24.6 C
Uberlândia
sábado, junho 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasTMG realiza cerca de 80 mil fenotipagens de algodão, soja e milho...

TMG realiza cerca de 80 mil fenotipagens de algodão, soja e milho por ano

Análise especializada de sintomas, características, expressões e comportamentos das plantas é fundamental para o desenvolvimento de cultivares resistentes a diferentes doenças e condições climáticas.

Elevar a produtividade de culturas agrícolas como algodão soja e milho é desafiador, especialmente em razão do cenário de constantes mudanças climáticas e surgimento de doenças. Cada vez mais, faz-se necessária a busca por técnicas que assegurem o desenvolvimento de cultivares resistentes a diferentes patologias e condições extremas de clima. Penando nisso, a TMG — Tropical Melhoramento & Genética — empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho que trabalha para entregar inovação ao campo –, analisa cerca de 900 mil plantas anualmente pelo processo de fenotipagem.

De acordo com o coordenador de pesquisa da empresa, Heitor Dias, esse processo é essencial. “Precisamos validar os marcadores genéticos e garantir através das fenotipagens as características desejadas dos materiais gerados pelo programa de melhoramento, e para isso é necessário fazer um trabalho minucioso de observação”. Ele comenta que são consideradas características, sintomas, expressões e comportamentos atrelados a diversas doenças, além da reação das plantas em variados tipos de clima, com o objetivo de selecionar para o Programa de Melhoramento Genético as mais resistentes de acordo com os critérios estabelecidos.

Heitor explica que a fenotipagem costuma ser realizada após os processos de análise de DNA das plantas (genotipagem), onde é feita uma seleção de acordo com as características genéticas que indicam resistência a determinadas patologias comuns no campo em diferentes condições climáticas. “É importante termos essa análise anterior para sermos mais assertivos na fenotipagem, a fim de validarmos os marcadores biológicos com mais agilidade.” afirma.

Manutenção e atualização de banco de dados

Em razão das muitas diferenças entre os DNAs das plantas, esse trabalho é considerado minucioso pelo número de informações geradas para estudo. Por essa razão, a empresa desenvolveu uma base de dados (Big Data), criada a partir de estudos feitos durante esses processos de análise de materiais e resultados, com critérios como comportamento das plantas a determinadas doenças, sua produtividade, resistência a variadas condições climáticas e dados moleculares. “Com esse banco de dados, podemos ser mais assertivos nas análises sobre quais plantas terão maior probabilidade de apresentar resultados positivos”, explica Dias.

Para finalizar, o especialista comenta que a TMG se atenta à necessidade de manter o seu portfólio de doenças sempre atualizado, a fim de atender as necessidades mais atuais do produtor rural. “Atualmente, temos em nosso portfólio de fenotipagens internas, vetores de mais de 30 patologias distintas e essa base é atualizada constantemente. Fungos, bactérias e outros agentes patológicos se adaptam e precisamos estar atentos a isso”, finaliza.

Sobre a TMG   A TMG — Tropical Melhoramento e Genética, empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho trabalha para entregar inovação ao campo, contribuindo para atender a demanda mundial de grãos e fibras de forma sustentável. Em 2021, completou 20 anos de atuação em todo o Brasil. A matriz da TMG está localizada em Cambé (PR), e tem unidades nos Estados de Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul, principais regiões produtoras brasileiras com ensaios e experimentos de campo. Na safra 2020/21, conquistou a liderança do mercado de algodão, segundo a pesquisa BIP®️ Algodão da Spark. A empresa possui parceria comercial e cooperação técnica com as principais companhias multinacionais do segmento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Híbridos de milho: alto potencial produtivo e resistências

As opções no mercado, a adaptação e a resistência às pragas.

ADAMA lança campanha #BomDeAlgodão

Companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, a ADAMA (leia-se ADAMÁ) lança campanha voltada ao algodão e aos profissionais de sua cadeia produtiva.

Avicta Completo: sementes mais fortes e lavouras longe de nematoides

Mapeamento inédito nas lavouras brasileiras mostra que quase 600 municípios produtores de algodão, soja e milho sofrem com a infestação de nematoides   Os resultados de...

Milho 2ª safra apresenta bom desenvolvimento, BMA da Conab

Confira as análises do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!