25.9 C
Uberlândia
terça-feira, julho 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosTratamento de sementes: inovações e benefícios para a agricultura

Tratamento de sementes: inovações e benefícios para a agricultura

Mariana Thereza Rodrigues Viana
Engenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
marianatrv@gmail.com
Harianna Paula Alves de Azevedo
Doutora em Fitotecnia – UFLA e professora – Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais (FACICA)
harianna_tp@hotmail.com

O tratamento de sementes oferece uma série de benefícios para a proteção inicial das culturas. Por meio da aplicação de inseticidas, fungicidas e outros produtos químicos as sementes são protegidas contra doenças, auxiliando na redução das perdas nas fases iniciais de crescimento das plantas.

Promovem a melhoria na germinação, proporcionando uma germinação rápida e uniforme, além de estimular o crescimento inicial das raízes e plântulas, tornando seu estabelecimento mais vigoroso.

Alguns tratamentos de sementes podem conferir também resistência às plantas contra condições ambientais adversas, como por exemplo, temperaturas extremas, seca e excesso de umidade do solo.

Reduz, também, a competição com plantas daninhas, pois alguns tratamentos de sementes podem incluir herbicidas, que ajudam a controlar o crescimento de plantas daninhas que vão competir com a cultura.

Outro benefício importante do tratamento de sementes é que ele proporciona ao produtor uma maneira eficiente de aplicar produtos de proteção diretamente nas sementes, economizando tempo e mão de obra, quando comparados com métodos de aplicação foliar ou em solo em campo após o plantio.

O que há de novo?

As inovações tecnológicas nas máquinas de tratamento de sementes têm proporcionado melhorias na eficácia desse processo, sendo capazes de aplicar produtos de proteção de forma precisa e uniforme, garantindo uma cobertura adequada e evitando desperdícios.

Essas máquinas podem ser programadas para aplicar diferentes produtos, de acordo com o estágio de crescimento da cultura ou condições de solo, tornando os tratamentos personalizados para cada situação.

Algumas máquinas são projetadas para integrar várias etapas do processo de tratamento, como limpeza, secagem, aplicação de produtos e revestimento de sementes, simplificando o fluxo de trabalho e aumentando a eficiência operacional.

As tecnologias desempenhadas pelos equipamentos de aplicação de tratamento de sementes conseguem monitorar e controlar o processo de forma automatizada, permitindo que os operadores das máquinas acompanhem de perto a aplicação, ajustando as configurações de acordo com as necessidades das sementes.

Eficiência

Essas tecnologias estão sendo projetadas para lidar com uma ampla variedade de produtos disponíveis no mercado, incluindo formulações que oferecem benefícios adicionais, como proteção contra estresses abióticos, promoção do crescimento das raízes e bioestimulação.

A capacidade de aplicar esses produtos de forma eficaz contribui para a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis e produtivas. Além disso, os sensores encontrados nessas máquinas podem controlar de forma avançada os processos, detectando e corrigindo automaticamente possíveis problemas, aumentando assim a confiabilidade e precisão das operações.

Ponto de equilíbrio

As máquinas são equipadas com sistemas de dosagens precisos que controlam a quantidade exata de produto a ser aplicado em cada lote de sementes. Possuem, também, bicos atomizadores ou sistemas de pulverização a vácuo que permitem a correta aplicação, mesmo em condições de alta velocidade ou vento.

São capazes de misturar os produtos que apresentam densidades e viscosidades diferentes de forma eficiente. Além disso, possuem um sistema de transporte e distribuição controlados.

Alguns desses equipamentos modernos têm sistema de monitoramento em tempo real, permitindo que ajustes imediatos sejam feitos. Essas técnicas garantem uma aplicação homogênea e uniforme dos produtos, evitando a sub ou superdosagem, que podem comprometer a eficácia do tratamento.

Cuidados

Os produtores devem tomar alguns cuidados essenciais para garantir a segurança e eficácia das aplicações, de acordo com as regulamentações ambientais, como atentar-se ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, como luvas, óculos e máscaras na hora do manuseio dos produtos e da aplicação.

Além disso, é importante seguir as instruções de segurança fornecidas pelos fabricantes das máquinas e a bula dos produtos. As máquinas devem passar por manutenção regular, garantindo o bom funcionamento.

Os produtos a serem aplicados devem estar dentro do prazo de validade e ser armazenados em locais adequados, longe do alcance de crianças e animais, evitando exposição a temperaturas extremas.

Tratamento de sementes

O tratamento de sementes contribui para preservar o vigor das sementes durante o armazenamento e o plantio protegendo contra os patógenos que podem causar deterioração das sementes, promovem o estabelecimento inicial das plantas além de conferir resistência a estresses abióticos.

Nem todo tratamento de sementes é igual. Existem diferenças significativas entre eles, principalmente nos ingredientes ativos, formulações e métodos de aplicação. Cada tratamento visa atender uma necessidade específica, dentre elas a proteção contra doenças, pragas e estresses ambientais.

Os tratamentos de sementes podem conter ingredientes ativos, como fungicidas, inseticidas, herbicidas, bioestimulantes, nutrientes e inoculantes biológicos, que podem estar associados ou isolados.

Podem ser formulações líquidas, em pó, suspensões concentradas, dispersões ou revestimentos, sendo que cada formulação tem sua vantagem. A suspensão, por exemplo, pode permitir uma aplicação mais uniforme.

Diferentes métodos de tratamento de sementes são empregados atualmente, incluindo o tratamento a seco e úmido, revestimento de película e tratamento de linha, sendo que cada método de aplicação tem vantagens e desvantagens em termos de eficácia, custo e praticidade.

O tempo que o tratamento vai atuar nas sementes também pode ser diferente, como por exemplo, alguns fungicidas de tratamento de sementes são formulados para proteger as sementes e as plântulas contra doenças do solo, enquanto outros são projetados para controlar doenças foliares durante seu crescimento.

A escolha do tratamento adequado depende das necessidades específicas de cada situação agrícola, das culturas a serem plantadas e das condições ambientais locais.

Crédito: Shutterstock

A difícil decisão

Os produtores enfrentam uma série de preocupações e desafios ao realizar o tratamento de sementes. A escolha do tratamento de sementes adequado para as necessidades específicas de cada cultura e situação pode ser um desafio, já que é preciso considerar fatores como tipos de pragas e doenças presentes na região, condições ambientais do local de plantio e as características das sementes que serão plantadas.

Além disso, é importante garantir que o tratamento seja aplicado de maneira eficiente. Para isso, é necessário o correto manuseio dos produtos químicos, bem como a manutenção regular das máquinas utilizadas no tratamento.

Algumas dúvidas mais comuns dos produtores em relação ao uso do tratamento de sementes incluem saber o mais adequado para a cultura que se quer plantar, o momento ideal para sua realização e se existe algum dano em relação ao seu uso.

Essas dúvidas podem ser esclarecidas por meio de consultas a engenheiros agrônomos, que podem fornecer orientação com base nas condições locais e nas melhores práticas agrícolas a serem utilizadas.

Além disso, para a escolha do melhor tratamento de sementes deve-se levar em consideração as condições climáticas do local, o cronograma de plantio para adequar à época de aplicação e o estágio de desenvolvimento das sementes.

Expectativas

Os benefícios esperados em termos de aumento da produtividade e redução das perdas em relação aos custos associados ao tratamento de sementes devem ser avaliados cuidadosamente para determinar a viabilidade econômica do seu uso, visto que o tratamento de sementes pode adicionar custos significativos às operações agrícolas, incluindo equipamentos, mão de obra e treinamento.

Uma abordagem cuidadosa e consciente, juntamente com o uso de tecnologias e práticas adequadas, pode ajudar a mitigar esses desafios e garantir o sucesso do processo de tratamento de sementes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Batata: desafios fitossanitários e manejo sustentável

A UPL, uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do Brasil, lançou o livro digital ...

Danos mecânicos durante o tratamento de sementes

Danos mecânicos durante o tratamento de sementes podem prejudicar a germinação e o desenvolvimento das plantas.

Seleção de sementes para tomates estaqueados: chave para o sucesso

Materiais híbridos reúnem características ideais para as lavouras de tomaticultores brasileiros, como firmeza de fruto e resistência a doenças

Novas variedades de microverdes

Beterraba, salsa, rabanete, rúcula, cebola e alface em versões super nutritivas ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!