21 C
Uberlândia
sábado, julho 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiTomate sem semente já é realidade

Tomate sem semente já é realidade

Pesquisa identifica molécula que permite frutificação de tomates sem sementes e sem alterações morfológicas

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

O comportamento do consumidor tem pautado decisões nos mais diversos setores econômicos, entre eles a agroindústria. Diante da premissa de atender necessidades e desejos de uma sociedade cada vez mais segmentada, novos produtos são lançados explorando aspectos sensoriais. No caso dos alimentos, a palatabilidade, aliada ao modo de vida que privilegia saúde e bem-estar, tem direcionado investimentos em tecnologia e o foco de cientistas.

Um estudo desenvolvido na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) promete chamar a atenção de consumidores e da agroindústria. No Laboratório de Genética Molecular e Desenvolvimento de Plantas, um grupo de pesquisadores produziu algo que nem a dona de casa, nem a maioria da comunidade científica poderia imaginar: tomate sem sementes.

Segundo o pós-doc Eder Marques Silva, a transição da etapa de florescimento para a formação do fruto, processo chamado de frutificação, é essencial para assegurar o sucesso reprodutivo das angiospermas. No entanto, embora alguns estudos tenham descrito a importância de hormônios vegetais, como a auxina e a giberelina, substâncias que controlam vários aspectos do desenvolvimento vegetal, inclusive a formação do fruto depois da polinização, a importância de outras moléculas que regulam tal processo ainda é pouco compreendida.

Com orientação do professor Fabio Tebaldi Silveira Nogueira, do Departamento de Ciências Biológicas, o trabalho demonstrou como o microRNA159, que é um pequeno RNAs regulatório, é importante para a formação do fruto. “Utilizamos tomateiro como organismo modelo para explorar o papel desse pequeno RNA durante a formação do fruto“, comenta Silva.

Na prática, os pesquisadores demonstraram que, quando o microRNA159 está induzido, a planta deixa de necessitar da etapa de fertilização para gerar o fruto. “Em geral, quando a flor não é polinizada, ela não é fisiologicamente apta a gerar o fruto. Nosso trabalho demonstrou que quando o microRNA159 é induzido, a planta de tomateiro é capaz de frutificar mesmo quando não é polinizada. Assim, ela produz frutos sem sementes conhecidos como frutos partenocárpicos“.

Frutificação x fertilização

Para o professor Fabio Nogueira, a desvinculação do processo de frutificação e fertilização para a geração de frutos pode facilitar tanto a produção, processamento como o consumo do tomateiro.

E o mais importante, os frutos gerados pela indução do microRNA159 não possuem alterações morfológicas, o que pode torna-lo ainda mais atrativo para o consumo. “Nossa descoberta pode ser posteriormente utilizada para gerar frutos sem sementes em outras culturas ou espécies com o intuito de facilitar a palatabilidade e digestibilidade, bem como o processamento de frutos contidos em alimentos processados“, conclui o docente.

O estudo foi publicado na prestigiada revista “The Plant Journal” e pode ser acessado, na íntegra, no endereço https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28715118

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Redes neurais artificiais na mensuração de florestas plantadas

Gustavo Antonio Ruffeil Alves Doutor, coordenador do Grupo de Pesquisa Estudos em Manejo de Doenças de Plantas Tropicais e professor da Universidade Federal Rural da...

Tipos de colheita florestal

Gustavo Pereira Castro Engenheiroflorestal e consultor de colheita e estradas florestais da Malinovski gustavo@malinovski.com.br De acordo com os números mais recentes divulgados pela Ibá (2016), a área...

Como ressaltar a cor vermelha em frutos de maçã?

Cristhian Leonardo Fenili Engenheiro agrônomo, mestrando em Produção Vegetal (UDESC) cristhianfenili@hotmail.com Para o aumento da cor vermelha dos frutos de maçã, fatores ambientais são essenciais, como luz...

Controle de antracnose em sementes de pimentão

Uma das hortaliças mais apreciadas pelos brasileiros, o pimentão é também um dos campeões na lista de produtos com maior quantidade de agrotóxicos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!