27.7 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Tomate pera amarelo e seus diferenciais

Tomate pera amarelo e seus diferenciais

Paula Almeida NascimentoEngenheira agrônoma e doutoranda em Agronomia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)paula.alna@yahoo.com.br

Tomate amarelo – Foto: Shutterstock

O tomate pera amarelo possui frutos de tamanho 35 x 25 mm e no formato de pequenas peras. O sabor é suave e doce e fica ótimo, tanto fresco, em conserva ou cozido. A planta oferece boa produtividade e cerca de 80 dias após a semeadura já é possível fazer a colheita. Os tomates são doces, saborosos e aromáticos, com o formato de uma pequena pera, considerada uma variedade exótica.

Desta forma, os frutos do tomateiro são muito cultivados mundialmente, havendo milhares de cultivares que variam na forma, tamanho, cor e sabor. Assim, o tomate apresenta várias variedades e é uma hortaliça rica em licopeno, um tipo de carotenoide que age como um potente antioxidante.

O licopeno é considerado um grande protetor contra doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares e contra o câncer de próstata.

Além disso, o tomate é baixíssimo em calorias, oferece um bom teor de fibras e água, ajudando os intestinos a funcionarem melhor e o corpo a se manter hidratado, e tem minerais como cálcio e fósforo, fundamentais para a manutenção da saúde óssea, além de uma boa quantidade de potássio, que favorece os hipertensos e praticantes de atividades físicas.

Em termos de vitaminas, os tomates também oferecem vitamina C, mais um antioxidante antienvelhecimento e protetor do sistema imune, além de carotenoides, que favorecem a visão e a pele. Também possuem vitaminas A e K, potássio, fibras e antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, como o betacaroteno, responsável pela sua cor amarela.

Características

As flores, assim como os frutos, também são pequenas, mas surgem em grande quantidade. Essa é uma variedade muito produtiva e também bastante resistente a pragas e doenças.

O tomateiro é uma solanácea herbácea com caule flexível e incapaz de suportar o peso das frutas e se manter na posição vertical. Apesar dos frutos pequenos, a planta tem porte médio a grande e pode atingir por volta de 1,80 m de altura.

Para cultivar essa planta é necessário manter um bom suporte ao longo do crescimento, já que ela cresce bastante verticalmente e também fica muito ramificada. Se não houver suporte, os galhos podem quebrar facilmente com o vento.

Se cultivados nas condições adequadas, levam de cinco a 21 dias para germinar, crescem rápido e frutificam em pouco tempo, por volta de quatro a sete meses após o plantio. A flor do tomateiro é hermafrodita e a polinização é por auto-fecundação, embora possa ocorrer uma taxa de cruzamento natural.

O fruto é carnoso, com dois ou mais lóculos. As sementes são reniformes pequenas, com pelos bem curtos. Além disso, o tomateiro pera amarelo é bem bonito, trazendo uma cor diferenciada ao prato, com seus frutos amarelos.

O cultivo

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Revistas Hortifrúti Tomate pera amarelo e seus diferenciais