14.3 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosFlorestasTransportadoras de madeira e celulose: Novo sistema de monitoramento

Transportadoras de madeira e celulose: Novo sistema de monitoramento

Crédito Veracel

O transporte de cargas pesadas requer uma responsabilidade redobrada, tanto das prestadoras deste tipo de serviço quanto das empresas que o contratam. Para garantir que os motoristas estejam seguros ao dirigir e não corram riscos de acidentes, 100 carretas que transportam diariamente as toras de eucalipto e fardos de celulose da Veracel passam a trafegar pelas rodovias do Sul da Bahia com um novo sistema de monitoramento de frotas.

A solução, implantada pelas transportadoras JSL e Expresso Nepomuceno, vai além de um GPS para rastrear a localização dos veículos em tempo real.

De acordo com Thiago Petine, coordenador de logística de madeira da Verace, o antigo sistema de monitoramento dos veículos gerava dados com foco em velocidade, freadas bruscas e formação de comboio. A solução atual possui mais tecnologia e tem como foco o motorista e sua forma de condução, além das funções já disponíveis anteriormente.

Prevenção de acidentes

O novo equipamento trabalha com o reconhecimento facial, faz registros de imagens e vídeos do motorista durante as viagens usando uma câmera especial que monitora seu comportamento em situações que podem provocar acidentes de trânsito.

Movimentação de olhos, boca e mãos são microeventos que dão suporte para uma ação preventiva. Por exemplo, piscadas de olhos e bocejos repetitivos em um espaço muito curto de tempo são identificados pelo sistema, que emite um alerta para a central de monitoramento que funciona 24/7. A central entra em contato imediato com o motorista para orientá-lo ou solicitar sua atenção.

ARTIGOS RELACIONADOS

Coopercitrus adere a iniciativa Floresta Viva

A Coopercitrus - Cooperativa de Produtores Rurais, assinou o acordo de parceria para participar da ...

Doenças em viveiros: Preocupação de produtores de eucalipto e seringueira

As principais doenças de viveiros de mudas são o oídio (Erysiphe) (eucalipto clonado), a mancha foliar de Cylindrocladium pteridis e outras espécies como: Cylindrocladium candelabrum, C. ilicicola, C. parasiticum, e C. quinqueseptatum.. Eucaliptus urophylla, E. citriodora, E. cloeziana e E. grandis (algumas procedências) as mais suscetíveis. Existem outras espécies associadas aos principais gêneros e espécies de eucalipto e também mogno.

Veracel e Suzano: Parceria no maior monitoramento de fauna e flora

Em ação inédita, as empresas do setor de celulose e papel Veracel e Suzano se juntam para realizar uma nova abordagem de monitoramento de biodiversidade territorial,...

Qual o clone de eucalipto ideal?

AutoresFabiana Prieto Castanho fabianacastanho26@gmail.com Diego Munhoz Gomes diegomgomes77@gmail.com Graduandos em Engenharia Florestal - UNESP/FCA Roque de Carvalho Dias Engenheiro agrônomo, mestre em Proteção de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!