupos: inodoros ou aromáticos, que são facilmente reconhecidos por terem características claramente observáveis.

â–º Amarelo: pertencente ao grupo dos inodoros, é também conhecido como melão espanhol. Tem casca amarela e polpa variando de branca a creme. Os frutos apresentam formato redondo ovalado. Por ser mais resistente ao manuseio e por apresentar boa conservação pós-colheita, é o tipo mais cultivado em todo o Brasil.

â–º Cantaloupe: pertence ao grupo dos aromáticos. Apresenta a casca rendilhada, com formato esférico e polpa salmão. Exige um manuseio mais cuidadoso e utilização de processo de refrigeração durante a pós-colheita.

â–º Charentais: pertencente ao grupo dos aromáticos, possui casca lisa, verde-clara e reticulada (costelada), forma arredondada e às vezes achatada, e polpa salmão. Algumas variedades possuem leve rendilhamento.

â–º Gália: pertencenteao grupo dos aromáticos, é arredondado, com casca verde no início e amarela quando o fruto está maduro. A coloração da polpa varia de branco a branco-esverdeada. Possui rendilhamento menor que os cantaloupes.

â–º Orange: pertence ao grupo dos aromáticos, é redondo, de casca lisa e cor creme, com polpa laranja-escura ou creme-esverdeada. Exige manuseio cuidadoso.

â–º Pele de sapo: pertencente ao grupo dos inodoros, recebeu esse nome pela coloração de sua casca: verde-clara com manchas verde-escuras, levemente enrugada e dura, com polpa creme-esverdeada. Dentre os melões comercializados, é o tipo de maior tamanho.

Demanda

No Brasil plantam-se, principalmente, cultivares de melão do grupo Inodorus, tipo “amarelo“, entretanto, há uma tendência de mercado no aumento da demanda por melões do grupo Cantalupensis, aromáticos, de polpa salmão, com bom sabor e maior teor de açúcar (ºBrix).

Fonte: CTP (www.cpt.com.br)

 

 

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Crescimento do PIB agrícola é repercutido durante a Bahia Farm Show 2017

A safra deste ano foi a principal responsável para o incremento do PIB agrícola nacional. O setor teve aumento de 13,4% neste trimestre, em...

Nova geração de tomates híbridos enriquecidos com licopeno

Maria Esther de Noronha Fonseca Leonardo Silva Boiteux Pesquisadores da Embrapa Hortaliças " Brasília (DF) Importância do licopeno: o sinal vermelho contra o câncer " o pigmento...

Genética – Gargalos ainda existem

  Luiz Jorge da Gama Wanderley Junior Engenheiro agrônomo e diretor-gerente da Hortivale luizjorge@hortivale.com.br Roberto de Albuquerque Melo Professor de Horticultura Geral da UFRPE   A comunidade científica tem se dedicado...

Presente original: Isla lança kits descontraídos de sementes

Presenteie com sementes, cultive a natureza e as boas energias!  A temporada das festas de Final de Ano está chegando e com ela as dúvidas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!