23.1 C
São Paulo
quarta-feira, janeiro 19, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Eventos Troca de conhecimento na 14ª Codornada Florestal

Troca de conhecimento na 14ª Codornada Florestal

Um dos destaques da 14ª edição da Codornada Florestal são as palestras com experts do setor de base florestal marcadas para o dia 8 de dezembro. Os seminários envolvem assuntos como inovação, tendências de mercado, logística e silvicultura e têm como proposta apresentar aos participantes um panorama completo do setor florestal. Afinal, estar munido de informações atualizadas é fundamental para uma boa tomada de decisão. 

O tema da palestra do engenheiro florestal Pablo Thiel, coordenador técnico da Combate, é o controle mecanizado de formigas cortadeiras, na qual serão abordados pontos como gestão de aplicação, geração de informação e eficiência nos resultados, além das tecnologias mais indicadas para a prática.

“Cabe ao gestor da área avaliar em quais situações o uso de cada tecnologia vai alcançar sua maior potencialidade de eficiência técnica, rendimento operacional, baixo risco laboral e ambiental e melhor custo de implantação”, comenta o especialista.

Sócio-diretor do Grupo Index, Marcelo Schimd vai debater as perspectivas do setor florestal brasileiro, na medida em que a silvicultura é um dos segmentos mais significativos da economia brasileira.

“Hoje, o Brasil possui cerca de 15% de suas áreas de plantio florestal nas mãos de investidores institucionais, com destaque à presença de empresas vinculadas a fundos de investimentos internacionais, além de outras, vinculadas a fundos nacionais. Embora o interesse desses investidores por novos negócios permaneça, nos últimos dois anos as transações que mais tiveram destaque no mercado foram aquelas conduzidas por empresas brasileiras, sobretudo do segmento de celulose”, pontua o engenheiro florestal e advogado.

Quem também participa da 14ª Codornada Florestal é o engenheiro químico Claudio Ortolan, que foi o representante brasileiro no World Forest Institute (WFI), consultor sênior na Poÿry e gerente de planejamento florestal na Klabin. No evento, Ortolan vai trazer reflexões sobre negócios e cadeia de valor florestal. Já o diretor executivo da Agrize, Igor Luduwichack da Silva abordará a proteção de cultivos de espécies florestais com aeronave remotamente pilotada, enquanto Mário Dobner Jr, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Curitibanos (SC) vai conversar com o público sobre manejo multi-produtos para maximização do retorno econômico em plantios de Pinus taeda.

As palestras da 14ª Codornada Florestal ocorrem no dia 08 de dezembro, das 13h45 às 18h. A programação completa dos seminários pode ser conferida no site: https://codornadaflorestal.com.br/.

14ª Codornada Florestal – Tradicional evento do setor madeireiro do Sul do país, a Codornada Florestal está de volta em 2021 após um ano de pausa em razão da pandemia de Covid-19. O encontro dos amigos florestais será realizada no Expocentro de Curitibanos (SC), nos dias 8 e 9 de dezembro.

A Codornada promove um grande encontro entre diversos players do setor, da cadeia produtiva envolvendo madeireiros e donos da floresta à indústria, incluindo empresas do segmento de fornecimento de equipamentos, serviços e insumos locais, nacionais e internacionais.

No primeiro dia (8 de dezembro), aberto ao público, são realizados seminários e exposições de máquinas. Já no dia seguinte (9 de dezembro), restrito a convidados, ocorre, além da exposição de máquinas, o Demo Show, onde é possível acompanhar os equipamentos em funcionamento em uma área de demonstração dinâmica. A Codornada será encerrada com o tradicional jantar para convidados, que em 2019 reuniu mais de 700 pessoas.

Além disso, o evento tem um cunho social, já que toda pessoa que comparece à feira precisa realizar a doação de dois brinquedos, um para meninas e outro para meninos. Os brinquedos arrecadados no dia 8 de dezembro serão destinados ao Natal de crianças carentes de Curitibanos (SC), enquanto os coletados no dia 9 irão para Ponte Alta do Norte (SC). A expectativa é de que mais de 8 mil itens sejam arrecadados no total.

Inicio Eventos Troca de conhecimento na 14ª Codornada Florestal