22.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosTratamento de sementes industrial

Tratamento de sementes industrial

Além dos benefícios de proteção contra doenças e pragas, o tratamento de sementes industrial também pode melhorar a uniformidade da emergência das plântulas, promover um estabelecimento mais rápido e fornecer um ambiente favorável para o desenvolvimento inicial das plantas.

O tratamento de sementes industrial é um processo no qual as sementes são revestidas ou tratadas com produtos químicos para melhorar sua qualidade, proteção e desempenho durante o plantio e crescimento das plantas.

Esse tratamento é comumente utilizado na agricultura para aumentar a produtividade das culturas e protegê-las contra doenças, pragas e outros fatores adversos.

Crédito: Shutterstock

Tipos de tratamentos

Existem diferentes tipos de tratamentos de sementes que podem ser aplicados de acordo com as necessidades específicas de cada cultura e região. Alguns dos tratamentos mais comuns incluem:

Tratamento fungicida: as sementes podem ser tratadas com fungicidas para protegê-las contra doenças fúngicas, como mofos, ferrugens e podridões radiculares. Esses fungicidas ajudam a prevenir a toxicidade e melhoram a germinação das sementes.

Tratamento inseticida: sementes tratadas com inseticidas são protegidas contra pragas que atacam como plântulas, como besouros, larvas e pulgões. Esses inseticidas podem ser aplicados para controlar pragas específicas e reduzir danos iniciais às plantas.

Tratamento de proteção de culturas: além de fungicidas e inseticidas, as sementes também podem ser tratadas com produtos que conferem proteção adicional contra doenças e pragas, como nematoides, ácaros e vírus. Esses tratamentos ajudam a minimizar o risco de perdas na produção agrícola.

Prevenção

O tratamento industrial de sementes É uma das boas práticas agronômicas que deve ser adotada como um meio de prevenção desses ataques nas fases iniciais da lavoura. A técnica potencializa a genética da semente, contribuindo para a preservação da biotecnologia no campo.

Benefícios do tratamento de sementes

Os benefícios da adesão dos produtos são relativos à uniformidade na cobertura e aderência às sementes, além da utilização da dose correta, evitando sub ou superdosagem. Cristiane Deuner, supervisora de certificação da Fundação Pró-Sementes, explica que isso ocorre em função do uso de máquinas com tecnologia avançada que distribuem e misturam os produtos às sementes de forma uniforme e com fluidez durante o tratamento.

“Por ser um processo realizado em uma máquina projetada para tal, com alta tecnologia, as sementes não sofrem impacto excessivo, o que poderia causar danos mecânicos. Também evita que pessoas sem a devida qualificação manuseiem as sementes, que poderiam ocasionar impactos nas mesmas”, esclarece.

Além dos benefícios de proteção contra doenças e pragas, o tratamento de sementes industrial também pode melhorar a uniformidade da emergência das plântulas, promover um estabelecimento mais rápido e fornecer um ambiente favorável para o desenvolvimento inicial das plantas. Isso pode resultar em maior produtividade e qualidade das culturas.

Equipamentos de alta tecnologia

No tratamento de sementes, são utilizadas máquinas computadorizadas de alta tecnologia, que operam por batelada ou fluxo contínuo. Cristiane Deuner informa que o tratamento protege as sementes e as plantas nos seus estágios iniciais de desenvolvimento, permitindo que elas expressem todo o seu potencial fisiológico e auxiliando no estabelecimento uniforme do estande.

“Isso porque as sementes estarão protegidas de possíveis patógenos que possam afetá-las logo no início do desenvolvimento da nova planta, mesmo em condições adversas. Além disso, por reduzir o impacto durante o tratamento, evita danos mecânicos que podem ocasionar problemas na germinação das sementes”, detalha.

Também é possível obter proteção do potencial genético da cultivar que possua alguma resistência a determinado patógeno, tendo em vista que o tratamento com alguns produtos ajuda a não penetração do mesmo. Sem contar que os produtos utilizados são testados previamente pelas empresas para avaliar a eficiência e efeito sobre as sementes.

Potencial das sementes otimizado

O tratamento de sementes industriais contribui para a uniformidade das plantas, ao passo que permite que todas as sementes expressem seu potencial e consigam se estabelecer de forma condizente com seu vigor, estando as plantas protegidas no seu estágio inicial.

“A soja transmite vários patógenos por meio das suas sementes e com o tratamento é possível controlá-los, e até mesmo reduzir a chance da sua introdução em áreas isentas. Como o tratamento industrial também permite um bom e uniforme desenvolvimento inicial, as plantas ficam menos suscetíveis ao surgimento de doenças”, pontua Cristiane Deuner.

É importante ressaltar que o tratamento de sementes industriais deve ser realizado por profissionais habilitados e seguindo as diretrizes e regulamentações locais. Também é fundamental que os produtores rurais estejam familiarizados com os produtos químicos utilizados nos tratamentos e sigam as orientações de segurança e manejo adequado desses produtos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cultivo orgânico de tomates

O tomate está entre as hortaliças de maior importância mundial. Características como ....

Insumos como sementes são destaque na AgroBrasília 2022

Insumos, em especial sementes, são destaque na AgroBrasília e representam cerca de 30% do seu faturamento total.

Revolução digital na produção de sementes

São vários os setores da sociedade, como indústria, educação, saúde, neurociência, lazer entre outros,

Corteva Agriscience participa da Expodireto Cotrijal

Durante o evento, a companhia também promove o Programa de Aplicação Responsável (PAR) em seu estande, com orientações para o público sobre aplicação correta de defensivos e boas práticas agrícolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!