23.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Notícias TMG destaca cultivar com resistência à pústula bacteriana durante Expodireto Cotrijal

TMG destaca cultivar com resistência à pústula bacteriana durante Expodireto Cotrijal

 

TMGA TMG 7262 RR é um dos destaques que a Tropical Melhoramento & Genética (TMG) está mostrando para a Expodireto Cotrijal 2015 em Não-Me-Toque-RS. A cultivar possui como uma das principais vantagens a ampla adaptação para época de plantio. De acordo com o Gestor de Mercado e Sementes da empresa, Osmair Mendonça, essa característica faz com a cultivar seja indicada para áreas que abrangem o estado Goiás até o Uruguai, mas, lembra que “o produtor deve procurar saber qual a melhor época de plantio de acordo com a latitude da região em que planta para obter o melhor potencial produtivo da cultivar“.

Com relação à reação às doenças, a TMG 7262 RR, é dotada a Tecnologia Inox®, que confere resistência à Ferrugem asiática; resistente ao Cancro da haste, a Mancha olho-de-rã e à podridão radicular de fitóftora e moderadamente resistente ao Oídio. Além dessas características, o material chama a atenção pela resistência à pústula bacteriana, Xanthomonas phaseoli. Este é um importante diferencial, conforme explica Mendonça. “Atualmente no Brasil esta doença não tem demonstrado muitos ataques devido à utilização de longa data de materiais dotados de resistência genética a ela. Porém, com a entrada de germoplasma oriundo de países vizinhos, que não possuem essa característica, estamos correndo o risco de colocar em perigo a sanidade das novas lavouras“.

Mauro Stertz avalia a cultivar TMG 7262 RR
Mauro Stertz avalia a cultivar TMG 7262 RR

A pústula bacteriana causa grande desfolha das plantas, impactando diretamente na produtividade da cultivar.  Além disso, ela é porta de entrada para outra bactéria de maior gravidade e que ainda não se vê no Brasil, o fogo selvagem, Pseudomonas Syringae pv. tabaci. Esse fato é preocupante conforme destaca o gestor da TMG, pois causa desfolha drástica e leva a morte de plantas, comprometendo fortemente a produção. “A cultivar dotada de resistência a pústula bacteriana, sem dúvida confere mais sanidade às lavouras e por consequência gera maior segurança ao produtor que optar pelo material“.

A TMG 7262 RR ainda tem um tipo de crescimento semi-determinado e ainda é tolerante ao acamamento. Estas informações e o portfólio de cultivares da TMG estão sendo apresentados durante a Expodireto Cotrijal pela equipe de Desenvolvimento de Mercado da empresa.

O produtor de Cruz Alta-RS, distante 110 km de Não-Me-Toque-RS, Mauro César Stertz, esteve no stand da TMG e aproveitou para avaliar a TMG 7262 RR. “Planto as cultivares da TMG há 3 anos. A TMG 7262  possui um bom engalhamento, germina muito bem e se desenvolve bem também.  Com certeza se investir em tecnologia nas demais etapas de plantio unido a escolha dessa cultivar, o sucesso é garantido“.

Inicio Notícias TMG destaca cultivar com resistência à pústula bacteriana durante Expodireto Cotrijal