27.7 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Destaques Tratamento Acadian no sulco de plantio

Tratamento Acadian no sulco de plantio

Crédito Shutterstock

Lucas Vasques
Engenheiro agrônomo – Acadian do Brasil

A empresa canadense Acadian Seaplants líder mundial em pesquisas, cultivo, colheita e extração de algas marinhas, sediada na cidade Darmouth no estado da Nova Scotia tem contribuído muito com sua tecnologia na qualidade e produção agrícola. Com o atual cenário da globalização, incrementos nos redimentos e redução dos riscos são necessários para à competitividade.  

O aumento de eficiência no uso de recursos e de insumos, a melhora qualitativa dos produtos agrícolas e a preservação de recursos naturais são desafios na agricultura moderna. Ferramentas que venham auxiliar a tomada de decisões são fundamentais para superar esses desafios e obter produtos competitivos e ambientalmente sustentáveis.

O departamento de agricultura Acadian Plant Health tem como objetivo expandir o beneficio dos produtos da companhia para soluções sustentáveis e integradas na agricultura moderna com seus produtos a base de extrato de algas marinhas Ascophyllum nodosum. Espécie que se desenvolve nas regiões do Atlântico Norte em zonas de variação da maré, onde está submetida a extremas variações climáticas sob temperaturas que no verão podem chegar a 35°C e no inverno -20°C. Para sobreviver sob essas condições adversas, a Ascophyllum nodosum, produz compostos que possibilitam desenvolver-se e dominar tal ambiente. Com a tecnologia desenvolvida pela Acadian Plant Health, permite que nossos produtos aumentem os processos naturais dentro das plantas, ativando a expressão gênica e a produção de compostos ativos que estimulam o crescimento e protegem do estresse ambiental.

Extratos Acadian

Os extratos de Ascophyllum nodosum da Acadian Plant Health, são resultantes de matéria prima uniforme e 100% frescos, combinados a um manejo de colheita sustentável e processo de extração exclusiva, que proporcionam uma composição bioquímica única.

O estudo é comprovado por uma metodologia analítica precisa e com resultados consistentes, considerando a bioeficácia em laboratório e a campo (Craigie, 2011).

Os extratos Acadian são resgistrados como fertilizantes organominerais, com garantias nutricionais de potássio e carbono orgânico. O modo de aplicaçã dos extratos de algas Acadian, podem ser via pulverização foliar, fertirrigação, sulco de plantio, jato dirigido ou mesmos tratamento de sementes.

Trabalhos realizados com aplicação no sulco de plantio nas culturas do feijão, soja e milho

Trabalhos em campo desenvolvidos por parceiros, centros de pesquisa experimental, produtores junto a equipe da Acadian do Brasil tem demonstrado ótimos resultados em ganho de produtividade e qualidade. Podendo ser observado melhor enraizamento, maior nodulação, germinação mais uniforme, vigor, maior pegamento de flor, e melhor enchimento de grãos.

Pesquisa

Em um experimento conduzido pela Estação de Pesquisa Terra Gerais Experimental, localizada no Sítio Campo Limpo, no município de Lavras-MG 21°14’45,9308’’de latitude sul, 44°57’40,7886’’de longitude oeste e 934 m de altitude.

Figura 1. Arranque e vigor de plantas e nodulação aos 30 dias após o plantio em função do manejo nutricional.

Gráfico 1. Média de grãos por vagem.

Figura 2. Número de grãos por vagens.

Gráfico 2. Produtividade.

O manejo ACADIAN 1 com uma aplicação no sulco de plantio de 0,2 L ha-1 mais duas aplicações foliares de 1,0 L ha-1 propiciou maior índice de produtividade, com rendimento de aproximadamente 6 sc/ha a mais em relação ao tratamento CONTROLE (gráfico 2), seguido do tratamento  ACADIAN 2 com uma aplicação no sulco de plantio de 0,2 L/ha mais uma aplicação foliar de 1,0 L/ha com incremento produtivo de aproximadamente 3 sc/ha.

Campos Demonstrativos

Trabalho realizado na cultura da soja em Cavaco MG, onde utilizamos nosso tratamento Acadian no sulco de plantio na dose de 0,5L/ha.

Figura 3. Na área com tratamento de 0,5L/ha de Acadian no sulco de plantio obtivemos um melhor desenvolvimento inicial e uma melhor arquitetura de planta com isso um fechamento mais rápido das entre linhas.

Gráfico 3. No tratamento Acadian obtivemos um incremento de produtividade de 5 sc/ha em relação ao tratamento controle.

Trabalho realizado na cultura do milho safrinha em Itapetininga SP, onde utilizamos nosso tratamento Acadian 1 (sulco de plantio de 0,5L/ha + TS 3ml/kg) comparado ao tratamento Acadian 2 (TS 3ml/kg).

Figura 4. Observamos um maior enraizamento e desenvolvimento na cultura do milho com o tratamento Acadian 1 (esquerda) comparado com o tratamento Acadian 2 (direita).

Figura 5. No tratamento Acadian 1 pudemos observar um maior número de fileiras e enchimento de espiga comparado ao tratamento Acadian 2

Gráfico 4. No tratamento Acadian 1 onde além do TS foi realizado uma aplicação no sulco de plantio  obtivemos um incremento de produtividade de 10 sc/ha comparado ao tratamento Acadian 2 onde utilizamos apenas o TS.

Conclusão

O Programa Acadian é agronomicamente eficiente e viável para diversas culturas proporcionando consideraveis ganhos de produtividade como nos mostram os trabalhos realizados em campos demonstrativos e centros de pesquisas apresentados. Também pudemos observar que os ganhos de produtividade do tratamento Acadian no sulco de plantio se deram devido a diversos benificios como; melhor enraizamento, nodulação, arquitetura de planta, número de grãos, sanidade e vigor.

Inicio Destaques Tratamento Acadian no sulco de plantio