26.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 21, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosTomaticultura brasileira: uso estratégico de tratores no campo

Tomaticultura brasileira: uso estratégico de tratores no campo

Tratores Agritech impulsionam modernização das lavouras agrícolas, oferecendo economia, eficiência e sustentabilidade.

A mecanização agrícola tem sido um fator determinante para o crescimento da produção de tomate no Brasil. Em 2024, o setor registrou um avanço significativo, alcançando 4,7 milhões de toneladas, um aumento de 19,2% em relação a 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A modernização das lavouras tem sido impulsionada pelo uso de equipamentos como os tratores da Agritech, que oferecem soluções eficientes e sustentáveis para pequenos e médios produtores.

Máquinas eficientes

A Agritech, pioneira na indústria brasileira ao fabricar linhas de tratores, microtratores e implementos agrícolas voltadas para a agricultura familiar, tem desempenhado um papel essencial nesse avanço, fornecendo máquinas projetadas para melhorar a produtividade e reduzir custos operacionais.

“A mecanização é indispensável para garantir eficiência no cultivo de hortaliças, como o tomate. Com nossos tratores, os produtores conseguem executar tarefas como preparo do solo, semeadura e adubação com mais precisão e economia”, destaca Cesar Roberto Guimarães de Oliveira, gerente de Vendas e Marketing da Agritech.

Modelos mais utilizados

Entre os modelos mais utilizados na lavoura, Oliveira destaca o AGT-75 Cultivo Cabinado, que conta com motor Perkins de 4 cilindros aspirado – MAR I e 75 cv de potência. O trator possui transmissão de 24 velocidades à frente e 24 à ré com reversor, permitindo maior controle operacional e redução no consumo de combustível.

Outro modelo, projetado também para atender produtores de tomate, é o 1155 Super Estreito Cabinado, desenvolvido para proporcionar mais conforto e segurança ao operador. Com motor de 42 cv, cabine com ar-condicionado de 11.800 BTU/hr e levante hidráulico de 1.500 kg, ele é ideal para áreas que exigem máquinas compactas e de alta performance.

Os tratores da Agritech também se destacam pela sustentabilidade. Todos os modelos são compatíveis com biodiesel B10, reduzindo o impacto ambiental e os custos operacionais. “Nosso compromisso é oferecer soluções tecnológicas que atendam às necessidades dos produtores e garantam eficiência, economia e respeito ao meio ambiente”, reforça Oliveira.

ARTIGOS RELACIONADOS

Uso do sensoriamento remoto na produção de tomate

Luana Keslley Nascimento Casais Graduanda em Agronomia - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - campus Paragominas luana.casais@gmail.com Jade Cristynne Franco Bezerra jadefranco9@gmail.com Ernandes Macedo da Cunha...

Mercado de hortifrúti: aumento de 33% em faturamento em cinco anos

Mecanização se torna essencial nesse cenário de HF.

Trichoderma no controle de fungos de solo na tomaticultura

Carlos Antonio dos Santos Engenheiro agrônomo e mestrando em Fitotecnia na UFRRJ carlosantoniods@ufrrj.br Margarida Goréte Ferreira do Carmo Engenheira Agrônoma, doutora em Fitopatologia e professora na UFRRJ gorete@ufrrj.br   As doenças...

Enxertia de plantas juvenis no Brasil, é uma tendência?

Autor Ernesto Naoki Abuno Engenheiro agrônomo e diretor técnico da Nativo Agrícola Ltda A enxertia é uma das técnicas agrícolas mais antigas que se conhece....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!